TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hemodiálise

Por:   •  9/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 5

 INTRODUÇÃO

A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. Sendo o método preferido para corrigir o acúmulo de toxinas, eletrólitos e fluidos, realizado através uma máquina que filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, ajudando o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina. Durante a sessão de dialise utiliza uma solução denominada de Concentrado Polieletrolítico para Hemodiálise (CPHD).

A produção deste concentrado é realizada sob os rigorosos critérios de qualidade, seguindo as legislações, RDC Nº 8, DE 2 DE JANEIRO DE 2001,  que institui as Boas Práticas de Fabricação do CPHD, como também define o farmacêutico como responsável técnico pela fabricação de CPHD.

Outra resolução seguida é a RDC N° 11, DE 13 DE MARÇO DE 2014, que possui o objetivo de estabelecer os requisitos de Boas Práticas para o funcionamento dos serviços de diálise.  Sendo que boas práticas de fabricação são normas utilizadas no dia-a-dia do processo produtivo de CPHD, e englobam ações de qualidade desde a compra do material, fabricação, análises para controle de qualidade. Portanto os concentrados são produzidos com máxima atenção seguindo todas as legislações vigentes.

Sendo assim isso garante maior segurança no monitoramento do prazo de validade, visto que a produção é baseada no consumo diário. Além de assegurar a qualidade, pois a produção das soluções Ácida e Básica é realizada sob rígido controle de qualidade desde a água até a solução final.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

   Localização

O Hospital Felício Rocho está localizado na Avenida do Contorno 9530, Barro Preto, Belo Horizonte – MG.  Conta com uma equipe qualificada de funcionários composta por farmacêutico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, médicos em diferentes especialidades, nutricionistas, auxiliares de serviços gerais, auxiliares de farmácia, como também outros profissionais que promove a melhoria e recuperação da saúde dos pacientes internado em cuidados hospitalar, cada um com suas devidas atribuições.

Instalações

Em sua estrutura física o Hospital Felício Rocho é constituído por cinco andares.

A área destinada a produção Concentrado Polieletrolítico para Hemodiálise – CPHD é composta por uma sala de armazenamento, vestiário, sanitário, área de pesagem, área de manipulação, área de transferência e sala de armazenamento da solução é bancada para realização do teste de controle de qualidade. Neste ambiente localiza também a componentes do sistema de distribuição dos concentrado, a qual é composto por uma máquina de commando, bombas de distribuição, tanque misturador tanque diluidor , tanques de transferência tanques de distribuição, painel das salas ( box ), tubulação de distribuição , bombas de distribuição  

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Produção e manipulação

Durante o estágio no hospital, tive oportunidade de acompanhar o a produção Concentrado Polieletrolítico para Hemodiálise – CPHD. Processo a qual se inicia na aquisição da matéria-prima (bicarbonato, sódio e potássio). Essa atividade é realizada pelo farmacêutico responsável, bem como conferencia e inspeção do recebimento, devidamente documentada e registrada, sendo que cada lote recebido deve ser, avaliado quanto a identidade, pureza microbiológica e endotoxinas bacterianas.

O processo de produção CPHD é realizado na seguinte forma, primeiro é realizada a segregação da matéria prima, em seguida executa a pesagem e fracionamento correspondente à produção diária do concentrado. Posteriormente  é iniciado a manipulação das soluções, que consiste em uma diluição  da matéria prima com água, processo  a qual é realizado com auxilio de um sistema automatizado que permite também a seguida a mistura do concentrado.

Depois de produzidas as soluções de diálise ainda passam por um rigoroso controle de qualidade, onde são avaliadas quanto ao seu pH, condutividade, densidade, teor e só depois de aprovadas é que são liberados para serem utilizadas nas sessões de diálise. É realizado também a análises do concentrado final por laboratório externo qualificado o que evita e descarta qualquer possibilidade de contaminação ou divergência nas concentrações de composto das soluções.

Controle de qualidade da água purificada

A água para fabricação de CPHD é obtida através do tratamento da água potável, em por sistema osmose reversa, que garante a obtenção de água purificada. O sistema de tratamento da água deve sua qualidade garantida através de validação dos parâmetros microbiológicos e físico-químicos. Para verificação da pureza da água, sendo necessária realização de teste em laboratórios terceirizados para confirmar a qualidade da água utilizada, atendendo aos limites e periodicidade de análises descritas na legislação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (134.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com