TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Instrumental

Por:   •  23/10/2020  •  Exam  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Deusani Santos

Emanuele Lemes

Giselle Miranda

Jackeline Nunes

Comparação entre três métodos analíticos para determinação de soro em leite cru refrigerado

Resumo

Anápolis-Go

2020

Deusani Santos

Emanuele Lemes

Giselle Miranda

Jackeline Nunes

Comparação entre três métodos analíticos para determinação de soro em leite cru refrigerado

Resumo

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Analise Instrumental no Curso de Farmácia, da Universidade Estadual de Goiás, como exigência parcial de avaliação, sob orientação da Professora Viviane Gomes Bonifácio.

Anápolis-Go

2020

Objetivo

 Este trabalho tem como objetivo avaliar três técnicas de um analito em diferentes métodos e formas de determinação onde empregue técnica diferentes.  Apresenta-se abaixo um pequeno resumo do artigo com técnicas diferentes sobre o mesmo analito.

Introdução

Este seguinte trabalho irá realizar a comparação entre três métodos analíticos para estabelecer entre eles quais são mais eficientes para o presente analito. O analito que será determinado é o soro, este se encontra presente no leite cru refrigerado. Foram colhidas 100 amostras de leite dentro de tanques de expansão onde será usado os métodos de cromatografia liquida de alta eficiência, ninidrina ácida e calorimetria adaptada. Essas 100 amostras se encontravam a uma temperatura de média igual a 5,5 ºC, de 24 propriedades rurais, com um tempo médio de estocagem de 48 horas. Depois da coleta realizou a homogeneização do leite por 5 minutos e a ambientação do copo coletor. Coletou 100 mL de leite onde estes foram colocados em frascos que foram ambientizados com álcool, esses frascos com o leite foram colocados no gelo e transportados para a escola de veterinária e zootecnia da UFG, onde lá foram armazenados à 18 ºC até o momento das análises.

Caso ocorra a presença de mais de 1% de soro determinado pela técnica CLAE, de acordo com a legislação, a prova será considerada positiva. Atualmente, os métodos oficiais para detecção de soro no leite compreendem o método quantitativo que utiliza a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) outras técnicas cromatografia de exclusão molecular, a CLAE em fase reversa e a cromatografia de troca iônica A eletroforese capilar de zona com uma coluna hidrofílica de sílica fundida foi também utilizada com sucesso Outros métodos usados são a espectroscopia por absorção.

  1. Modo de preparo das amostras para cada método

Para determinação percentual do teor de soro pela técnica da CLAE, fez-se uma curva padrão com leite genuíno de procedência conhecida.

As análises pelos métodos da ninidrina ácida e colorimétrico adaptado foram realizadas em espectrofotômetro Perkin Elmer Lambda 25UV/VIS com faixa de espectro de 190 a 1.100nm, com kit software L610 – 0109, UV Winlab (STD), versão 5.15 Rev. C, com lâmpada de tungstênio e deutério. Para determinação percentual do teor de soro pela técnica colorimétrica, fez-se uma curva padrão com leite genuíno de procedência conhecida. Para o seu preparo, o leite foi adulterado com soro de queijo de composição padrão nas proporções de 1%, 2%, 5%, 10% e 20%.

Foram transferidos para um béquer de 250mL, 10mL da amostra de leite e adicionados, sob cuidadosa agitação, 10mL de solução do ácido tricloroacético (TCA) a 24%. Deixou-se a solução em repouso por 30 minutos, seguindo-se a filtração em papel-filtro (Whatman n° 40) e a transferência de 15mL do filtrado para tubo cônico de 35mL, com adição de 0,5mL de solução de ácido fosfotúngstico a 20%. Após a adição do ácido deixou a solução em repouso por 10 minutos, realizando, em sequência, a agitação do tubo e a leitura da absorbância em espectrofotômetro, utilizando-se comprimento de onda de 520nm. O resultado final foi obtido por comparação entre os valores encontrados nas amostras de leite coletadas nos tanques de expansão, e a curva padrão previamente estabelecida. A prova foi considerada positiva quando o soro foi detectado em percentual igual ou superior a 3%.

Foram encontradas 32 amostras positivas para a presença de soro através do método CLAE com uma média de 14,37% em seguida veio o método calorimétrico com uma média de 5,28% e por ultimo a ninidrina ácida com 3,12%.

A CLAE apresentou valores mínimos e máximos de 0,44% e 41,36%, no método calorimétrico entre 0,02% e 14,51% e a ninidrina ácida com 0,69% e 9,82%, esses valores definiram que o método CLAE  e o método que possui maior índice de sensibilidade pois e o que mais possui variações em seus mínimos e máximos. A CLAE de acordo com estudos e mais confiável para indentificar por exemplo a detecção e quantificação de nomacropeptídeo no leite, e realizando a comparação entre a ninidrina com 3,12 miligrama/mL e o método de calorimetria com 5,28 miligrama/mL, analisando esses dois eles têm quase o mesmo nível de sensibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com