TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Seleção de Medicamentos

Por:   •  14/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS (PADRONIZAÇÃO)

Antigamente seleção de medicamentos era muito conhecida como padronização de medicamentos, mas houve uma justificativa pra se mudar esse nome, que é pra agregar um pouco mais de ênfase ao principal objetivo que é essa rotina realizada na farmácia hospitalar.

Quando se fala em padronizado, sabemos que tudo vai ser igual ex: em uma escola todos usam a mesma cor de camiseta.

Agora quando se fala em seleção, quer dizer que foi avaliado alguns critérios, feito uma comparação para escolher alguns (medicamentos) ex: se ele é mais barato, ou qual vai ser melhor para o hospital, cabe a cada hospital fazer a seleção de medicamentos que lhe adaptem a realidade, pois tem que ver o perfil do paciente atendido no hospital.

Definição de seleção de medicamentos : é um processo dinâmico, contínuo, multidisciplinar e participativo. Quando fala dinâmico e contínuo quer dizer que é um processo que tem que ter agilidade nunca para sempre tem que estar atualizando, no mercado vão surgindo novos medicamentos então tem que avaliar a seleção feita, ver se está de acordo com o mercado com as novas atualizações. É multidisciplinar porque não é só responsabilidade do farmacêutico fazer, também entra o enfermeiro ( pq ele administra o medicamento no paciente, então o enfermeiro pode relacionar reações adversas que o paciente ta tendo na hora da administração), o médico também precisa estar envolvido, e alguém da administração que vai mexer com a parte financeira. É participativo, pq envolve farmacêutico, médico, enfermeiro, e se essas pessoas não tiverem motivadas não vai ter seleção de medicamentos.

Objetivo de seleção de medicamentos : garantir a Eficácia, segurança, qualidade e custo ao paciente.

Exemplo de seleção de medicamentos em um hospital : é separado por classe, na classe de antiácidos e inibidores da secreção gástrica o hospital tem : hidróxido de alumínio, omeprazol e ranitidina, o médico deve prescrever de acordo com o medicamento padronizado que são esses citados.

Também a seleção de medicamentos é feita por Forma farmacêutica exemplo a Dipirona, tem as seguintes formas :

Xarope, gotas, comprimido, injetável, supositório,à pode aplicar os princípios da seleção de medicamentos e fazer um corte de algum deles, reduzindo o numero de diversas formas farmacêuticas em um hospital, baseado no princípio da intercambialidade , por ex: dentro desses medicamentos citados a cima alguns deles são utilizados por via oral, ou seja vai ter três medicamentos que vai utilizar

a mesma via, preciso excluir alguns medicamentos e para isso tem que ver qual é o tipo de hospital, se é geral ou é um pediátrico, nesse caso do nosso exemplos vamos supor que seja um hospital geral, o primeiro medicamento a excluir seria o xarope pq só consegue atender criança não atende o adulto, o próximo medicamento cortado seria o comprimido, pq ele só adente adulto e não criança, Então dos medicamentos de uso oral só ficaria a forma de gotas, que consegue atender tanto criança como adulto. Então no total ficaria com três que seria a forma de gotas, injetável e supositório, se tivesse ainda que cortar mais um, cortaria o supositório, pq em casos de um hospital estar com muita falta de medicamento, pode abrir uma ampola de injeção e dar pro paciente.

Qual a necessidade de selecionarmos os medicamentos na instituição hospitalar? É necessário para ter um controle, porque o médico pode prescrever um medicamento que vai custar 10 vezes mais que o outro, podendo ter um gasto muito grande, a necessidade de padronizar é também pra deter um pouco a indústria farmacêutica pra dentro do hospital.

- Estudo da organização mundial da saúde , é um pouco antigo mas reflete a realidade, foi realizado de 1975 a 1984 – foram feitas 508 novas moléculas lançadas no mercado farmacêutico mundial, dizendo que eram supostamente novas, destas 508, 398 tinham estruturas antigas, só pegaram algumas novas indicações pra aquele medicamento. Dos 110 fármacos que sobraram ( que seria supostamente novos) 75 deles não apresentavam vantagem terapêutica, então destes 508 os que realmente eram novas era apenas 35.

Dados de mais o menos 10 anos atrás, no Brasil tinha 25 mil apresentações comerciais 8 mil marcas de medicamentos para 2 mil princípios ativos, hoje esses valores ampliaram muito. Muitos desses medicamentos entram no mercado sem comprovação de eficácia clínica, entram com inaceitável relação risco/benefício ex: Celebra é um anti-inflamatório seletivo, e ele teve uma restrição de venda pq existe risco de provocar infarto. (voltando) esses valores estão cada vez mais aumentando, e existe uma pressão muito grande da indústria farmacêutica, pra fabricar medicamentos, hoje em dia eles tentam fabricar em grandes quantidades, é possível observar isso vendo a quantidade de fabricantes de dipirona no Brasil, e também tem a pressão da indústria farmacêutica para o uso irracional de medicamentos, ex: foi lançado um determinado medicamento que é para diabéticos e dizia que tbm era eficaz para o emagrecimento, isso foi estampado na capa da revista veja, e no dia seguinte do lançamento da revista veja acabou o medicamento em todas as farmácias.

Objetivos principais da seleção de medicamentos

-É implantar políticas de utilização de medicamentos, refere-se não só a padronizar, selecionar medicamentos, mas quando fala em seleção de medicamentos está envolvido a maneira que irá utilizar esse medicamento.

- promover a atualização e reciclagem visando inibir a ação da indústria farmacêutica, por que se primeiro levar a informação para equipe do hospital, precisa ver se o medicamento foi testado e se tem muito efeito colateral

- reduzir gastos

O uso irracional de medicamentos seria usar de forma errada ou uma associação de medicamentos errados, não recomendada pelos livro de farmacologia e bula. Então quando se fala de política de utilização de medicamentos, dentro de um hospital além de selecionar os medicamentos irá ditar regras de como deverá ser usa o medicamento ex: azitromicina usar 1 por dia no máximo por 7 dias; antibiótico terapia no máximo 14 dias é preciso mudar por que não faz mais efeito.

O que entende por uso segura e irracional de medicamentos?

Racional é obter o melhor efeito, com menor números de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com