TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Febre Maculosa

Por:   •  15/11/2017  •  Monografia  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 9

FEBRE MACULOSA

Anderson Teixeira¹

Bruno Mello

Enrique Dias1

Ingrid Freitas¹

Karina Moraes¹

Thaysa Matos¹

RESUMO: A febre maculosa é uma doença causada pela picada de carrapatos, que carregam o agente etiológico Rickettsia. No Brasil, o maior número de casos ocorre nas regiões sul e sudeste e, em alguns casos, as pessoas acabam falecendo, pois, a doença acaba sendo confundida com a dengue, porque as duas doenças possuem sintomas perecidos, fazendo com que a pessoa busque o tratamento inadequado.

Palavras-Chave: Rickettsia, Febre Maculosa, Sintomas.

SPOTTED FEVER

ABSTRACT: Spotted fever is a disease caused by tick bites, which carry the etiological agent Rickettsia. In Brazil, the greatest number of cases occur in the south and southeast regions and, in some cases, people end up dying, as the disease ends up being confused with dengue because the two diseases have perished symptoms, causing the person to seek treatment.

Keywords: Rickettsia, Macular Fever, Symptoms.

INTRODUÇÃO

As Rickettsias são zoonoses com grande importância devido ao seu impacto sobre a saúde pública, e atividades econômicas, pois podem atingir os animais domésticos, e assim facilitar a contagio da doença. O agente etiológico é uma bactéria gram negativa, e são intracelulares obrigatória, a Rickettsia rickettsii. Trafega na natureza, através dos carrapatos que atuam como vetores, e reservatórios, e podem para a as gerações futuras de forma vertical, transmissão transovariana, e entre as fases de sua evolução, através da transmissão transestadial e interestadial.

A R. rickettsii foi detectada em alguns animais silvestres e domésticos, como, coelhos, capivaras, gambás, gatos, cães, entre outros. O carrapato com maior incidência no Brasil é o A. cajennense, também conhecido como carrapato-estrela, responsável pela transmissão da febre maculosa.

AGENTE ETIOLÓGICO

A febre maculosa é uma doença causada por Rickettsias, que são transmitidas através da picada de carrapatos. No Brasil e nas Américas o principal agente etiológico causador da febre maculosa é a Rickettsia rickettsii. Mas existem outros agentes etiológicos como a Rickettsia conorrii que causa febre botonosa nas regiões do sul da Europa, África e Índia, e na Austrália temos a Rickettsia australis. As Rickettsias são bactérias intracelular obrigatórias e gram negativas.

VETOR

No Brasil o principal vetor e reservatório transmissor da febre maculosa é o Amblyomma cajennense, também conhecido como carrapato estrela, mas existem outros vetores da família amblyomma, como Amblyomma coopei, e Amblyomma aurelatum, porém qualquer carrapato pode ser reservatório, por exemplo, o Rhipicephalus sanguineus, que é o carrapato do cachorro. Alguns outros animais também têm participação no ciclo de transmissão da doença, como equídeos, roedores (capivara), e marsupiais (gambá), pois estes animais agem como transportador de carrapatos infectados, e também tem envolvimento como amplificadores de Rickettsias.

TRANSMISSÃO

O contagio em humanos se dá através da picada do carrapato contaminado com Rickettsia, que ocorre quando o mesmo permanece no hospedeiro por um período médio de 4 a 6 horas, se alimentando do sangue do hospedeiro. A contaminação também pode ocorrer através de um ferimento na pele, quando o carrapato é esmagado e entra em contato com o ferimento. Nos carrapatos a contaminação ocorre através da transmissão transovariana, transestadial e copula. Existe também a possibilidade de contaminação através da alimentação simultânea de carrapatos infectados com não infectados em animais com suficiente riquetsemia. O carrapato contaminado permanece nesta condição permanentemente até o fim da sua vida, e durante algumas gerações.

CICLO BIOLÓGICO

O ciclo biológico de desenvolvimento dura cerca de 1 ano, sendo divido em 3 estágio (larva, ninfa octópode, e forma adulta), e ocorrem em 3 hospedeiros. As larvas acontecem durante os meses de março e junho. Ninfas octópodes durante os meses de julho e novembro. Adultos de novembro a março. Cada fase evolutiva consegue sobreviver durante um período sem alimentação, as larvas 6 meses, ninfas octópodes, e adultos de 1 a 2 anos respectivamente.

Os carrapatos ficam na vegetação, normalmente em pastos, ou gramados. Quando algum animal, ou o homem passam por estes locais, o carrapato adere o hospedeiro. As fêmeas depositam de 6000 a 8000 ovos, que levam 30 dias para eclodirem, e surgirem larvas, que ficam na vegetação aguardando algum hospedeiro, e ao encontrar e aderir um hospedeiro, as larvas irão se ingurgitar de sangue durante um período de 3 a 6 dias, e caem no solo, onde entre 18 a 26 dias irá ocorrer a ecdise, onde a larva irá evoluir para ninfa octópodes, e irá efetuar o mesmo processo, migrar para vegetação, aderir a um hospedeiro, alimentar-se de sangue durante 5 a 8 dias, e caem no solo novamente, dentre 23 a 25 dias, sofrem uma nova ecdise, e evoluem para a forma adulta. Na forma adulta o carrapato adere um outro hospedeiro, onde irá se alimentar de sangue durante 8 a 10 dias, e após este período ocorre a copula. Após algum tempo as fêmeas fecundadas caem no solo onde irão ovipor.

Figura 1: Ciclo Biológico do Amblyomma Cajennense

EPIDEMIOLOGIA

Nas áreas urbanas e rurais tem sido notificado casos da doença. Sendo que maior parte dos casos ocorre no Sul e no Sudeste, e ocorre de maneira esporádica. Normalmente acomete a população ativa entre 20 e 49 anos, principalmente os homens que disseram ter exposição a carrapatos, animais domésticos, silvestres, ou estiveram em ambientes de mata, rio, cachoeira. Um dado importante é que 10% das notificações de febre maculosa ocorrem em crianças que possuem menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com