TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de luvas Estéreis

Por:   •  19/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

O uso de Luvas Estéreis

O uso de luvas nos serviços de assistência á saúde se deve a necessidade de proteger os profissionais e pacientes dos riscos de infecções cruzadas e contaminações com fluídos corporais potencialmente contaminados.

No entanto, o uso de luvas estéreis/luvas cirúrgicas é indicado para a realização de procedimento totalmente estéril, livre de contaminações, com a finalidade de diminuir significativamente a carga de microorganismo.

As luvas podem ser feitas de diversos tipos de materiais, entre eles estão as feitas de borracha natural e borracha sintética.

As luvas cirúrgicas passam por um Processo de Esterilização através de Raios de Gama, que consiste na exposição dos materiais á ação de curtas ondas eletromagnéticas geradas por fontes de Cobalto 60 em um ambiente especialmente preparado para este tipo de procedimento.

As luvas são embaladas devidamente e encaminhadas a um ambiente onde se encontra as fontes de Cobalto 60 que emite os raios de gama responsáveis pela quebra do DNA dos microrganismos.

 É um processo ecológico de esterilização, pois não possui emissões tóxicas ou resíduas, além de não causar impactos na qualidade do ar ou da água, penetram em embalagens e produtos de todos os formatos, inclusive formas complexas. Também é compatível com produtos termos sensíveis.

Entre os procedimentos que requer o uso de Luvas Estéreis, estão:

  •  Realização de Curativo (na ausência de Kit Curativo Estéril, proveniente da CME, contendo Pinças, Tesoura e etc.);
  • Parto Vaginal;
  • Realizar Procedimento Sondagem Vesical;
  • Realizar Aspiração Traqueal;
  • Manipulação de matérias estéreis;
  • Realizar procedimentos Cirúrgicos;

Entre outros.

O procedimento de calçar Luvas Cirúrgicas requer uma técnica correta, a fim de evitar a contaminação da luva e assegurar um procedimento totalmente estéril.

Deveremos lembrar que Luvas Cirúrgicas e luvas para procedimentos não-cirúrgicos, nacionais ou importadas, são classificadas como dispositivos médicos, e devem respeitar as normas nacionais.

Estes EPI’s devem ter o Certificado de Aprovação (CA), que é expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego16-17.  

As luvas cirúrgicas e luvas para procedimentos não cirúrgicos são designadas como "uso único" e nunca devem ser reutilizadas ou reprocessadas, logo, devem ser descartadas após cada atendimento ou procedimento.

http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/infeccao-hospitalar/bmr/doc/ih16_bmr_uso_luvas.pdf

http://www.anvisa.gov.br/boletim_tecno/boletim_tecno_Junho_2011/PDF/Luvas%20Cir%C3%BArgicas%20e%20Luvas%20de%20Procedimentos_Considera%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20o%20uso.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com