TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA "TESTES MICROBIOLÓGICOS NO SETOR FARMACÊUTICO"

Por:   •  23/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Crítica:

“Testes microbiológicos no setor farmacêutico”

        A produção de medicamentos é essencial para a manutenção da saúde humana, pois corresponde ao processamento de fármacos que corroboram com o tratamento de patologias. Ao que imperam estas patologias, o profissional farmacêutico detém grande responsabilidade quanto aos métodos de produção e de transformação das matérias-primas, desta forma exigindo-se um controle rigoroso qual esteja em concordância com o diagnóstico efetivo.

        No estudo desenvolvido por Queissada et al. (2019), os autores buscam aprofundarem-se mais intimamente dos testes microbiológicos, trazendo uma revisão bibliográfica que norteia os conceitos, com também a importância dessa aproximação do setor farmacêutico com a qualidade no processamento de fármacos.

        Falar-se de qualidade é imprescindível ao setor farmacêutico, pois, num ramo de ampla competitividade e de distintos meios de transformação e processamento medicamentoso, reconhecerem-se possíveis deficiências por meio do controle e do monitoramento manipulativo, é fundamental para obtenção do melhor desempenho.

        A metodologia mais eficaz para controle dos fármacos são os testes microbiológicos, quais consistem basicamente na detecção de microrganismos, seja quanto à sua presença, tipologia ou quantidade. Fazem-se necessários no processamento dos fármacos, pois somente ao deter-se conhecimento acerca da existência dos microrganismos, é que o produto final ofertado ao consumidor pode corresponder de forma qualitativa e eficaz para o adequado tratamento da doença. Atualmente, os mais utilizados são os métodos eletroquímicos, bioluminescência e com substratos cromogênicos, através dos tipos coloração de Gram, coloração de flagelos, tinta da china e Zhiel-Neelsen.

        Estabelecerem-se critérios/objetivos para realização de teste também são fundamentais para melhor resultado, pois, tornam permissíveis a identificação dos aspectos microbianos e, como consequência, uma visibilidade dos métodos para prevenção de contaminações e intercorrências, como o agravamento do estado clínico do usuário.

         Segundo os estudiosos, quando ocorre a produção dos medicamentos, várias substâncias ativas de diferentes elementos e compostos são utilizadas. Na presença e inobservância de microrganismos, as substâncias ficam sujeitas a sofrerem intoxicações. Como resultante, há o comprometimento da qualidade do fármaco, qual inviabiliza sua comercialização. Esta inobservância pode provocar inúmeros prejuízos para a organização empresarial, tanto no que diz respeito aos aspectos econômicos, como também provocar danos quanto à confiabilidade do produto, uma vez que compromete o tratamento e a saúde humana.

        A segurança na indústria farmacêutica deve ser levada como princípio ético e norteador do exercício da atividade econômica. Ao trabalhar com seres humanos, o profissional deve ter consciência de sua responsabilidade com a vida e, por este motivo, estar atento ao monitoramento e controle adequado dos processos de produção do fármaco.

        Em que somem os dispositivos existentes para a detecção de possíveis patógenos que comprometam a qualidade do medicamento, os testes microbiológicos devem ser passíveis para averiguar presença de bactérias, fungos, materiais desconhecidos, contaminantes, entre outros. Caso não haja esse rigoroso controle, o profissional farmacêutico não está apenas comprometendo a segurança dos usuários, mas cometendo uma negligência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com