TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - POLÍMEROS

Por:   •  31/10/2017  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Os mais importantes componentes de uma célula viva são polímeros. A fusão da ciência de polímeros com as ciências farmacêuticas criou novos sistemas de li-beração de fármaco que pode ser desenvolvido por vários métodos de processa-mento: modificando as propriedades do polímero para uma liberação controlada do fármaco, através de polímeros com baixa toxicidade que podem ser utilizados como matrizes onde os ativos são dispersos ou dissolvidos. Funcionam também como ve-ículos e podem ser usados para liberar fármacos numa taxa controlada no trato gas-trintestinal.

Devido as suas diversas aplicações os polímeros estão entre os excipientes mais utilizados para a obtenção de formas farmacêuticas, eles são selecionados de acordo com a sua formulação e seus mecanismos de liberação. Os fabricantes pro-curam proporcionar ao polímero propriedades que permitam sua aplicabilidade em determinadas formulações. A função de segurança de formulação, melhor posolo-gia para o paciente, suas propriedades físico-químicas como solubilidade, permeabi-lidade, são fatores que devem ser levados em consideração na seleção de políme-ros. Em relação às propriedades dos polímeros, dois critérios são importantes: as características químicas do polímero não devem comprometer a ação dos ingredien-tes ativos, e as propriedades físicas do polímero devem ser consistentes e reprodutí-veis de lote a lote. Depois os formuladores devem se concentrar nas propriedades específicas de cada polímero, como a permeabilidade, dissolução, lubrificação, lisu-ra, energia de superfície, adesão, solubilidade e o pH.

Polímeros biodegradáveis vêm ganhando destaque. A biodegradação é um processo natural onde produtos químicos orgânicos no ambiente são transformados a componentes simples. Polímeros naturais são usualmente biodegradáveis e ofe-recem excelente biocompatibilidade, mas sofrem variação de lote a lote devido às dificuldades na purificação, já os sintéticos estão disponíveis em uma extensa vari-edade de composições com fácil ajuste de propriedades. Alguns exemplos de polí-meros sintéticos biodegradáveis os poliésteres poli (ácido láctico) e poli (ácido glicó-lico), que são de grande utilização na área farmacêutica.

Avanços futuros na ciência dos polímeros deverão ser baseados em modifi-cações das propriedades físico-químicas dos polímeros afim de liberar uma grande variedade de agentes bioativos. Com novos processos de fabricação e manipula-ção, os polímeros vêm promovendo uma grande revolução no sistema de liberação de fármacos. (OLIVEIRA; LIMA, 2006).

REFERÊNCIAS

COELHO, Adriano, 2015. Osteoform ®. Alendronato de sódio - EMS Sigma Pharma Ltda. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_ bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6374732015&pIdAnexo=2749245>. Acesso em: 05 maio 2017.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil: 2011-2022. Brasília: Ministério da Saúde; 2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_acoes_enfrent_dcnt_2011.pdf.>. Acesso em: 05 maio 2017.

OLIVEIRA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com