TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de vida está ligada a diversos fatores, alimentação, auto estima, relaxamento e auto conhecimento

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.254 Palavras (22 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 22

CASO CLÍNICO

A qualidade de vida está ligada a diversos fatores, alimentação, auto estima, relaxamento e auto conhecimento. No caso clínico analisado podemos ver alguns termos que devem ser bem esclarecidos, como a definição de anemia, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado de carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. Outro termo que deve ser abordado é o conceito de estresse, o estresse (ou stress) é a tensão física ou psicológica fora do habitual, o corpo fica sobre algum tipo de pressão o que provoca um estado ansioso no organismo, esse estado pode gerar doenças psicológicas e físicas, para fazer o tratamento é necessário saber a fonte do estresse, o que gerou o estresse naquele indivíduo.

NUTRIÇÃO

No caso clínico podemos observar alguns sintomas que podem ser relacionados entre si através do estresse, no texto podemos também ver efeitos físicos da deficiência de elementos, o tratamento utilizado no SPA envolve Nutricionista, Fisioterapeuta e um profissional da área de Embelezamento, analisando o caso foram recomendados tratamentos para as carências do corpo do paciente. O que pode ter gerado o enfraquecimento das unhas e cabelos daquela pessoa? O estresse em si causa esses sintomas, no caso analisado, há várias deficiências que podem apresentar os sintomas de queda de cabelo e unhas fracas, podem estar associados também a deficiência de ferro e de cálcio que é descrita, o ferro é um mineral extremamente importante em nossas vidas, ele auxilia no sistema imune e ajuda a realizar o transporte de oxigênio nas células, é vital para a produção de energia no nosso corpo é distribuído principalmente no sangue (hemoglobina) e no músculo (mioglobina), quando em deficiência gera anemia, os sintomas são: fraqueza, cansaço, dores de cabeça, baixa imunidade, palidez e temperatura corporal alterada, para a melhor absorção do ferro em alimentos de origem vegetal como espinafre, cereais integrais, aspargo, cenouras e cerejas é necessário reforçar o uso de alimentos ricos em vitamina C que além de ajudar na absorção do ferro tem a função de síntese do colágeno, antioxidante, fortalece a resistência contra infecções, já nos alimentos de origem animal como aves, ovos, fígado a absorção do ferro é facilitada e não é necessário usar a vitamina C como facilitadora. Já o cálcio que é o mineral mais abundante do organismo e que 90% dele é necessário para a formação de nossos ossos e dentes, também participa da permeação das células, na contração muscular e na liberação de hormônios, em deficiência esse mineral gera irritabilidade, agitação, nervosismo, insônia, diminuição da memória, hipertensão, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e dentes, entre outros, pode ser tratado com o consumo de leite e seus derivados, alguns peixes quando consumidos com as espinhas, tofu, hortaliças verde escuras e outros legumes, para a melhor absorção do cálcio é necessário o controle da vitamina D que ajuda na formação dos ossos e vita sua descalcificação.

O que é anemia? A anemia está totalmente associada a alimentação, é uma doença relativamente comum nos dias de hoje. É o resultado da falta de glóbulos vermelhos, pode ser aguda (perda excessiva de sangue), crônica/hereditária (causada por uma mutação genética, que deforma os glóbulos vermelhos) e adquirida (deficiência nutricional e na gestação por deficiência de ferro) e também pode ser adquirida por falta de vitamina B12 ou ácido fólico. Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de anemia, podem haver casos de pressão baixa (anemia aguda), palidez, cansaço, falta de memória, fraqueza, tontura, sonolência, falta de ar, dores musculares e taquicardia. Para o tratamento da anemia é necessário seguir uma dieta, mesmo quando há um tratamento via medicamentos, alguns alimentos ricos em ferro são: beterraba, nozes, vagem, feijão, lentilha e alimentos escuros de modo geral, para a melhor absorção do ferro em alimentos de origem vegetal é necessária a vitamina C, já os alimentos de origem animal como carne vermelha, fígado, ovos, ostra e atum tem o ferro melhor absorvido. Há alguns alimentos que em excesso podem contribuir para um caso de anemia, como: chás, café, vinho tinto ou uma dieta com fibras em excesso.

Em quais funções do nosso corpo a deficiência do magnésio afeta? E no caso clínico analisado, onde essa deficiência é evidenciada? O magnésio é um macro elemento de menor quantidade em nosso organismo mas possui uma função muito importante pois ajuda a regular mais de trezentas ações das enzimas, age também nos estímulos neurais e passagem de íons nas células, geralmente a deficiência de magnésio está associada a deficiência de cálcio, no caso clínico a insônia, a ansiedade que também está associada ao estresse e a dor do pescoço relacionada com a tensão muscular. Alguns alimentos que são ricos em magnésio: amêndoas, algumas sementes como a de girassol e abóbora, figo, limão, maça, vegetais verde escuros, aipo, alfafa, arroz integral, cacau e frutos do mar.

COSMETOLOGIA E TRATAMENTO ESTÉTICO

Como deve ser tratada a pele do cliente em questão para resolver os problemas de foto envelhecimento e de manchas? O envelhecimento da pele de forma geral depende de fatores genéticos, fatores ambientais ou de foto envelhecimento, o envelhecimento é um processo natural, quando nascemos começamos a envelhecer, no caso clínico analisado há foto envelhecimento que gera falta de elasticidade na pele, surgimentos de rugas e manchas, ele aparece principalmente na região do rosto, mãos e colo pois são as regiões mais expostas ao sol e as agressões externas, tecnicamente falando é o aumento da quantidade de fibroblastos na derme e alteração em um grupo de células, os principais causadores são as radiações UVA e UVB, a primeira penetra profundamente na pele e é a radiação de maior quantidade na luz solar, incide desde o amanhecer até o escurecer varia de acordo com a estação do ano, provoca envelhecimento e a pigmentação na pele, já a radiação UVB, ele incide das 10 horas da manhã até as 16 horas, atua na epiderme, de maneira mais superficial do que a UVA, mas provoca queimaduras, manchas e câncer de pele, essas radiações juntas formam os radicais livres. Além do cuidado homecare (deve ser feito com um creme revitalizante com ativos como: Óleo de melaleuca, vitamina E, isoflavona, lanolina, colágeno e oligominerais), podem ser utilizados alguns procedimentos estético para a melhora da pele foto envelhecida, o peeling e micro correntes que estimulam a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (252.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com