TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logica Trabalho Pim

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

        Estatística

Com 107 parques municipais registrados na prefeitura de São Paulo e um patrimônio que enaltece a biodiversidade. O parque oferece um espaço de educação ambiental, oferecendo muitos benefícios para seus usuários. Dentre as atividades físicas, lazer, apresentações culturais. Neste formato temos as seguintes classificações sobre os parques. 

Urbanos - estão situados dentro da cidade e se caracterizam por proteger trechos de mata dentro do perímetro urbano. Possuem um sistema próprio de administração, portaria, zeladoria e proteção física ao seu redor (ex.: gradis) e um Conselho Gestor, que é consultivo. Seu foco é a proteção da biodiversidade, mas é possível usar suas dependências para o lazer. (PREFEITURA DE SÃO PAULO/MEIO AMBIENTE/15/02/2019)

Lineares - os parques lineares possuem uma função específica, que é proteger as margens de rios e córregos, e podem oferecer alguns recursos de lazer, de acordo com o espaço disponível. Outra característica é ser geralmente aberto (sem gradis) e com pouca ou nenhuma infraestrutura administrativa. (PREFEITURA DE SÃO PAULO/MEIO AMBIENTE/15/02/2019)

Naturais - esses parques naturais são Unidades de Conservação (UCs), com o objetivo de proteger e preservar a flora e a fauna silvestre. As UCs podem ser classificadas como Áreas de Proteção Integral (elas ficam 100% fechadas para qualquer tipo de atividade) e as Áreas de Uso Sustentável (que permitem o convívio humano, desde que o manejo seja responsável). (PREFEITURA DE SÃO PAULO/MEIO AMBIENTE/15/02/2019)

APURAÇÃO DOS DADOS

A presente pesquisa com o objetivo de caracteriza -se como descritiva, quanto aos procedimentos levantados, e por uma abordagem quantitativa. Para identificar e selecionar estudos relevantes sobre o tema, De modo que satisfaça os princípios para realizar a pesquisa. Para a coleta dos dados foi verificado de forma estruturadas, com os moradores de diferentes regiões da cidade de São Paulo, que foi implantado com o objetivo de a) identificar atrativos que estão presentes nos parques; b) os benefícios dos parques; c) frequência de utilização dos parques.  

Após a escolha das diretrizes do questionário, foram devidamente aplicados com os frequentadores dos parques. A amostra foi composta por 50 indivíduos de diversas regiões de São Paulo.

O questionário aplicado foi composto         dos seguintes tópicos: em primeiro lugar buscou-se entender o perfil dos usuários (gênero; idade; ocupação e local residência). Logo após foi estruturado 03 perguntas com o foco de entender a relação do usuário com o parque. O Quadro 01 apresenta os dados brutos coletados na pesquisa.

  Quadro 1 – Parâmetros das variáveis utilizados na pesquisa

Requisitos

Respostas

Total

Gênero

Masculino

23

Feminino

27

Idade

18-25

15

26-35

20

39-45

10

Acima de 46

5

Ocupação

Assistente ADM

10

Estudante

10

Gerente

10

Aposentados

9

Do Lar

11

Local Residencial

Ibirapuera

11

Moema

5

Barra Funda

4

Mooca

6

Limão

6

Osasco

8

Jabaquara

10

Fonte: Elaborado pelo autor

1. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

        Apresenta-se nesta seção a descrição e os resultados da pesquisa. Com o foco em analisar o interesse da população nas atividades dos parques urbanos no Município. Nas tabelas 1,2,3,4, analisa-se o perfil do usuário dos parques quanto a gênero, idade, ocupação e local.

Tabela 1 – Analise Descritiva do gênero

Gênero

Frequência

Porcentagem

Masculino

23

46,00%

Feminino

27

54,00%

Total

50

100,00%


Fonte: Dados da pesquisa

        Foi verificado na Tabela 1 que a frequência feminina significativamente e maior do que a masculina. As mulheres representam 54,00% dos usuários dos parques. Através das analises identifica-se que as mulheres se destacam-se na ocupação dos parques em busca de desenvolver atividades físicas e pelo desejo de saúde e de relaxamento, enquanto os homens focam mais em competições e desejo de saúde.

        Na Tabela 2 demonstra a analise descritiva da idade dos usuários.

Tabela 2 – Analise Descritiva de Idade

Idade

Frequência

Porcentagem

18-25

15

30,00%

26-35

20

40,00%

39-45

10

20,00%

Acima de 46

5

10,00%

Total

50

100,00%


Fonte :Dados da pesquisa

A idade dos usuários dos parques conforme a tabela 2, foram agrupadas em 4 faixas etárias. Ao analisarmos quantitativamente a amostra dos resultados, verifica-se que temos um grau de maior elevação na utilização na faixa etária de 26 a 35, 40,00%. Esse número se apresenta, pois, as pessoas estão buscando cada vez mais qualidade de vida e realizar algum exercício físico, sair do sedentarismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com