TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinar Tensão Superficial de Alguns Líquidos em Função da Carbônica

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A tensão superficial e força por unidade de comprimento, atuando paralelamente na superfície puxando para dentro de modo a se opor a qualquer tentativa feita no sentido de aumentar a área da superfície (MOORE, 2013).

Uma interface separada por duas fases deve ser uma região com certa espessura finita, a qual existe uma variação graduada das propriedades das fases , esta região interfacial a posição do plano divisor entre as duas regiões é chamada superfície de tensão. Pode ser aprovado que as propriedades da camada superficial são suficientes para estabelecer completamente a posição desta superfície da tensão e o valor da tensão superficial que nela atua (MOORE, 2013).

Objetivo

Determinar tensão superficial de alguns líquidos em função da carbônica .

Resultados e Discussão

Calibração:

Realizou-se a calibração do picnômetro devido ao fato desta interferir nos resultados das densidades das amostras. Após a realização dos cálculos foi obtido um volume de 106,72 mL, o qual é distinto do volume estipulado pelo fabricante de 100 mL, tal erro pode ser justificado pela presença de rachaduras e quebras no picnômetro, erros de pesagem e execução e o mais importante dos fatores que interferem na não conformidade do volume que é a troca da tampa do picnômetro, visto que durante a realização de experimentos esta pode ser trocada o que causa o não encaixe correto no picnômetro, alterando assim o volume da vidraria.

Determinação da Densidade e da Tensão superficial:

Determinou-se a tensão superficial e a densidade das amostras de Etanol comercial, da solução de Lauroil sulfato de sódio e da água, sendo que o valor da tensão e da densidade da água foram fornecidos pelo docente. Na realização dos cálculos fez-se a utilização das fórmulas exposta a seguir.

Tensão superficial:

γ_l=(γ_a⋅ρ_l⋅η_a)/(p_a⋅η_l )

Sendo:

γ= tensão superficial (dyn.cm-1)

ρ = densidade (g.mL)

n= número de gotas

l = amostras

Densidade

d=m/v

Sendo:

d= densidade

m= massa (g)

V= volume (mL)

A tabela 1 mostra os valores obtidos através do uso das fórmulas de tensão superficial e de densidade, além dos valores teóricos e experimentais.

Tabela 2. Valores teóricos e experimentais obtidos.

Amostra Densidade (g.mL-1) Média das gotas Tensão superficial calculada (dyn. cm-1) Tensão superficial teórica (dyn.cm-1)

Água 0,9965 3,66 71,97 72,75 á 20 °C

Lauroil sulfato de sódio 1,002 8 36,18 25,28 á 25 °C

Etanol 0,816 1,66 22,615 27,75 á 25 °C

Fonte: Arquivo Pessoal e Sigma Aldrich

Ao comparar os valores da literatura da tensão superficial com os valores obtidos por meio dos cálculos nota-se que as amostras apresentaram variações em seus valores de tensão superficial, a qual pode ser justificada pela presença de impurezas na amostra e erros de execução, tais como a não abertura da torneira da bureta de forma similar para todas as medidas, de modo que a medida do número de gotas formadas foi realizada três vezes, o que causa interferência no resultado final do cálculo da tensão superficial e também a realização incorreta da leitura na bureta para cada mililitro.

Além destes fatores deve-se destacar as propriedades químicas de cada amostra que influem nas variações observadas, no caso do lauroil sulfato de sódio o qual apresentou formações de bolhas devido as vibrações da bureta o que resultando numa formação lenta e desordenada da gota. Se tratando da água que apresentou um valor de tensão superficial de 71,97 dyn. cm-1, tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (571.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com