TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação da Viscosidade de Líquidos

Por:   •  7/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de Aula Prática 6:

Determinação da Viscosidade de Líquidos

 

Componentes: Bolivar Ralisson Amaro; Cecília Kanust Pereira Neta; Elesmar Aparecida Rocha Xavier Jaqueline Cristina Freitas do Prado e Wangley Carbell Rodrigues do Prado (incompleto).

Professora: Zeina Calek Graize Trindade

A – INTRODUÇÃO

A viscosidade mede a resistência de um líquido em fluir (escoar), ou seja, quanto maior a viscosidade de um produto, maior sua resistência para fluir. Ela depende das características físico-químicas e das condições de temperatura do material. A importância de determinar a viscosidade de líquidos está diretamente ligada ao processo de aplicação dos produtos.

A determinação da viscosidade pelo viscosímetro de orifício é de fácil manuseio, no qual a viscosidade está relacionada com o tempo de esvaziamento de um copo de volume conhecido que tem um orifício calibrado na sua base. A escolha do diâmetro do orifício é feita em função da faixa de viscosidade a ser determinada. O orifício de número 2, 3 e 4 são utilizados para medir líquidos de baixa viscosidade, na faixa de 20 a 310 cst; os de número 5, 6, 7 e 8 para líquidos de viscosidade superior a 310 cst. Esse viscosímetro é indicado nas situações onde a rapidez, a simplicidade e robustez do instrumento e a facilidade de operação são mais importantes que a precisão e a exatidão na medida. O copo Ford é fornecido em inox, alumínio anodizado ou plástico com um conjunto de orifícios-padrão (giglê) feitos de latão ou bronze polido.

As unidades da medida de viscosidade são: Centistokes (cst ) – unidade de viscosidade cinemática; centipoises (cps) – unidade de viscosidade absoluta.

B – OBJETIVO

- Definir o procedimento para a determinação da viscosidade de líquidos, através da determinação do tempo de escoamento da vaselina no copo Ford, possibilitando a avaliação e o controle de qualidade do produto.

C – RESPONSABILIDADE

Controle de Qualidade Físico-Química e Garantia da Qualidade.

D – MATERIAL

- Copo de Ford;

- Béqueres de 200 mL;

- Termômetro digital;

- Bastão de vidro;

- Cronômetro;

- Vaselina.

E – PROCEDIMENTO

- A vaselina deverá ser adicionada no copo de Ford com alguns graus abaixo da temperatura de realização do teste. Agitar previamente a amostra de preferência com agitador em baixa rotação, durante 10 minutos. Deixar em repouso por outros 10 minutos, enquanto é feito o ajuste à temperatura desejada para o teste (25° C ± 0,2° C). Fazer o teste após os 10 minutos de repouso na temperatura adequada. O teste deverá ser realizado em local sem corrente de ar e sem mudanças rápidas de temperatura. Para uma maior precisão, a temperatura ambiental deverá estar entre 22 e 28° C;

- Selecionar o número do copo de Ford adequado de acordo com a faixa de tempo de escoamento da vaselina. Nivelar o Copo no tripé com auxílio do nível de bolha e do vidro. Preencher o Copo com amostra a 25° C ± 0,2° C. Fechar o orifício, com o dedo, e encher o copo até o nível máximo com a amostra. Colocar o termômetro no recipiente que coletará a amostra. Remover o excesso do produto com a placa de vidro plana. Liberar o orifício e acionar simultaneamente o cronômetro. Parar o cronômetro quando da primeira interrupção do efluxo e anotar o tempo de escoamento em segundos, o número do Copo de Ford utilizado e a temperatura da amostra (controlada no final do efluxo);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com