TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deontologia e Legislação

Por:   •  24/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

                                                                                                  Luciene de Jesus Oliveira,

Matrícula:01353548

Graduação em Farmácia-5º período

 Deontologia e legislação

2022.1 BA

O profissional farmacêutico no âmbito do seu dever, deve agir com honestidade e comprometimento. Como responsável técnico de uma farmácia, suas responsabilidades aumentam, principalmente nas dispensações dos fármacos.

No ato da aquisição do medicamento, é atribuição do farmacêutico prestar assistência ao paciente, orientá-lo sobre a farmacoterapia e o uso racional de medicamentos. Ademais, ao fazer dispensação da medicação é necessário analisar a prescrição médica, quanto ao fármaco, dosagem, a via de administração e a posologia.

 Um erro por menor ou simples que seja pode colocar em risco a integridade física do paciente. Por isso, é que as dispensações de medicamentos em farmácias e drogarias deve seguir o que determina a resolução RDC nº16/07. Segundo a mesma, será permitida ao profissional farmacêutico a substituição do medicamento prescrito pelo genérico correspondente, salvo restrições expressas pelo profissional prescritor.

O Conselho Federal de Farmácia, em sua Resolução nº 596 de 21 de fevereiro de 2014, no seu art.4º,diz que o farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.

Na case abordada o profissional foi acometido pela infração ética pela troca do medicamento no ato da dispensação; atividade essa privativa do profissional farmacêutico; por isso pode ser atuado por uma infração penal pela causa do óbito do paciente.

A infração sanitária neste caso não é cabível; visto que todas as normas estão dentro dos parâmetros mínimos exigidos.

Portanto, o responsável técnico será atuado pela imprudência do dever ético previsto no código de ética profissional farmacêutico.

Fonte:

www.cff.or.br

www.crfce.org.br

conteúdo ser educacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com