TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Zica Vírus e Seus Efeitos

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Zika, dengue e chikungunya: desafios e questões

Resumo Comentado

Por Andreia Machado, 201708446486

Faculdade Estácio de Sá

São José 03 de outubro de 2018

Zika, dengue e chikungunya: desafios e questões

Dengue, zika e chikungunya são vírus transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti, infectado.

Em comum, além de serem transmitidas pela picada do mesmo mosquito, as doenças aparecem em fases agudas, podem dar mal-estar, dores pelo corpo e de cabeça, e febre. Entre as diferenças, a dor de cabeça costuma ser mais intensa na dengue, enquanto a dor nas articulações é mais intensa na chikungunya e o Zika raramente apresenta febre ou outros sintomas mais característicos. A infecção pelo Zika costuma apresentar também um quadro de conjuntivite em cerca de metade das pessoas, a vermelhidão no corpo costuma coçar e ela pode causar um aumento dos gânglios, sinais que não estão presentes nas outras duas, apesar de todas as doenças causarem cansaço e dor no corpo, no caso da chikungunya, a dor nas articulações é incapacitante e também pode causar inchaço.

As principais complicações da dengue são choque circulatório, hemorragias, complicações viscerais como hepatite e encefalite, entre outras. O choque pode ocasionar diversas complicações neurológicas, cardiorrespiratórias, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural, além de poder levar a óbito.

As complicações do Zika num adulto são de ordem neurológica, como a Síndrome de Guillain-Barré. Também no caso das gestantes, há o risco de problema de desenvolvimento fetal, acarretando no nascimento do bebê com microcefalia e outras más formações.

No caso do chikungunya, as principais complicações são a demora para resolução dos sintomas, principalmente as dores articulares, o que pode fazer com que a pessoa demore várias semanas para retomar suas atividades diárias, além da possibilidade de reativação da doença depois de um período de melhora.

As medidas de combate são simples fáceis e teoricamente rápidos:

As altas estatísticas de contaminação pelo Aedes aegypti se dão, entre muitos fatores, por ele ser um mosquito doméstico, que se aloja dentro ou próximo a domicílios, principalmente em áreas urbanas e locais com alta densidade populacional. Os surtos de contaminação costumam acontecer no verão.

Primeiramente a prevenção evite o acúmulo de água, Use repelente, Coloque areia nos vasos de plantas, Coloque desinfetante nos ralos, Limpe as calhas, Coloque tela nas janelas, Lagos caseiros, piscinas e aquários devem sempre estar limpos, não deixar agua parada, evitar locais abandonados entre outras mas todas elas simples faltando a maior de todas as medidas a conscientização da população.

As principais dificuldades para o combate são

A comercialização da imagem das doenças tanto por empresas quanto pela mídia além da falta de conscientização do povo. Tais comercializações acabam atrapalhando de tal forma que uma doença acabou virando comercio altamente lucrativo acabando por si mesmo ser mais rentável do que a “cura” do problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com