TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Contra Adolescente

Por:   •  28/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

DADOS DO(A) ALUNO(A):

NOME: Willames Barbosa Costa

MATRÍCULA: 01377824

CURSO: Enfermagem

POLO: Uninassau Petrolina

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Rubiane Gouveia

Violência contra adolescentes

A violência contra adolescentes é um problema grave e social, visto que a maioria dos casos ocorrem em áreas pobres, assim como no ambiente familiar. A violência contra esses menores vem se tornando cada vez maior, e é exatamente por esse motivo que é fundamental a atenção por parte de instituições sociais ser vigorada. 

Nesse sentindo, existe a violência sexual que é a submissão de criança ou o adolescente, com ou sem consentimento, a atos sexuais com a finalidade de estimular-se ou satisfazer-se, impondo-se pela força, pela ameaça, com palavras ou com a oferta financeira, favores ou presentes, independente do valor e natureza, podendo até ser um prato de comida. Nessa perspectiva, também inclui a violência doméstica, casos de agressões contra esses menores, praticadas pelos próprios pais. Em alguns casos, essas agressões acabam em morte, e por se tratar de atos bárbaros que ferem a integridade de menores, a sociedade tem a cultura de que a educação deve ter auxílio da punição violenta, com a ideia de que a correção é mais rápida. Outro caso, também, são as situações desagradáveis em ambientes escolares, devido a persistência de "brincadeiras" de cunho amoral, ou em outras palavras, o bullying. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de agredir e humilhar a vítima.

Em consequência a esses maus tratos os adolescentes adquirem vários problemas que podem ser vistos logo de início ou futuramente. Obtendo consequências com chances de se tornarem usuários de drogas e álcool, como uma forma de “esquecer” tudo que passou, se tornando dependente desses vícios, entrando em um modo difícil de reverter.

A Secretaria de Direitos Humanos deve acolher crianças e adolescentes em situação de risco, proporcionando a oportunidade de viver sem abusos e em ambiente saudável para eles. Trabalho de educação e conscientização também são muito importantes para a população saber onde e a quem denunciar, ajudando na identificação dos abusos bem como na prevenção de novos casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com