TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do exame físico para sua profissão

Por:   •  25/4/2018  •  Seminário  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Feevale

Instituto de Ciências da Saúde

Semiologia

Avaliação 1

OBSERVAÇÃO: grupos formados por colegas de diferentes cursos devem responder as questões de modo interdisciplinar, buscando abordar os saberes de todas as áreas.

  1. Qual a importância do exame físico para sua profissão?

R: No âmbito farmacêutico é uma prática profissional que visa a identificação de sinais (verificação de pressão arterial, glicose, febre) e sintomas em distúrbios menores para posterior decisão terapêutica do medicamento isento de prescrição (MIP) mais efetivo e seguro. Porém o profissional farmacêutico não pode realizar diagnóstico, orientando o paciente a buscar ajuda médica.

  1. Qual a relação entre exame físico e recursos tecnológicos?

R: Exame físico tem como base a anamnese onde o profissional da área da saúde faz uma entrevista conversando com o paciente, com objetivos e finalidades pré-estabelecidas para dar um diagnóstico especifico, é realizado, a partir de um exame físico bem-feito, onde busca-se os recursos tecnológico para confirmação de algum problema encontrado no exame físico.

  1. Por que o exame físico se constitui como a base da relação profissional-paciente?

R: É o momento que o profissional e o paciente tem a oportunidade de       estabelecer um vínculo, onde o profissional acolhe o paciente em suas queixas. Passa seu parecer e diagnostico com empatia, buscando esclarecer dúvidas do paciente.

  1. Quais são os procedimentos base que constituem o método clínico?

R: O método clinico é constituído pela entrevista, inspeção, palpação, percussão, ausculta e o uso de alguns instrumentos e aparelhos simples.

  1. Cite e descreva:

R: Objetivo Físico; Ambiente adequado, constituído por uma sala privativa, com iluminação adequada, ambiente limpo e com os instrumentos necessários para realização dos exames físicos.

Objetivo Cultural:

 Com relação ao profissional é necessário ter ética, falar de forma que o paciente compreenda, o profissional deve estar com uma boa aparência fazendo uso de um jaleco limpo.

Com relação ao paciente

Levar em consideração os componentes culturais do paciente, respeitando suas crenças, buscando atender suas necessidades e expectativas, levando em consideração também a linguagem e a forma do mesmo expor suas queixas.

Com relação a comunidade

O profissional precisa conhecer os recursos assistenciais disponíveis no local onde irá realizar sua atividade observando as condições encontradas no munícipio e do paciente. É necessário também conhecer as condições sanitárias e de saúde da comunidade onde irá atuar.

Objetivo Social do Método Clínico:

Conseguir que o paciente exponha suas informações e buscar estar atento a indícios subliminares e controlar suas próprias manifestações deixando o paciente expressar suas queixas de forma respeitosa.

  1. Liste e descreva os elementos básicos da anamnese.

R: Identificação: nome do paciente, idade, peso, estado civil, raça, etnia, profissão e com quem mora.

Queixa principal: o que o paciente sente, onde sente dor (com as palavras do paciente).

História da doença atual: a quanto tempo o paciente tem a doença, algum evento que desencadeou e o tipo de desconforto.

História médica regressa: doenças previas, medicamentos, alergias, imunização e padrão genético.

História familiar: doenças encontradas na família (pai, mãe e irmãos).

Perfil psicossocial: meio em que está inserido, ocupação, trabalho, estilo de vida, prática de exercícios, sedentarismo e hábitos alimentares.

  1. Quais são os sinais vitais que aferimos ao realizar o exame físico? Quais são seus valores considerados normais para um adulto?

R: Pressão arterial, normal para um adulto 120x80 mmHg, batimentos cardíacos, normal para um adulto 60x100 bpm e respiratória normal para um adulto 12 a 20 r.p.m.

  1. Como é realizado o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica (questão bônus)?

R: Realiza-se aferição de pressão, conforme resultado é classificado em pressão normal menor que 120mmHg, pré-hipertensão 120-139mmHg, hipertensão estagio I 140-159 mmHg e hipertensão estagio II maior ou igual a 160 mmHg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com