TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FATOR GERADOR NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.634 Palavras (19 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 19

QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FATOR GERADOR NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo identificar a influência entre a qualidade percebida e a satisfação dos clientes, definir os fatores relacionados à qualidade em serviços e por fim estudar as diretrizes da prestação de serviços. Compreender a real importância da qualidade na prestação de serviço e o seu impacto sobre o cenário econômico social. Sabendo que o objetivo principal deste artigo é analisar e Identificar a influência entre a qualidade percebida e a satisfação dos clientes. Com os conceitos voltados a serviços, definindo sua importância no processo de satisfação dos clientes, abordando as características dos serviços, definição de qualidade, qualidade dos serviços, atendimento e satisfação. O trabalho foi desenvolvido por intermédio de uma revisão bibliográfica buscando os conceitos referentes a qualidade, qualidade em serviços e a sua importância para a satisfação dos consumidor/cliente. Explicar o que é a qualidade e seus conceitos passados e contemporâneos faz com que seja criado um contraponto entre o passado e o presente de forma que fique nítida a evolução e a importância da qualidade para o setor de serviços.

Palavras-chave: qualidade, qualidade em serviços, qualidade percebida e satisfação dos clientes.

ABSTRACT

This study aims to identify the influence between perceived quality and customer satisfaction , define the factors related to service quality and finally study the guidelines of performance . Understand the real importance of quality in service delivery and its impact on the economic social . Knowing that the main objective of this paper is to analyze and identify the influence between perceived quality and customer satisfaction . With the concepts services aimed at defining its importance in customer satisfaction by addressing the characteristics of services , definition of quality , service quality , customer service and satisfaction . The work was developed through a literature review seeking the concepts relating to quality , service quality and its importance to the satisfaction of the consumer / customer . Explain what is quality and its past and contemporary concepts makes it created a counterpoint between past and present crisp let the evolution and importance of quality for the services sector.  

Keywords: quality, service quality, perceived quality and customer satisfaction.

 

INTRODUÇÃO

A qualidade nos serviços é muito importante em todas as organizações, pois, é através dela que será gerada a satisfação dos clientes, portanto, um bom clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos colaboradores de uma empresa o qual é transmitido ao cliente externo. Deste modo, no que tange o atendimento é preciso atendê-lo com cortesia, escutá-lo atentamente, levar em conta suas precisões para assim, viabilizar os serviços e informações que representem uma resposta favorável as suas necessidades, contudo não basta ter serviços disponíveis se não houver qualidade na prestação dos serviços e no atendimento.

É de suma importância que se tenha conhecimento necessário para fazer o uso correto dos seus recursos sejam eles materiais ou humanos, assim atingindo o seu objetivo principal clientes totalmente satisfeitos com seus serviços e atendimento. Levando em conta suas necessidades, quando o colaborador se coloca no lugar do cliente e o atende com agilidade e presteza daí esta ocorrendo um bom atendimento e consequentemente, gerando-se assim qualidade no serviço prestado.  Portanto os fatores que identificam a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços são: Conhecimento, motivação, atitude, respeito ao consumidor, visão sistêmica do problema. Quando é a necessidade do cliente, que o mesmo ao adentrar em um estabelecimento, veio em busca de algo seja informação ou a prestação de um serviço.

O objetivo do presente trabalho é colaborar para o entendimento da importância da qualidade para a prestação de serviços, bem como evidenciar o espaço que o atendimento vem tendo no que se refere a obtenção de uma oferta de serviço com qualidade. Este trabalho está dividido da seguinte maneira a princípio trás o conceito de qualidade com a visão de vários autores, seguido da qualidade em serviços, qualidade percebida e por fim traz o atendimento como fator gerador para a satisfação do cliente.

CONCEITUANDO QUALIDADE

O fenômeno da globalização trouxe consigo, o aumento do senso crítico dos clientes, o que obrigou as organizações a se preocuparem com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por estas. A busca pela implantação dos sistemas de gestão da qualidade os (SGQ) atrelados a utilização das ferramentas da qualidade com o intuito de otimizar os recursos e padronizar os processos da organização buscando a eficiência e a eficácia e por conseguinte um aumento da produtividade.

Atualmente os clientes ao procurarem determinado produto ou serviço, sempre procuraram ver a qualidade destes. Muito se tem ouvido falar em qualidade. Mas afinal o que é qualidade?  Segundo Kotler (2000) pode-se conceituar qualidade como qualquer coisa que os clientes afirmam ser, e a qualidade de um produto ou serviço, em particular, é qualquer coisa que o cliente perceba como tal.

Fazendo um apanhado geral para conceituarmos qualidade podemos defini-la como uma variável precisa e mensurável com diversidade de algumas características adicionais que somam ao valor final do produto. Então podemos inferir que a qualidade é adequação ao uso, sendo ligada a diversas áreas tais como: produto, produção, consumidor e valor.

Para o Inmetro compreende-se por qualidade o grau de atendimento ou de conformidade de um produto, processo ou serviço, ou ainda um profissional que atenda os requisitos mínimos em normas ou regulamentos técnicos levando sempre em consideração o baixo.

Segundo Assih qualidade é sinônimo de excelência, dito de outra maneira é fornecer o melhor possível dentro das especificações do produto ou serviço. Também é tida como sinônimo de conformidade, que quer dizer produtos que correspondam precisamente às especificações de projeto. Qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores.

De acordo com Jordão (2011), a qualidade é um processo inesgotável de busca pela qualidade dentro das organizações é muito difícil de ser atingida, devida a característica das organizações que é de crescimento, pois ao se atingir um objetivo já existe outros a serem alcançados ou melhorias a serem feitas no processo. Para que uma organização afirme que existe qualidade em todos os seus processos é necessário que clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas estejam satisfeitos, diante disso, é correto afirmar que a busca pela qualidade precisa ser permanente e contínua, jamais deve para no primeiro entrave que esbarrar, deve seguir adiante, pois novas etapas virão e a organização necessita que a qualidade nos seus processos seja uma constante, porque as organizações que possuem qualidade em seus processos têm vantagem competitiva em relação às demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com