TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de ferro II em medicamento

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI[pic 1]

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS – CCN                                        

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL

PROFESSOR: HERBERT DE SOUSA BARBOSA

TURMA: BACHARELADO EM FARMÁCIA

TURNO: MATUTINO E VESPERTINO

Determinação de ferro II em medicamento

Daniel Barbosa Nunes

TERESINA-PI

MAIO DE 2017


SUMÁRIO

1. Introdução........................................................................................................3

2. Objetivos..........................................................................................................4

3. Parte experimental...........................................................................................5

4. Resultados e discussão................................................................................6-8

5. Conclusão........................................................................................................9

6. Referências bibliográficas..............................................................................10

7. Anexos......................................................................................................11-12


  1. INTRODUÇÃO

Nos primórdios da química as análises eram feitas por meio de separações dos componentes de interesse de uma amostra, utilizando-se de métodos como a precipitação, extração ou destilação. Diante disso desenvolveu-se métodos alternativos para a resolução de alguns problemas analíticos existentes nesses métodos antigos. Esses novos métodos baseiam-se nas propriedades físicas do analito tais como a condutividade, potencial de eletrodo, absorção ou emissão de luz, razão massa/carga e a fluorescência começaram a ser utilizadas em análises quantitativas (Skoog, 2007).

        Um dos métodos mais difundidos no meio químico é a espectrofotometria de absorção molecular onde baseia-se na capacidade de uma determinada molécula em absorver fótons oriundos de uma fonte contínua (por exemplo, uma lâmpada de tungstênio) que emite radiação e então promove um salto do estado fundamental para o estado um mais energético. O comprimento de onda que atingem a solução contendo o analito se encontra entre as regiões do ultravioleta e visível do espectro eletromagnético e é selecionado pelo monocromador do espectrofotômetro. O cálculo da quantidade de energia absorvida é feito com base na quantidade de radiação que saiu da fonte e a quantidade que chega ao detector de intensidade de radiação. Essa quantidade de energia absorvida é diretamente proporcional a concentração da espécie na solução, possibilitando assim a quantificação de uma determinada molécula em uma amostra. Essa relação é conhecida como Lei de Lambert-Beer (Gomes, 2008)

        O medicamento em análise é o vi-ferrin indicado no tratamento das anemias ferroprivas, pacientes em estados de desnutrição e convalescença, é apresentado na forma de comprimido revestido, elixir ou gotas utilizando unicamente a via oral para sua administração. O vi-ferrin consiste em em um medicamento composto tendo em sua composição quelato de Ferro, ácido fólico e cianocobalamina na proporção de 300 mg (correspondente a 41,7 mg de ferro elementar), 5 mg e 15,000 mcg respectivamente para cada comprimido de vi-ferrin ou 15 mL de elixir. Esse medicamento é contraindicado para pacientes que recebem transfusões de sangue repetidas ou com anemia não causada por deficiência de ferro., hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

  1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi determinar a quantidade de ferro presente em um medicamento (Vi ferrin) por meio do método de espectrofotometria de absorção molecular, e assim comparar com a quantidade de ferro apresentada no rótulo do medicamento.


  1. PARTE EXPERIMENTAL

O preparo das soluções padrões e da amostra foram feitas pelos componentes do laboratório de química analítica da UFPI. Tanto nas diluições das soluções padrões como na diluição da amostra do medicamento utilizou-se um agente complexante a 1,10 fenatrolina 0,25% uma vez que o método de espectrofotometria de absorção molecular requer uma solução colorida com alta capacidade de absorver a radiação incidida, ou seja que possua uma alta absortividade. Três moléculas de fenantrolina formam quelato com cada cátion de ferro II produzindo um complexo laranja avermelhado. Além disso usou-se cloridrato de hidroxilamina em meio de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4), a fim de garantir que o ferro se mantenha na sua forma divalente.

Para obtenção do espectro visível da solução de ferro lavou-se uma cubeta de plástico com água deionizada, em seguida lavou-se a mesma cubeta com pequenas proporções da solução do branco. Preencheu-se a cubeta com esta solução do branco e fechou-se, em seguida ligou-se o espectrofotômetro para medidas 400 nm colocou-se a cubeta contendo a solução do branco e ajustou-se o zero de absorbância.

Em seguida repetiu-se o procedimento com uma solução padrão de ferro de 2,5 mg/L em outra cubeta, e anotou-se os valores expresso no aparelho, esse mesmo procedimento foi feito variando o comprimento de onda a intervalos de 5 nm, até 600 nm.

Observou-se a absorbâncias de 6 soluções padrões de diferentes concentrações (0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2.5 e 3,0 mg/L) no máximo de comprimento de onda encontrado anteriormente. Anotou-se os valores obtidos e construiu-se uma curva de calibração.

A determinação da concentração de ferro na mostra de medicamento foi feita em triplicata utilizando 5 mL da solução teste, a leitura da absorbância da amostra foi feita no máximo de comprimento de onda encontrado anteriormente.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

Inicialmente verificou-se o comprimento de onda de máxima absorbância para uma solução de ferro II, pois é nesse comprimento de onda que há uma menor probabilidade Da ocorrência de desvios da lei Beer e uma melhor resposta do sinal do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com