TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTEXTUALIZADA DE METOLOGIA DE PESQUISA

Por:   •  7/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

CONTEXTUALIZADA DE METOLOGIA DE PESQUISA

Luiz Timóteo da Silva Moura

04092650

Farmácia

É de conhecimento geral que, uma pesquisa é uma ação de um indivíduo com a finalidade de explorar ou investigar algo, tendo como propósito solucionar um problema ou um questionário, se enriquecendo de dados reais. Ademais, é relevante afirmar que a pesquisa científica é o estudo executado a partir de dados e resultados determináveis e comprovados cientificamente. Posto isso, podemos compreender que nem todas as análises são declaradas uma pesquisa científica, visto que, ocorre exceções assim como das questões filosóficas, na qual, argumenta o ato de pensar sobre questionamentos da vida humana a partir de interpretações diferentes. (PRAVALER, 2020)

Em primeira análise, cabe mencionar o que são os métodos dedutivo e indutivo. Visto que, o método dedutivo consiste em uma forma de análise informativa para que se chegue a uma conclusão. Dessa forma, nos subordinamos a uma dedução para que possamos obter um resultado. Outrossim, também temos o método indutivo, na qual, se resume em uma forma de raciocínio que prioriza casos gerais para chegar às possíveis conclusões, sendo elas, corretas ou falsas. A ideia é tirar de um quadro total dados que possam trazer a outros resultados. Isto é, quanto mais casos tendem uma estipulada rota, mais conseguem nos levar à indução de novos dados. Apesar que seja frequentemente recorrido, podem ser somente suposições. Visto que, eles anunciam que esse tipo de método pode propor a verdade, mas também pode não ter força suficiente para assegurá-la. (CLÍNICA, 2019)

Por conseguinte, vale ressaltar a diferença entre os tipos de citações estudadas ao longo da disciplina. Posto isso, um dos principais tipos de citação é a de forma direta. Na qual, se baseia na transcrição do seu trabalho de acordo como o autor escreveu, ou seja, sem ocorrer nenhuma alteração. Outrossim, a citação direta pode possuir até três linhas, denominada citação curta, ou com mais de três linhas, denominada citação longa. Os dois tipos precisam do ano e a página, além da aplicação das aspas. (CAVALCANTI, 2016)

Ex: Citação curta (até 3 linhas). ... (CITAÇÃO..., 2016)

“A expressão ‘furiosa’ dessa estátua de que fala Rabelais, corresponde também à realidade.” (BAKHTIN, 1987, p. 388).

Ex: Citação longa (mais de 3 linhas). ... (CITAÇÃO..., 2016)

Sobre a cultura organizacional e sua relação com os valores culturais podemos afirmar que:

A cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes visões e compreensões com relação à cultura organizacional. O mesmo se dá em função das diferentes construções teóricas serem resultantes de opções de diferentes pesquisadores, opções estas que recortam realidade, detendo-se em aspectos especificos. (FREITAS, 2012, p. 37).

Já a citação indireta, é quando você diz o que o autor escreveu no texto, mas utilizando as suas próprias palavras. Ou seja, É escrever de outra maneira, mas conservando o pensamento do autor. Portanto, nesse tipo de citação o ano da publicação é opcional e não ocorre a utilização das aspas.

Ex1: Citação indireta (CAVALCANTI, 2016)

De acordo com Meadows (1999), quando alguma ideia interessava a um grupo maior de pesquisadores as cartas eram impressas, pois facilitava a disseminação.

Ex2: Citação indireta (CAVALCANTI, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com