TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita CMEI

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Enfermagem

Goiânia, junho de 2014

Disciplina: Vigilância em Saúde

Professora: Mary Lopes Reis

Alunas: Ana Menezes, Flávia Silva, Lorrany Jasmire

Relatório: Visita de campo

        Visitamos no dia 03/06 o CMEI Criança Cidadã, rua 238 Leste Universitário, Goiânia - Goiás. Fomos recepcionadas pela diretora e coordenadora pedagógica da instituição que respondera prontamente nossas perguntas e nos mostraram o ambiente escolar.

        Ao ser questionada sobre a presença de estudantes com asma, a coordenadora nos respondeu que havia uma grande quantidade de crianças asmáticas, entretanto não soube informar o número preciso, relatou também um grande número de casos de bronquite e alergias respiratórias. Em situações de crises asmáticas os profissionais administram a medicação caso haja instrução dos pais e receita médica, se não, o procedimento em uso é comunicar os pais o que está acontecendo para que estes tomem as providências cabíveis. As mudanças climáticas são o principal fator de risco para asma, segundo a direção escolar.

        A coordenadora afirmou haver muitas baratas e pernilongos. A escola, este ano, já foi dedetizada duas vezes em momentos em que as crianças não estavam presentes. Afirma também presença de ratos e gatos. Há na instituição diversas atividades em relação ao controle vetorial da dengue.

        Ao visitar as salas de aula/cantinho da soneca verificamos a presença de muitos móveis, diversos armários, mesas, colchonetes, cortinas de pano, ventiladores empoeirados, brinquedos de plástico em caixas e enfeites de pelúcia, quadro negro, giz e também forte odor em todas as salas.

        As cortinas são lavadas uma vez por semestre, as pelúcias uma vez por mês aproximadamente e os colchonetes são limpos duas vezes ao dia com álcool. As salas são limpas com produtos de limpeza e pano úmido, enquanto a parte externa é varrida com vassoura de palha.

        O parquinho é de terra e possui muitas árvores, os brinquedos se encontram empoeirados. Há também um lote vago de propriedade da escola ao lado da instituição de ensino. Este se encontra com mato alto e terra, o que é fonte de poeira segundo a coordenadora.

        A direção da escola, em especial a coordenadora pedagógica, se mostrou bastante interessada sobre o assunto, e esclareceu dúvidas pertinentes sobre a asma conosco. Está disposta a fazer alterações na escola em benefício dos alunos e nos pediu que enviássemos o trabalho final desta pesquisa para maior conhecimento em relação ao tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com