TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Febre Maculosa

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma infecção aguda de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, tendo como agente vetor o carrapato Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato estrela.O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença.

É transmitida exclusivamente pela picada do carrapato contaminado pela bactéria. No homem para que haja contaminação o carrapato tem que ficar fixado de 4 a 6 horas na pele.

Os sintomas aparecem de 2 a 14 dias após a picada, sendo a média de 7 dias. Febre de moderada a alta, dores de cabeça e no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntivas. Lesões na pele, róseas, nos punhos e tornozelos que progridem para o corpo e após mãos e pés, conhecidas como Mácula, podendo apresentar o componente petequial (pintinha hemorrágica parecida com picada de pulga)

O diagnóstico é feito por exames laboratoriais de sangue, através de sorologia e cultura chamado Reação de imunofluorescência indireta (Rifi)

Na maioria dos casos o tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, hidratação oral e repouso. Os casos mais graves devem receber antibióticos específicos, muitas vezes, necessitando de tratamento intensivo

Evitar contato com animais domésticos e silvestres em regiões reconhecidamente de alta incidência da doença.Se for necessário entrar em contato com animais vistoriar o corpo de 3 em 3 horas já que o carrapato necessita ficar aderido por mais de 4 horas para transmitir a infecção. Se necessitar andar em locais de vegetação alta, usar calças compridas e botas. Não esmagar o carrapato, já que a bactéria pode entrar em algum ferimento do homem. Usar carrapaticida em animais domésticos com a freqüência recomendada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com