TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER MARCADA PELO GÊNERO

Por:   •  24/4/2019  •  Resenha  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER MARCADA PELO GÊNERO

        MILENE SOUSA CARVALHO

                LAILA TAIS DE MELO DA SILVA

        RAFAEL FERNANDES DE MELO

                                            [1]

RESUMO

O presente ensaio relata situações de violência de gênero na qual a mulher é vista sempre com inferioridade principalmente nas áreas profissionais prova disso é que a mulher trabalha igual ou mais que o homem sendo que remuneração é reduzida na maioria das vezes. A violência doméstica muitas vezes acontece pela relação de poder que os homens pensam ter sobre as mulheres e como essa briga é de tempos atrás as mulheres acabam se submetendo a fazer as vontades deles e são violentadas por serem consideradas o “sexo frágil”.

PALAVRAS CHAVE: violência, mulher, gênero, poder.

ABSTRACT

The present essay reports to situation of gender violence in always seen with inferjority mainly but professional áreas proof of this is that the woman Works equal or more than the man and that the remuneration is reduced in the majority of the times. Many domestic violence voices happen because of the power relationship that men think  they have about women and how this fight is from time to time women end up undergoing the wills of women. They are raped because they are considered ‘fragile sex”.

KEYWORDS: violence, woman, gender, power.

  1. INTRODUÇÃO

Não se pode negar que o caso de violência contra mulheres vem aumentando cada vez mais, no entanto acontece tão frequentemente que estão se tornando invisível a vista da sociedade. Geralmente ocorre entre pessoas próximas, pois as mesmas tende a ter um grau de intimidade maior e a violência pode acontecer em vários aspectos: físico, moral, mental etc. A mulher a cada dia torna se mais iludida e sem forças para lutar contra aquela situação de armadilha destrutiva de sentimentos, mal tratos, humilhações, na qual é refém de si e do parceiro, sendo assim esquece de se amar e coloca ele em primeiro lugar.

 Quando violência começa a mulher vai perdendo o livre arbítrio de suas próprias escolhas sem perceber, em vez que ela entende o que está acontecendo e procura inverter a situação, a mesma já está complexa, haja visto que, ela está completamente limitada as vontades e desejos dele pois, a muito tempo trata-a como objeto de seus desejos e nada mais. Ela encontrar-se em plena posição sofrimento profundo, pois há todo tipo de maus tratos principalmente o psicológico. Mais mesmo o agressor tendo tantos defeitos ela não consegue abandonar a situação, pensa que se submetendo a fazer o que ele quiser pode recuperar ou mudar aquilo quando na verdade nunca vai mudar, porque para o homem já não há mais respeito em relação a eles dois.

Toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de um membro da família. Pode ser cometida dentro e fora de casa, por qualquer integrante da família que esteja em relação de poder com a pessoa agredida. Inclui-se também as pessoas que estão exercendo a função de pai ou mãe, mesmo sem laços de sangue. A maioria das violências praticada contra a mulher está relacionado com a violência de gênero já que se relaciona a subordinação da mulher na sociedade e na vista masculina, que se constituem em casos de agressão físicas, sexuais, psicológicas, morais entre outras. Revelando a desigualdade de poder entre homens e mulheres, sobretudo nas relações domésticas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Em alguns casos o processo de sedução, paixão e carinhos na maioria pesado é também um preparo do psicológico para a submissão uma vez que a mulher é desestruturada e perde a confiança em si drasticamente por meio de pequenos atos e gestos violentos que o “companheiro“ pratica diariamente com ela haja vista que, está vedada  devido encontrar-se em um estado de plena ilusão por ele quando na verdade  nada daquilo é correspondido  por ele em relação a ela,  quando  essa analisar a situação na qual todos tentaram avisar inclusive ele com  pequenas atitudes e deslizes ela ver realmente que perdeu uma parte preciosa de sua vida pois, o tempo não espera por ninguém.

[...] uma realização determinada das relações de forças tanto em termos de classes sociais quanto em termos interpessoais... em lugar de tomarmos a violência como violação e transgressão de normas, regras etc. preferíamos considera-las sobre dois outros ângulos. Em primeiro lugar, com conversão de uma diferença e de uma assimetria numa relação hierárquica de desigualdade, com fins de dominação, de exploração e opressão. Isto é a conversão dos diferentes e desiguais e a desigualdade em relação de superior e inferior. Em segundo lugar como ação que trata a um ser humano não como sujeito, mas como uma coisa. Esta é caracterizada inercia, pela passividade e pelo silencio. De modo que, quando a atividade e fala outro são impedidos ou anulados, há violência. (Marilena Chauí, 1995).

Observa-se que de acordo com a autora a relação de dominação é uma violência de poder, pois essa é uma mensagem que codifica a qual o agressor julga ser o certo. No entanto as mulheres não devem aceitar esse tipo de comportamento que não são proporcionais a elas, quando o agressor começa a demostrar os sinais geralmente elas não percebem no início e acabam relevando ao momento haja visto que tal atitude se torna rotineiro.

Desde do princípio a sociedade feminina é vista e tida submissa e prova disso encontra-se nas heranças patriarcais que ainda prevalecem nos dias atuais além do mais, afirmam que com políticas públicas à transformação desse conceito pode achegar-se a uma sociedade homogenia e um respeito maior entre homens e mulheres, por meio dessas transformações foi que surgi atual Lei Maria da Penha como consequência para  o agressor de mulheres, tal lei que as defendem da violência doméstica e familiar, partir da Lei Maria da Penha o agressor pode ser preso em flagrante ou ter a prisão preventiva decretada, será afastado do lar, e ainda o juiz pode obriga-lo a participar de programas de recuperação e reeducação.

Depois da criação da referida Lei. 16 2.7 Feminicídio e a violência contra a mulher, o Feminicídio significa a morte de mulheres, por questões de gênero unicamente por serem mulheres, porém, o crime é caracterizado por haver violência ou abuso sexual. Entretanto existe uma cultura machista que classifica o corpo da mulher, no qual o homem acha que tem direitos sobre ela, observando os números elevados de agressões e mortes de mulheres dentro ou fora de casa, causados pelos seus próprios companheiros e por desconhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com