TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE ESCLARECIMENTO SOBRE O USO CONTINUO DO CIGARRO E SUAS DOENÇAS

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

Áreas do Trabalho – Ciências da Saúde

4.06.00.00-9 – Saúde Coletiva

4.03.00.00-5 – Farmácia

ANÁLISE DE ESCLARECIMENTO SOBRE O USO CONTINUO DO CIGARRO E SUAS DOENÇAS

Paloma Fernanda Camatta Arruda1

Norton Ribeiro Timoteo Pereira2

Adriano Carlos Soares3

Kelly Dhayane Abrantes Lima4

Palavras-chave: Fumantes, Doenças causadas pelo cigarro, Vício.

Introdução: O cigarro é sem dúvida um dos produtos mais consumidos e mais lucrativos do mundo, que causam vício, leva a morte aos usuários e prejuízos a saúde de pessoas que convivem com fumantes. Entre as mais de 4.000 substâncias química contidas no cigarro a nicotina é uma das drogas que provocam maior dependência física. A crise de abstinência de nicotina manifesta-se em minutos e é pior do que a de outros alcaloides, como os que existem na maconha, na cocaína e na heroína. No mundo todo, três milhões de pessoas por ano -seis por minuto - morrem por causa do fumo, segundo o livro Mortality From Smoking in Developed Countries 1950-2000, publicado em conjunto pelo Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, da Grã-Bretanha, pela OMS (Organização mundial de Saúde) e pela Sociedade Americana do Câncer. Essa análise das tendências mundiais com relação ao fumo, a mais abrangente até a presente data, engloba 45 países. “Na maioria dos países”, adverte Richard Peto, do Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, “o pior ainda está por vir. O cigarro contribui 22% da mortalidade geral, 30% para origem cardiovascular, 30% para câncer e 30% para doenças respiratórias. Está relacionado as doenças dos vasos e do coração, bronquite crônica, enfisema, câncer de pulmão, laringe, faringe cavidade oral, esôfago, pâncreas e bexiga. “O hábito de fumar está associado aos níveis de cultura e educação dos povos, já que em países menos desenvolvidos encontramos índices mais elevados.”Aponta o site brasilmedicina.com. 

Objetivo: Analisar o conhecimento dos fumantes sobre as doenças causadas pelo cigarro e o nível de informação as pessoas que desejam parar com o vício.

Material e Métodos: Pesquisa de campo do tipo quantitativa, desenvolvida em agosto de 2014 no município de Piedade de Caratinga. Foi aplicado um questionário contendo 10 questões e juntamente ao questionário foi entregue um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para cada entrevistado. O questionário foi aplicado em 10 pessoas com idades entre 23 a 66 anos declarantes fumantes ativos.

Conclusão: Das dez pessoas entrevistadas, todas elas têm ciência das doenças provocadas pelo uso do cigarro, seis já tentaram parar com o vício sendo que duas foram pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Apenas uma pessoa não sabia que o SUS dá apoio a pacientes fumantes que desejam parar com o vicio. Oito pessoas ainda desejam parar de fumar. Ao findar da pesquisa concluímos que os fumantes têm conhecimento sobre os prejuízos à saúde relacionados ao cigarro. A maioria dos entrevistados tem conhecimento sobre os métodos de parar com o vicio com ajuda do SUS sem gasto financeiro. A maioria declarou também não ter parado de fumar pela ansiedade e pela falta de esforço para acabar de vez com o vício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com