TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DE FERRO EM MEDICAMENTO VI-FERRIN®

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

MARIA DO CARMO MACHADO SANTOS

2013948452

DETERMINAÇÃO DE FERRO EM MEDICAMENTO VI-FERRIN®

TERESINA

Maio de 2017


 MARIA DO CARMO MACHADO SANTOS[pic 2]

DETERMINAÇÃO DE FERRO EM MEDICAMENTO VI-FERRIN®

Relatório elaborado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Química Analítica Instrumental para Farmácia, no curso de Bacharelado em Farmácia.

Profº Dr.  Herbert de Sousa Barbosa.

TERESINA

Maio de 2017


1 INTRODUÇÃO[pic 3][pic 4][pic 5]

O ferro é um componente essencial para a formação fisiológica do homem e a capacidade resultante em transportar o oxigênio. O ferro serve como cofator de várias enzimas essenciais. Na administração por via oral, o ferro passa através das células mucosas em estado ferroso e se une à proteína transferrina. O ferro é encontrado em seres humanos, quase exclusivamente complexado à proteína (ferritina), ou em moléculas de hemosiderina. Tanto os estoques de ferritina como os de hemosiderina do corpo estão localizados no fígado, sistema retículo endotelial, baço e medula óssea. O medicamento Vi-ferrin® possui atividade antianêmica devido à presença do elemento ferro que, associado ao Ácido Fólico e Cianocobalamina, que desempenha importante papel na síntese do DNA.  O Vi-ferrin® é indicado no tratamento das anemias ferroprivas, estados de desnutrição e convalescença (VI-FERRIN, 2014).

Os métodos espectroscópicos de análise são baseados na medida da quantidade de radiação produzida ou absorvida pelas moléculas ou pelas espécies atômicas de interesse. Na espectroscopia de absorção, medimos a quantidade de luz absorvida em função do comprimento de onda. Cada espécie molecular é capaz de absorver suas próprias frequências características da radiação eletromagnética. Esse processo transfere energia para a molécula e resulta em um decréscimo da intensidade da radiação eletromagnética incidente (SKOOG et al, 2007).

De acordo com a Lei de Beer, a absorbância é diretamente proporcional à concentração de uma espécie absorvente c e o caminho óptico b do meio absorvente. Quando a concentração da espécie absorvente for dada em mol L-1, o coeficiente de absortividade (a) é denominado de absortividade molar (ε), parâmetro que é característico da espécie absorvente em certo solvente e em um comprimento de onda particular, independentemente da concentração e do comprimento do percurso óptico (SKOOG et al, 2007).

A lei de Beer pode ser empregada de diversas formas. Podemos calcular as absortividades molares das espécies se a concentração for conhecida. Podemos utilizar o valor medido de absorbância para obter a concentração se a absortividade se o caminho óptico forem conhecidos. As absortividades, no entanto, são funções de variáveis como o tipo de solvente, a composição da solução e da temperatura (SKOOG et al, 2007).

Nesta aula prática objetivou-se determinar a concentração de ferro total presente no medicamento Vi-Ferrin® por meio do método analítico de espectrofotometria de absorção molecular.


3 PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Materiais

  • Cubeta de vidro        
  • Água deionizada        
  • Espectrofotômetro
  • Balão volumétrico
  • Pipeta
  • Medicamento Vi-Ferrin®

3.2 Procedimento

Os reagentes necessários, concentrações e soluções para realização da prática foram preparados separadamente pelo professor, de forma que já estavam disponíveis no início do experimento para que os alunos dessem prosseguimento a análise.

Para a obtenção do espectro visível da solução de ferro, inicialmente, lavou-se uma cubeta de vidro com água deionizada que foi ambientada através da lavagem com pequenas quantidades de solução em branco três vezes para só então ser preenchida totalmente com a solução. Foi ajustado o espectrofotômetro em 400 nm de leitura para absorbância. A cubeta contendo a solução do branco foi colocada no equipamento e pressionando a tecla Cal ajustou-se o zero de absorbância no equipamento.

O procedimento foi repetido substituindo a cubeta de solução do branco pela cubeta contendo a solução padrão de ferro II a 2,5 mg/L e anotou-se o valor da absorbância. Logo depois, o comprimento foi ajustado para 405 nm, ajustando-se o zero de absorbância para pôr a cubeta com a solução de ferro II novamente no equipamento. Este procedimento foi repetido alterando-se apenas os valores de comprimento de onda em intervalos de 5 nm até chegar-se ao comprimento de 600 nm.  Os valores máximos de absorbância obtidos para cada comprimento de onda foram utilizados para obter-se a curva de calibração.

        Para a determinação da amostra, fez-se a leitura das soluções contendo 2,5 ml de solução de cloridrato de hidroxilamina e 2,5 ml de solução de 1,10 fenantrolina, porém substituiu-se a solução de ferro por 5 ml da solução problema. Esta amostra foi lida pelo equipamento e o procedimento foi repetido três vezes.


4 RESULTADOS

GRÁFICO 1.0 - OBSERVAÇÃO DO ESPÉCTRO DE ABSORBANCIA COM REPRESENTAÇÃO DE UMA SOLUCÃO A 100 Mg/L EM FUNÇÃO DO COMPRIMENTO DE ONDA. TERESINA – PI, 2017.

[pic 6]

   Fonte: Laboratório de Química da UFPI. Estudantes de Farmácia, 2017.1.

GRÁFICO 2.0 – CURVA ANALÍTICA DE CALIBRAÇÃO PARA O FERRO II EM 515nm. TERESINA – PI, 2017

[pic 7]

  Fonte: Laboratório de Química da UFPI. Estudantes de Farmácia, 2017.1.

TABELA 1.0 – ALTERAÇÕES NAS CONCENTRAÇÕES DE FERRO TOTAL NO MEDICAMENTO CONSIDERANDO AS DILUIÇÕES REALIZADAS. TERESINA – PI, 2017

Amostras

xi

xi-x

(xi-x)2

1

45

2,5

6,25

2

43,1

0,6

0,36

3

39,4

-3,1

9,61

Fonte: Laboratório de Química da UFPI. Estudantes de Farmácia, 2017.1.

CÁLCULOS[pic 9][pic 8]

[pic 10]


[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

5 DISCUSSÃO

Os íons ferro II (Fe2+) são fortemente complexáveis por íons fenantrolina (C12H8N2). A relação entre Fe2+ e C12H8N2 no complexo pode variar desde 1 até 6, dependendo da disponibilidade de íons C12H8N2 na solução, o que influi na intensidade da coloração do complexo, que varia de vermelho tijolo até vermelho sangue, para a máxima concentração de fenantrolina. Nesse experimento, a fim de se formar um único tipo de complexo, a concentração de ferro II utilizada foi superior a de íon fenantrolina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (497.4 Kb)   docx (238.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com