TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transtorno de Personalidade Borderline

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.334 Palavras (14 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. CARACTERÍSTICAS 1

2. DESCRIÇÃO PSIQUIÁTRICA 1

3. O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DE FREUD 3

4. O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DE MELANIE KLEIN 3

5. O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DE WINNICOTT 5

6. ANÁLISE DO FILME GAROTA, INTERROMPIDA 7

7. REFERÊNCIAS 9

1. CARACTERÍSTICAS

Os indivíduos que possuem o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) são considerados pacientes fronteiristas, pois estão na fronteira entre a neurose e a psicose. Possuem aspectos e alguns sintomas neuróticos, mas um modo de funcionar tipicamente psicótico com exceção de delírios e alucinações.

Comportam-se adequadamente em sociedade na maioria das vezes e aparentemente possuem relações estáveis, mas tendem a ter uma impulsividade maior que os indivíduos saudáveis ou neuróticos. Caracterizam-se por não terem limitações e possuírem comportamentos sem muitas restrições, chegando até a debochar da moral. Os pensamentos e sentimentos são facilmente tornados em ação, ao contrário dos neuróticos, que possuem uma trava interna dentro de si, sempre tendo uma referência fixa de como deve agir a cada instante, formatada através de suas identificações. Os pacientes Borderline estão fora dessa “fronteira” neurótica, não possuem a introjeção das figuras parentais e do superego.

Outra importante característica desses pacientes é o vazio que sentem por dentro, sentem-se como se não pertencessem a lugar nenhum, nem a relação nenhuma, é uma espécie de experiência de não ter lugar no mundo ao qual se encaixem. E pelo fato de não possuírem uma ideia interna do que são, se moldam de acordo com as pessoas a sua volta, como se fossem parte delas. Devido a isso, são pessoas fascinantes, pois se tornam o que as pessoas querem que sejam por algum tempo (tipo de atuação), e até determinada instância, depois que ocorre uma frustração, há a cisão, onde a pessoa aniquila o objeto, como se nunca tivesse conhecido, ou seja, são relações objetais frágeis, com certa tendência a impulsividade, atuação e o rompimento de vínculos.

2. DESCRIÇÃO PSIQUIÁTRICA

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é definido pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) como “um padrão invasivo de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, autoimagem e afetos e acentuada impulsividade, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos”. De acordo com o Manual o indivíduo deve conter cinco ou mais critérios dos nove descritos abaixo:

(1) esforços frenéticos para evitar um abandono real ou imaginado.

(2) um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.

(3) perturbação da identidade: instabilidade acentuada e resistente da autoimagem ou do sentimento de self.

(4) impulsividade em, pelo menos, duas áreas potencialmente prejudiciais à própria pessoa (por ex., gastos financeiros, sexo, abuso de substâncias, direção imprudente, comer compulsivamente).

(5) recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas e/ou de comportamento automutilante.

(6) instabilidade afetiva devido a uma acentuada reatividade do humor (por ex., episódios de intensa disforia, irritabilidade ou ansiedade, geralmente durando algumas horas e, raramente, mais de alguns dias).

(7) sentimentos crônicos de vazio.

(8) raiva inadequada, intensa ou dificuldade em controlá-la (por ex., demonstrações frequentes de irritação, raiva constante, lutas corporais recorrentes).

(9) ideação paranóide transitória e relacionada ao estresse ou severos sintomas dissociativos.

Na CID-10 que é organizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o tipo borderline (F60.3) está incluído no capítulo de “Transtorno de personalidade emocionalmente instável” e caracterizam-no por ter uma tendência nítida a agir de modo imprevisível sem pensar nas consequências; oscilação de humor e comportamentos impulsivos.

Logo, o TPB é um tipo de transtorno de personalidade cuja característica principal é uma grande oscilação de humor, com comportamentos marcados pela impulsividade, irritabilidade, medo do abandono e baixa autoestima.

Este transtorno não tem uma etiologia específica, mas sabe-se que pessoas do sexo feminino (75%), no início da fase adulta e com parentes que apresentam o mesmo transtorno, mostram-se mais dispostas a serem diagnosticadas com TPB. Também não há um tratamento medicamentoso para o Transtorno de Personalidade Borderline, mas em doses reduzidas, os fármacos auxiliam muito no controle da impulsividade, na moderação das reações emocionais e principalmente, para tratar os outros transtornos que podem acompanhar o TPB, como a ansiedade, os ataques de pânico e a depressão. Geralmente, os medicamentos mais utilizados são os estabilizadores de humor, os antidepressivos e os antipsicóticos.

3. O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DE FREUD

Freud não faz referência ao termo “borderline” em sua obra, porém, sua contribuição não deve ser descarta para a compreensão deste transtorno. Em seu texto “O mal-estar da civilização” de 1930, há um trecho em que fala “o conceito de narcisismo tornou possível apreender analiticamente a neurose traumática, assim como a psicose e muitas afecções vizinhas a estas” (Freud, 1930, p.85). Quando salienta que o narcisismo ajudou na compreensão não só da neurose e da psicose como também de “muitas afecções vizinhas a estas”, Freud revela que reconhece a existência de patologias que estão entre a neurose e a psicose, sendo borderline uma patologia vizinha da psicose relacionada com o narcisismo e com o desenvolvimento e conflitos na constituição do eu.

Segundo Bergeret (2006), Freud, ao introduzir o conceito de narcisismo e destacar o papel do eu ideal, fazendo a descrição da escolha anaclítica de objeto e a descoberta do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com