TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios físicos, Auto-estima E Auto-imagem Em Idosos Asilados.

Casos: Exercícios físicos, Auto-estima E Auto-imagem Em Idosos Asilados.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  1.638 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios físicos, auto-estima e auto-imagem em idosos asilados.

A auto-imagem é conceituada por Schilder (1981) como a representação e a figuração de nosso corpo formada em nossa mente, ou seja, o modo pelo qual o corpo se apresenta para nós, enquanto que a auto-estima decorre da atitude positiva ou negativa que a pessoa tem de si mesmo. Auto-estima é o que a pessoa sente a respeito de si mesma (Mosquera, 1976).

Para o ser humano, a imagem corporal desempenha um papel importante na consciência de si. Schilder (1981) afirma que a imagem corporal é tanto imagem mental quanto percepção; se a percepção do corpo é positiva a auto-imagem será positiva, e se há satisfação com a imagem do seu corpo, a auto-estima será melhor. A imagem do corpo pode ser modificada pela prática de atividades físicas como a ginástica, dança entre outras que modificam a postura corporal. O ser humano é dependente do seu corpo, das habilidades, roupas, cabelos, bem como da integração e harmonia com relação ao “eu”. A atividade física se constitui em uma forma de envelhecer ativo, para que os idosos, mesmo asilados, possam ter autonomia e independência por mais tempo com melhor auto-estima.

Os idosos ao ingressarem nos asilos começam a apresentar limitações intelectuais e físicas que se tornam evidentes na realização das atividades da vida diária. É um desafio fazer com que os idosos durante sua existência aproveitem melhor o tempo que lhes resta de maneira saudável, independente, com autonomia, sentindo-se bem e, dentro do possível, com melhor qualidade de vida. Por isto, a proposta é incluir na rotina dos idosos da instituição asilar a prática sistemática de exercícios físicos, como forma de contribuir na sua imagem corporal e na sua auto-estima. Portanto, este estudo teve como objetivo verificar os efeitos da implementação de um programa de exercício físicos sistemáticos sobre a auto-imagem e auto-estima de idosos institucionalizados.

A população foi constituída por idosas do asilo Sociedade Espírita dos obreiros da Vida Eterna, localizado em Florianópolis /SC, que não tinham nenhum tipo de atividade física, recreação e lazer. Participaram da amostra 29 idosas acima de 60 anos. Estas apresentavam condições de realizar o programa de exercícios físicos proposto, 15 constituíram o grupo experimental e 14 o grupo controle.

Foi aplicado o questionário de exercícios físicos, auto-imagem e auto-estima em idosos asilados. O programa de exercício físico sistemático aplicado na instituição asilar foi realizado três vezes por semana, durante 5 meses, com um total de 70 sessões de 60 min, sendo 10 minutos de alongamento, 15 minutos de caminhada, 10 minutos de dança, 15 minutos de trabalho de equilíbrio, força e flexibilidade e 10 minutos de relaxamento final.

Pode-se observar que houve diferença significante na auto-estima do grupo experimental, e na auto-imagem do grupo controle. Esses resultados mostram que a atividade física pode ter influenciado também as idosas do grupo controle, que estavam presentes no local e assistiam na maioria das vezes às aulas ministradas. Neste período, algumas idosas do grupo experimental adoeceram o que pode ter modificado a percepção em relação às questões aplicadas. Os idosos do grupo experimental apresentam melhora acentuada na auto-estima e auto-imagem em relação ao grupo controle.

Observou-se que desde o início do programa de exercícios físicos na instituição asilar, houve modificações na imagem corporal das idosas como a utilização de roupas coloridas, bijuterias variadas, unhas pintadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com