TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do SUS

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

        Em 1988, a Constituição Federal estabeleceu que a saúde fosse um direito da população brasileira. Dessa forma, a constituição determinou que o estado prestasse serviços de saúde a população, contribuindo para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).  Nessa perspectiva, o SUS foi criado em 1990, após a promulgação das Leis 8080 e 8142, de forma a garantir serviços de saúde que visam a universalidade, integralidade e equidade no atendimento. [pic 1]

        O surgimento do SUS foi fundamental para combater doenças infecciosas que surgiam devido a migração dos cidadãos residentes na zona rural à zona urbana, a qual não possuía infraestrutura adequada, ainda ocorreu o envelhecimento populacional, diminuição da taxa de natalidade e aumento da mortalidade. Graças a descentralização dos fundos e poder do governo federal aos estaduais e municipais, foi possível amenizar os fatores citados que contribuíram para o surgimento de novas infecções.

        Nesse sentido, faz-se necessário ressaltar que o SUS é o único sistema de saúde existente no mundo que os gastos com saúde pública são menores que os gastos do setor privado. Ademais, ao longo do tempo o sistema incluiu na rede medicamentos genéricos, produção de diversos produtos fundamentais de acordo com a região, fornecimento de vacinas para imunização de 20 doenças, redução da hospitalização e maior controle da taxa de mortalidade.

        Todavia, o progresso do sistema enfrenta desafios devido a falta de reajuste do financiamento, principalmente nos municípios menores, diferenças na cobertura do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) nas regiões brasileiras, extinção do programa Mais Médicos feito com o governo cubano, falhas em definições quanto a regularização do SUS, dentre outros fatores.

        Portanto, para o aperfeiçoamento do SUS faz-se necessário algumas medidas corretivas como aumento dos recursos humanos, planos de carreira para os trabalhadores do SUS, suporte financeiro, principalmente aos municípios menores, investimento em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, debates entre os trabalhadores e os governantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com