TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vigilância em saúde do trabalhador

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

A Vigilância em Saúde do Trabalhador

A Saúde do trabalhador é uma área técnica da saúde pública que busca intervir entre o sistema produtivo e  e a saúde, de forma integrada com outras ciências da saúde, que visa a preservação da saúde dos trabalhadores, com uma visão de prevenção, curativa com a reabilitação de funções e readaptação profissional.

Visa a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, através de ações de promação, reabilitação e vigilância na área de saúde.

Finalidade de promover um meio ambiente de trabalho livre de doenças e acidentes decorrentes do trabalho, melhorando as condições de trabalho e minimizando as consequências prejudiciais.

As diretrizes compreende a atenção integral a saúde, articulação intra e intersetorial, a participação popular e o apoio a estudos e a capacitação dos recursos humanos.

Objetivo de previnir e diminuir riscos de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, através de medidas como fiscalização e promoção de eventos técnicos.

As ações de vigilância em saúde do trabalhador serão desenvolvidas, de forma que o objeto de análise passe a se constituir em objeto de pesquisa e investigação ao longo do tempo como preconiza a Portaria nº 3120.

Fazem parte do processo de vigilância em saúde do trabalhador

A organização das informações, Realização de assistência, fiscalização do ambiente de trabalho e Municipalização.

PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

A vigilância em saúde do trabalhador pauta-se nos princípios do sistema único de saúde, e dada as peculiaridades da área, pode ter acressidas outras diretrizes plenamente compatíveis e que são resumidos da seguinte forma: UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE, CONTROLE SOCIAL, DESCENTARLIZAÇÃO, INTERSETORIALIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE...

Vigilância e a saúde do trabalhador

O CEREST  tem missão de prestar suporte técnico-científico para o pleno funcionamento da red estadual de atenção a saúde do trabalhador no SUS e, assim contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores.

A VISAT deve ser compreendida como uma atuação contínua, sistemática e com controle social ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes dos problemas de saúde e dos fatores de risco relacionados ao processo de trabalho em seu aspecto organizacional, social, econômico epdemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar as intervenções sobre os mesmos de forma a eliminá-los ou controlá-los.

RENAST

integra a rede de serviço do SUS, voltados a promoção, a assistência ea vigilância, para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador.

PRINCIPAIS AÇÕES

1-estruturação da rede de Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

2-Implementação das açoes de promoção e vigilância em saúde em trabalhador.

3-Indicação de serviço de saúde do trabalhador de retaguarda.

4-Inclusão das ações de saúde do trabalhador em atenção básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com