TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METOLOGIA E TECNICA DE PESQUISA

Por:   •  1/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  5.241 Palavras (21 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

6

Procedimentos metodológicos, método e técnicas de pesquisa

O presente capítulo está estruturado em seis seções que abordam os procedimentos metodológicos: (6.1)caracterização e tipo de pesquisa; (6.2) percurso metodológico; (6.3) primeira aproximação: definição do projeto de pesquisa; (6.4) segunda aproximação: pesquisa de campo que, por sua vez, se subdivide para apresentar a pesquisa de campo realizada com as empresas e a pesquisa de campo com as instituições de ensino; (6.5) terceira aproximação: pesquisa qualitativa – opinião dos agentes envolvidos obtida em Fórum de discussão; (6.6) proposta.

6.1

Caracterização e tipo de pesquisa

Como apresentado no decorrer deste documento, esta pesquisa surge dapercepção de uma lacuna no conhecimento da realidade de atuação política do design no processo de inovaçãodo setor têxtil catarinense e de uma lacuna no conhecimento da integração entre as indústrias têxteis/confecção e universidades. Existe um polo têxtil em SC que não é reconhecido como criador de moda, ao mesmo tempo que há no estado um grande número de cursos superiores voltados à formação de profissionais de design de moda.

Sendo assim, esta autora levantou como objetivo geral, mencionado no capítulo 1, propor uma sistemática de definição participativa de políticas de design, convergentes entre universidade e empresas, para o fomento da inovação do setor têxtil catarinense.

No que diz respeito aos seus objetivos, a pesquisa caracteriza-se como exploratória descritiva, pois, para atingir o objetivo geral acima descrito, visa delinear as características de grupos relevantes, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros fenômenos, bem como sua natureza e características (CERVO, 2005). Ou seja, procura delinear as características dos grupos envolvidos (instituições de ensino de Moda e Design e empresas de

[pic 3]pequeno, médio e grande porte, que participam do SCMC) e verificar a demanda de inovação, design e tipo de relação que as empresas estabelecem com as instituições de ensino. A pesquisa caracteriza-se, também, como exploratória, na medida em que procura verificar a existência e frequência de projetos e ações que envolvam cooperação das instituições de ensino com as indústrias do setor têxtil/confecção, em prol da inovação e identificar as características da troca existente, atualmente, entre os grupos envolvidos. Além disso, busca verificar como cada agente percebe as competências e a contribuição do outro.

Tendo à frente um universo complexo, as operações mentais e técnicas para abordar a realidade foram, então, formalizadas com base na lógica de investigação hipotética-dedutiva.

A construção do conhecimento dá-se por diversas ações individuais da pesquisadora (pesquisa bibliográfica, organização da pesquisa de campo, análises e sínteses), bem como desta com os agentes envolvidos (contatos em entrevistas, fórum com empresários, acadêmicos e pessoas interessadas) que, em seu conjunto, caracterizam um processo participativo de pesquisa-ação1.

Para Thiollent, a pesquisa-ação é

um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução deum problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participante" (Thiollent, 1985, p.24).

Ressalta-se a preocupação e ciência desta autora enquanto agente de pesquisa que é reconhecida, pelos pesquisados, como membro da academia e, em 2010, como profissional contratada pelo SCMC para atuar na gestão de integração Universidade-Empresa. Por sua vez, entende-se que o respeito à opinião dos empresários, coordenadores dos cursos e especialistas e suas participações ativa no processo, garantida pela própria metodologia, contribui na diluição do viés político

[pic 4]

1 O termo Pesquisa-ação foi concebido por Kurt Lewin ( psicólogo que nasceu na Prússia -hoje parte da Polônia, 1890-1947), e depois elaborado e ampliado por outros cientistas comportamentais. Preocupado com a mudança social e, mais particularmente, com sua eficácia, a mudança social permanente, Lewin acreditava que a motivação para a mudança está fortemente relacionada com a ação. Afirmava que se as pessoas são ativas nas decisões que lhes dizem respeito, elas são mais propensas a adotar novas formas. "A gestão social racional", para ele, consta em uma espiral de passos, cada qual composta por um círculo de planejamento, ação e de averiguação sobre o resultado da ação (SMITH, 2001).

[pic 5]de posicionamento. Sendo assim, procura-se estabelecer uma intercomunicação entre os diversos agentes de pesquisa (o polo investigador e o polo investigado) dentro de uma situação de investigação crescente que leva à conscientização e ação (THIOLLENT, 1982).

Sob o ponto de vista da abordagem, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de caráter quantitativo/qualitativo. Em certo momento, como na pesquisa de campo com as empresas e universidades, prevalece a abordagem quantitativa. Procura-se obter dados estatísticos entendendo-os como necessários para a compreensão da problemática da pesquisa, sob os aspectos de abragência e frequência com que ocorrem os fenômenos. Estes dados são importantes no processo de pesquisa, pois servem de base para sustentar o diálogo com os empresários em um ambiente de objetividade e confiança. No entanto, a abordagem qualitativa se sobressai na medida em que se procura compreender a essência do fenômeno abordado, na obtenção da opinião dos agentes envolvidos, facilitado pela realização de entrevistas e discussões no Fórum.

Segundo as fontes de dados da pesquisa, ela caracteriza-se como bibliográfica (documentação indireta) e pesquisa de campo, também nomeada de coleta de dados direta.

Considerada a sua natureza, esta pesquisa é aplicada, pois seus resultados poderão ser aplicados ou utilizados na solução de problemas que ocorrem na realidade (PARRA FILHO, 2002).

6.2

Percurso metodológico

A Figura 6.1, a seguir, sintetiza o percurso metodológico da pesquisa que se construiu para a obtenção dos objetivos dessa tese. Este caminho veio possibilitando aproximações crescentes à problemática da pesquisa, tanto para o pesquisador quanto para os agentes envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com