TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste

Trabalho Escolar: Teste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2012  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Passo 1

Acessar o site da IDE Code::Blocks. Disponível em: http://www.codeblocks.org.

De acordo com a Figura 1 podemos visualizar o site da Code::Blocks e analisa-lo para responder as perguntas abaixo.

Figura 1 - Etapa 1

1. Qual benefício vocês encontram no fato da IDE Code::Blocks ser um software distribuído segundo a licença GPL v3.0? Fazer uma pesquisa na internet sobre licenças GPL para responder a esta pergunta.

R: Os benefícios das licenças GPL (Gnu General Public License) para o software da IDE Code::Blocks são:

a. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.

b. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

c. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

d. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

2. Quais benefícios vocês podem relatar a partir do fato de que a IDE Code::Blocks é um software Cross Plataform, ou seja, este software funciona com os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac?

R: A vantagem de um software Cross Platform é que poderá ser usado sem restrições em qualquer um desses sistemas operacionais.

3. Fazer uma avaliação geral do site do Code::Blocks. Vocês consideram um bom site? Ele atendeu às suas necessidades iniciais de acesso e entendimento do Code::Blocks?

R: O site do Code::Blocks é de fácil entendimento, tópicos bem explicativos e com as principais funcionalidades do software, a única dificuldade é que tem de ter um bom conhecimento em inglês, porém, o site em si atendeu todas as minhas necessidades iniciais para utilizar o Code::Blocks.

4. Quais compiladores C e C++ são compatíveis com o Code::Blocks? Veja que o GCC é apenas um dos compiladores disponíveis. De fato, esse compilador vem junto à instalação do Code::Blocks. Que vantagens você acredita existirem numa IDE que pode utilizar vários tipos de Compiladores? Associem a resposta com a resposta do item b.

R: Os compiladores compatíveis com o Code::Blocks são: GCC e G++/MinGW; Digital Mars C/C++; Digital Mars D (com limitações); SDCC (Small Device C Compiler); Microsoft Visual C++ Toolkit 2003; Microsoft Visual C++ Express 2005 (com limitações); Borland C++ 5.5; Watcom C; Intel C++ Compiler; GFortran; GNU ARM; GNU GDC. As vantagens que existem numa IDE que pode ser utilizada em vários Compiladores são que, qualquer pessoa pode ter o uso desse software e criar vários programas a partir do código fonte que traduz uma linguagem mais complexa para uma mais simples.

5. Por fim, fazer uma análise das vantagens de se obter esse tipo de conhecimento em complemento aos conteúdos das disciplinas de Algoritmos e de Programação Estruturada. Vocês conhecem um desenvolvedor que domine um grande conjunto de ferramentas, ainda durante a sua graduação, possuirá um bom diferencial de mercado?

R: As vantagens de ter um amplo conhecimento para complementar as disciplinas Algoritmo e Programação Estruturada, são que além de aprendermos mais sobre o assunto, com certeza será uma das principais ferramentas para desenvolvermos um bom futuro no mercado de trabalho. Um desenvolvedor que domine vários conjuntos de ferramentas, com certeza terá um ótimo desenvolvimento no mercado de trabalho e também será destacado entre os demais na empresa.

Passo 2

Conforme descrito no Passo 2 da ATPS, vamos iniciar o uso do Code::Blocks. Criaremos um programa simples onde o mesmo apresentará uma frase “Hello World!”.

Na Figura 2, mostra a janela do programa em execução onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com