TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como vocês percebem a vida sexual dos adolescentes nos dias de hoje

Artigo: Como vocês percebem a vida sexual dos adolescentes nos dias de hoje. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  Artigo  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO

No inicio do presente trabalho foi possível percebermos, através de uma pergunta feita aos alunos (Como vocês percebem a vida sexual dos adolescentes nos dias de hoje?), que os jovens têm consciência da realidade em que o Brasil está vivendo a respeito da sexualidade. Eles destacaram que a vida sexual dos jovens está iniciando cada vez mais cedo e que a maioria dos jovens pratica ato sexual com inteira irresponsabilidade, pois deixam de utilizar os métodos contraceptivos.

Outro ponto observado no início do trabalho é que os adolescentes recebem algumas informações necessárias, de diversos modos, que poderiam dar subsídios para que eles vivenciassem o sexo com mais responsabilidade, entretanto, não fazem uso de tais informações, deixando inegável que há uma necessidade de um trabalho de conscientização e não apenas fornecimento de informações sobre o tema.

De acordo com as perguntas que os mesmo fizeram e colocaram na urna, pudemos perceber que os alunos apresentaram um fraco conhecimento a respeito de gravidez, não conhecem o que é fecundação, nem tão pouco as possibilidades de adquirir uma gravidez indesejada.

Também têm uma visão equivocada a respeito de DST’s. Os estudantes só conseguiram relatar as doenças mais conhecidas, como por exemplo: AIDS e HPV, não reconhecendo outras doenças como sífilis e a possibilidade da hepatite ser transmitida pelo ato sexual. Demonstraram que não conheciam nada a respeito das seguintes DST: candidíase, herpes genital e sífilis ao indagar ao professor detalhes simples dessas doenças que normalmente são comuns. É importante ressaltar que esta aula foi baseada em imagens das causas de cada doença. Podemos perceber que essa didática causa impacto e com isso maior interesse, afinal muitos alunos não tinham noção dos sintomas dessas doenças.

Observam-se, na atualidade, mudanças relacionadas ao comportamento sexual dos adolescentes, como por exemplo, a redução da idade em que iniciam as relações sexuais.

Nas últimas décadas, no mundo, a repetição da parental idade na adolescência tem aumentado, tendo em vista a pouca escolaridade, a falta de informação, a desagregação familiar e a instabilidade econômica, especialmente nos adolescentes de nível socioeconômico mais baixo. Essas alterações de comportamento acarretam aumento do número de gravidez, abortos e doenças sexualmente transmissíveis na adolescência. Salienta-se que os adolescentes têm direito ao sigilo sobre sua atividade sexual e ao acesso gratuito aos métodos contraceptivos. A consciência desse direito implica reconhecer a individualidade do adolescente, estimulando a responsabilidade com sua própria saúde. Tornar os jovens responsáveis pela sua saúde é uma forma de estimular a independência e a autonomia para que caminhem lado a lado com a construção de suas identidades.

Constatamos que esses adolescentes encontram-se totalmente sem orientação vinda dos pais e/ou familiares, como também dentro no âmbito escolar sobre a sexualidade precoce, e suas conseqüências.

Nas reflexões surgidas durante a entrevista, definir sexualidade tornou-se um desafio nas percepções dos adolescentes. Nas discussões promovidas no momento da entrevista construiu-se o significado do termo sexualidade, contemplando seus anseios e interesses no contexto de sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com