TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Farmacêutica

Por:   •  11/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE

CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA DE

PROF.ª

ÉTICA FARMACÊUTICA

  1. - Introdução

A dimensão ética da profissão farmacêutica é determinada, em todos os seus atos, pelo benefício ao ser humano, à coletividade ao meio ambiente, sem qualquer discriminação. Podemos chamar de ética farmacêutica o conjunto de normas de procedimento, valores e condutas profissionais aplicadas às peculiaridades do profissional farmacêutico no exercício das atribuições profissionais e nas relações com a comunidade. O Código de Ética Farmacêutica Brasileiro rege que o profissional deve atuar buscando a saúde do paciente, orientando-o em todos os sentidos.

  1.  - Desenvolvimento

2.1 - Ética

O farmacêutico é um profissional da saúde, cumprindo-lhe executar todas as atividades no âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a saúde pública e ainda, todas as ações de educação dirigidas à comunidade na promoção da saúde. O código de ética da profissão farmacêutica tento como o seu legalizador oficial o conselho federal de farmácia (C.R.F), este código é um guia orientador para os profissionais farmacêuticos que orienta para a ética na área farmacêutica seguidos de suas principais resoluções que os a regem, as resoluções. O profissional farmacêutico é um acadêmico generalista, enfim, dono de muitas qualidades e sabedoria, muito conhecimento que em tese o auxiliam a ter sucesso na carreira ou profissão. Embora o conceito de ética não seja homogêneo, pois é praticamente impossível transferir a ética de um a outra mente nos seus mínimos detalhes e por isso muitos dizem que: -Ética cada um tem a sua!

2.2- Atenção Farmacêutica

A Atenção Farmacêutica consiste no mais recente caminho a ser tomado para tal finalidade. Sua atuação profissional inclui uma somatória de atitudes, comportamentos, responsabilidades e habilidades na prestação da farmacoterapia, com o objetivo de alcançar resultados terapêuticos eficientes e seguros, privilegiando a saúde e a qualidade de vida do paciente. Para isso, a prática da Atenção Farmacêutica envolve componentes como a educação em saúde, orientação farmacêutica, dispensação, atendimento farmacêutico e seguimento farmacoterapêutico. O termo ética vem do grego “ethos”, conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento (instituições, afazeres) e da cultura (valores, ideias ou crenças), característicos de uma determinada coletividade. A ética farmacêutica mostra-se em constante reflexão filosófica sobre a moral e a conduta do profissional, onde o Conselho Federal de Farmácia realiza estudos contínuos sobre o tema.

      2.3 - As recentes mudanças na abordagem da ética

Os recentes estudos apontam o desenvolvimento do conceito de “atenção farmacêutica”, como principal declaração de princípios em relação ao objetivo da profissão no âmbito da prática farmacêutica, ocasionando assim mudanças do código de ética, exaltando as obrigações e as responsabilidades de um farmacêutico.

2.4- Deveres do farmacêutico

No cotidiano, o farmacêutico tem que obedecer as normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas, sendo um fiscalizador de órgãos sanitários devendo informar qualquer irregularidade aos órgãos competentes, além de respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar.

2.5 - Responsabilidade social e ambiental do farmacêutico

A responsabilidade social se refere ao comprometimento do farmacêutico em relação a dois fatores importantes: o comportamento ético e desenvolvimento econômico, onde a preocupação é melhorar a qualidade de vida dos empregados, das famílias, bem como a comunidade em geral que estão diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente em que vivem, devendo ter um cuidado especial com o gerenciamento de resíduos evitando assim a degradação do meio ambiente.

2.6 – O autor Arnaldo Zubioli lança o livro “Ética Farmacêutica”

O autor Arnaldo Zubioli, faz uma abordagem crítica no seu livro “ética farmacêutica” sobre a profissão do farmacêutico na sua totalidade. Primeiro ele comenta as consequências do uso de medicamentos sobre a saúde e exalta a importância deste profissional, levando em conta a legislação e a ética no exercício de sua profissão. Zubioli afirma que é preciso que haja algo a mais do que fórmulas químicas, é preciso que haja pessoas conscientes, preocupadas em exercer sua profissão com responsabilidade. A ética que remete ao tema do livro, é apontada pelo autor como o caminho para a realização do ser humano que se empenha em oferecer um serviço de qualidade a sociedade conseguindo assim atingir a felicidade na sua plenitude    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com