TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacteria Causadora Da Febre Maculosa

Exames: Bacteria Causadora Da Febre Maculosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

Por que o nome febre maculosa?

Porque traduz duas das manifestações mais importantes da doença: a febre e a erupção cutânea que se caracteriza por exantema maculopapular-petequial. Em outras palavras: primeiro aparecem pequenas manchas avermelhadas – as máculas – que crescem e viram pápulas, quando se tornam salientes, constituindo as maculopápulas.

Outra particularidade importante que ajuda no diagnóstico é o componente petequial (petéquia é uma pintinha hemorrágica que se forma junto da lesão, parecida com a picada de uma pulga). Às vezes, com a evolução da doença, também ocorrem sufusões hemorrágicas, ou seja, pequena hemorragias subcutâneas no local das lesões.

– Como se transmite a febre maculosa?

No Brasil, a doença é transmitida ao homem pelo carrapato-estrela que é infectado num reservatório animal pela bactéria Rickettsia ricketsii. Esse carrapato é encontrado com frequência em cavalos, bovinos e, especialmente nos roedores, embora cães também possam alojá-lo. Em São Paulo, o reservatório mais importante do carrapato-estrela é a capivara, o maior dos roedores.

Para haver transmissão da doença, o carrapato-estrela precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele da pessoa. Por isso, parece que os mais jovens são vetores mais perigosos, por serem pequenininhos e mais difíceis de serem localizados.Rickettsia agente da infecção. Quais as características desse microorganismo?

– Antes, a Rickettsia não estava bem situada biologicamente, porque tem propriedades iguais às das bactérias e algumas características dos vírus. Por exemplo, ela não se desenvolve nos meios habituais de cultivo das bactérias. Precisa de células vivas como os vírus. Hoje, está definido que se trata de uma bactéria responsável pela instalação de doenças chamadas riquetsioses.

Qual é o percurso da Rickettsia no organismo humano?– A bactéria cai na circulação sanguínea e causa vasculite, isto é, lesa sobretudo o endotélio, isto é, a camada interna dos vasos sanguíneos. Nas fases mais graves e avançadas da doença, ela pode provocar necrose dos vasos.

Quanto tempo depois de ser picada pelo carrapato a pessoa manifesta os primeiros sintomas?

Os primeiros sintomas aparecem de dois a quatorze dias depois da picada. Na imensa maioria dos casos, sete dias depois.

– Quais são os principais sintomas?

– A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções, como dor no corpo, dor de cabeça, febre elevada, falta de apetite, desânimo. Logo em seguida, surge a erupção maculopapular-petequial.

O que é importante perguntar no caso específico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com