TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE MÉTODOS DE CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO QUÍMICO DE COMPRIMIDOS DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS)

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DE MÉTODOS DE CONTROLE DE QUALIDADE FISICO QUIMICO DE COMPRIMIDOS DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS)

Bensoni, Stella1 

Boni, Camila1

 Felipe, Hiago1 

Larentis, Ana Carolina1

Linzmeier, Juliana1

Malizan, Josi Any1 

Mello, Izadora1

Rutkauski, João Ricardo²

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer todos os métodos de Controle de Qualidade Físicos Químicos possíveis com comprimidos de ácido acetilsalicílico como a identificação, doseamento, determinação do peso, dureza, friabilidade e teste de dissolução.

O material utilizado foi basicamente comprimido de ácido acetilsalicílico, além do material e vidraria necessária para a realização de cada experiência.

Abstract: This paper aims to make all methods of Quality Control Physical Chemical possible with tablets of acetylsalicylic acid as the identification, dosing, determination of weight, hardness, friability and dissolution test.

The material used was basically aspirin tablet, in addition the equipment and glassware required to perform each experiment.

.

INTRODUÇÃO

           O ácido acetilsalicílico (AAS), pertencente à classe dos salicilatos, é um fármaco que possui propriedades analgésicas, antipiréticas e antiinflamatórias. Sua ação primária é de inativação irreversível da enzima cicloxigenase (COX), que catalisa a primeira fase da biossíntese de prostaglandinas a partir do ácido araquidônico. Até agora são descritas duas isoformas dessa enzima, conhecidas como cicloxigenase-1 (COX-1) e cicloxigenase-2 (COX-2), sendo a primeira constitutiva, responsável por funções fisiológicas protetoras da mucosa gástrica e parênquima renal, enquanto a segunda existe em processos inflamatórios e é induzida por fatores de crescimento existentes no soro, interleucinas, lipopolissacarídeos bacterianos e promotores tumorigênicos (Fuchs et al, 2004).

        Seu mecanismo de ação ocorre através dos salicilatos que atuam em função do ácido salicílico. Os efeitos do ácido acetilsalicílico são grandemente causados por sua capacidade de acetilar proteínas, como descrito em “inibição irreversível da cicloxigenase do ácido acetilsalicílico” anteriormente.

          Após a introdução do seu uso clínico, o AAS tem sido largamente utilizado no tratamento de muitas doenças. Além da sua atividade antiinflamatória bem conhecida, outras propriedades como modulação do crescimento tumoral e atividade antiangiogênica tem sido sugeridas (Seed at al, 1997).  O ácido acetilsalicílico (AAS) é um antiinflamatório não-esteroidal (AINE) que se tornou conhecido mundialmente, sendo a primeira criação da indústria farmacêutica que vem sendo utilizada até os dias atuais devido à ação analgésica, antipirética, anti-inflamatória, antiagregante plaquetário (bloqueio da síntese de tromboxanos) entre outras indicações. A determinação da qualidade de um medicamento é extremamente importante, devendo este ser seguro e eficaz. Portanto, desvios em certas características podem significar riscos graves à saúde dos pacientes, podendo até tornar-se um problema de saúde pública (PUGENS, 2008). O ácido acetilsalicílico é um dos AINE cuja determinação dos níveis plasmáticos pode proporcionar uma forma de monitorar a terapia e a toxicidade (GOODMAN & GILMAN, 2005).

O controle dos comprimidos pode incidir sobre a dosagem dos princípios constituintes, realizando-se esta por processos químicos, físico-químicos ou- biológicos (PRISTA et al., 1995). As especificações de qualidade dos produtos farmacêuticos de acordo com FB (2010), que incluem desde os Insumos utilizados na fabricação das formas farmacêuticas até a embalagem utilizada para a venda, são descritas pela farmacopéia.

A identificação e dosagem dos constituintes dos comprimidos é um ensaio dos mais importantes, cada nova especialidade, cuja aprovação se requeira, carece de métodos de controle que habilitem não só o farmacêutico ou o laboratório preparador, mas também as entidades oficiais, a identificar e dosear os constituintes discriminados na fórmula considerando seus princípios ativos e excluindo os diversos excipientes utilizados (PRISTA et al., 1995). De acordo com Lima et al. (2008), o setor farmacêutico busca assegurar aos consumidores a confiabilidade e a qualidade dos medicamentos produzidos. Os desvios na qualidade dos medicamentos podem interferir diretamente no sucesso dos tratamentos farmacológicos e ou expor usuários a exacerbação de eventos adversos ou indesejáveis.

O objetivo do artigo foi realizar análises físico-químicas nos comprimidos de ácido acetilsalicílico (AAAS).

MATERIAIS E MÉTODOS

Identificação

          A identificação dos comprimidos de ácido acetilsalicílico foi realizada no laboratório de química da Faculdade Assis Gurgacz – FAG, onde os ensaios mostram se os comprimidos estão de acordo com o descrito na rotulagem, depois de feita a identificação realizamos as pesquisas físico-químicas dos mesmos.

Pesquisa Fisico-químicas

          Os testes físico-químicos foram realizados no laboratório de química da Faculdade Assis Gurgacz – FAG, pelos acadêmicos de Farmácia, entre os meses de outubro e novembro de 2015. Para análise físico-química dos comprimidos de ácido acetilsalicílico realizaram-se os testes de determinação de peso, dureza, friabilidade, dissolução, doseamento e desintegração, seguindo a Farmacopeia Brasileira (5 edição).

           Na análise de determinação de peso onde se permitiu verificar se as unidades de um mesmo lote apresentaram uniformidade de peso. Na análise de dureza verificou-se a resistência do comprimido ao esmagamento do mesmo.

           Para a análise de friabilidade pesou-se os comprimidos e os mesmo foram submetidos a ação mecânica da aparelhagem especifica, onde foram retirados após efetuadas 25 rotações por minuto e pesados novamente para a medida em porcentagem do pó perdido. Na análise de dissolução onde o comprimido foi dissolvido no meio de dissolução tampão acetato, com aparelhagem pás na rotação de 50 rpm durante 30 minutos, posteriormente foi retirada uma alíquota do meio e medida sua absorbância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com