TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica à diretoria de atenção básica

Por:   •  22/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 5

Este relatório refere-se à visita técnica à Secretaria de Saúde e Diretoria da Atenção básica de Vitória da Conquista, realizadas pelos discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia – Campus Anísio Teixeira / Instituto Multidisciplinar em Saúde, em Vitória da Conquista- Bahia. A visita teve duração de 3 horas, durante a manhã do dia 12 de abril de 2018, onde tiveram acesso às informações de gerenciamento, organização e funcionalidade da atenção primária do município em questão. A vivência teve como principais objetivos, complementar a experiência acadêmico-profissional, visualizar o funcionamento da direção e apoiadores institucionais, assim como conhecer as atividades realizadas e interligadas entre esses atores, as unidades de saúde e a comunidade. Os discentes fizeram uso de bibliografias complementares afim de realizarem um comparativo do embasamento teórico com a vivência na área.

Durante a visita, os alunos foram acompanhados pela preceptora e Enfermeira Bárbara Cabral, onde intermediou o contato com uma apoiadora institucional que apresentou toda a estrutura física da Diretoria da Atenção Básica inserida na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Onde está organizada em departamentos: 1.Coleta de material, recebido dos malotes oriundos das unidades de saúde urbana e rural, como teste do pezinho e preventivo, e então separados para encaminhamento para análise (LACEM); 2.Departamento de recursos humanos, responsável por contabilizar as frequências dos profissionais, licenças e afastamentos, solicitações de férias, controle financeiro, além de ter um funcionário responsável pela implementação e manutenção do prontuário eletrônico e outro pela coordenação de saúde da mulher do município; 3.Departamento onde fica a diretoria e em outra sala os apoiadores institucionais e coordenadoras do NASF e saúde bucal.

Foi esclarecido também nesta visita que a política de saúde exercida na gestão anterior trabalhava com a lógica do coordenador institucional. Este era responsável por gerenciar as atividades de saúde em que lhe foi denominada, enquanto que o município, no personagem do diretor da atenção básica, gerenciava toda a Unidade de saúde e suas demandas gerais. Na situação atual não mais existe a figura do coordenador, em contra partida o apoiador institucional que ocupa este lugar. Realiza o papel de cogestão, ao mediar a gerência e o cuidado. Se apresentar como uma associação entre a equipe de saúde da unidade e a direção, assim como com a comunidade, integrando uma rede de atenção, através da participação, autonomia e responsabilização conjunta.

O apoiador institucional é um cargo comissionado, que pode ser ocupado por qualquer pessoa que tenha nível superior, porém, na maior parte do Brasil, este cargo é ocupado por um enfermeiro. Em 2017, foram estabelecidos oito apoiadores para auxiliarem nas 56 unidades de estratégia de saúde da família e 8 unidades básicas de saúde do município. Foi designado que cada apoiador ficaria com 8 unidades de saúde da família, mais próximas geograficamente, e um apoiador ficaria responsável por todas as UBS. Entretanto as UBS têm os mesmos serviços ofertados pela ESF, porém, mais especialidades médicas e com uma demanda superior, assim deixou sobrecarregada uma apoiadora apenas responsável por todas as UBS. Com isso, a diretoria da atenção básica fez uma avaliação e reestruturou as funções no município, passando a todos os apoiadores ficarem responsáveis por 7 ESF e 1 UBS, permitindo que todos tenham acesso aos mesmos serviços e possam compartilhar das mesmas experiências, porém com cada especificidade da sua área.

Logo, o apoiador institucional estabelece metas a serem alcançadas baseadas na fragilidade de cada região; convocam reuniões de equipe semanalmente e com a comunidade, na forma de conselho municipal, mensalmente; promovem sala de situação a cada quatro meses; favorecem a interação entre as equipes e entre elas e os usuários; potencializam o trabalho em equipe e investem na qualificação de seus trabalhadores; por meio de processos continuados de educação permanente. Se organizam a cada semana de forma que um dia seja fixo para discussões com a direção e os outros apoiadores a cerca das pendências, situações que aconteceram no geral, troca de experiências, supervisão de atividades, devolutivas e possíveis resoluções. Os outros dias consistem em vistas, supervisão e atender às demandas das unidades, e capacitação de profissionais quando preestabelecida.

AVALIAÇÃO CRÍTICA SOBRE VISITA TÉCNICA À DIRETORIA DA ATENÇÃO BÁSICA

De acordo com o que vivenciamos na teoria e prática da visita, pudemos observar que a Diretoria da atenção básica atua em consonância com a bibliografia. Haja vista que há uma organização do processo de trabalho que amplia a participação e corresponsabilização dos profissionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com