TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO ADAPTADO

Por:   •  7/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.915 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ-UNOPAR

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO        5

4        ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO ADAPTADO        6

5        TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        7

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

  1. APRESENTAÇÃO

O estágio supervisionado é de extrema importância para a formação do acadêmico, é nessa etapa onde todo conhecimento adquirido em sala de aula poderá ser aplicado de forma prática, com isso a Vigilância Sanitária Em Saúde é o local com melhor acesso aos Programas Estratégicos do município.

O presente relatório descreve a função do farmacêutico nos programas estratégicos e as atividades desenvolvidas pelo estagiário durante o período de 80 horas.

  1. INTRODUÇÃO

Programas Estratégicos promovem a atenção básica à saúde, a qual é desenvolvida por meio da Estratégia Saúde da Família, a partir do trabalho de uma equipe multiprofissional. A Atenção Básica, é considerada a porta de entrada dos usuários ao sistema de saúde, nela compreendem atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico, cujo controle e tratamento tenham protocolo e normas estabelecidas e que possuam impacto socioeconômico. São doenças que atingem ou põem em risco a saúde das coletividades e têm como importante estratégia o controle e tratamento de seus portadores.

No ano de 2006, por meio da Portaria MS/GM no 399, de 22 de fevereiro de 2006 foi instituído o Pacto pela Vida, em defesa do SUS e de Gestão. Segundo o Pacto pela Vida, os estados/regiões/municípios devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos. Foram pactuadas prioridades como: à saúde do idoso; redução da mortalidade infantil e materna; fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; promoção da saúde; e fortalecimento da Atenção Básica.

Os Componentes Estratégicos da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, com isso contam com a ajuda da Vigilância Sanitária Em Saúde, para manter o controle e estabilizar a saúde do município.  

Assim, o estágio tem como principal objetivo espelhar a teoria com a prática, mostrando o trabalho direcionado nos programas estratégicos e a função do farmacêutico à assistência dos pacientes, ao controle de medicamentos, insumos e outros recursos que minimizem os riscos de doenças, promovendo um bem-estar populacional.

  1. ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

        No período de 10 (dez) à 20 (vinte) de maio de 2022 ocorreu o estágio supervisionado em Programas Estratégicos da Universidade Do Norte de Paraná (UNOPAR) realizado na Vigilância Sanitária em Saúde da cidade de Parintins-AM.

Localizada na Rua Sete de Setembro- Palmares, Parintins-AM a vigilância sanitária em saúde conta com vários setores e uma equipe multiprofissional incluindo enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de saúde, farmacêuticos e outros. Essa equipe multidisciplinar atua no controle de doenças endêmicas, pandêmicas e epidêmicas, e cabe a vigilância sanitária do município acompanhar os casos de doenças epidemiológicas que surgem no decorrer do ano, liberar os imunobiológicos para a imunização da população conforme a ordem prioritária, fazer o levantamento de nascidos vido e óbitos, gerenciar o controle dos casos de COVID e junto a ele os casos de malária, dengue e outras doenças epidêmicas, o qual o serviço de Assistência Farmacêutica se faz essencial.  

        O farmacêutico se destaca na vigilância sanitária, por estar apto a fiscalizar uma vasta diversidade de produtos e serviços como: matérias-primas e insumos farmacêuticos, medicamentos industrializados ou manipulados, imunobiológicos, produtos para saúde/correlatos, alimentos, comércio de alimentos, estabelecimentos de dispensação de medicamentos e outros. Ele também tem o papel fundamental para a assistência ao paciente, prestando serviços para o uso racional de medicamentos.

O departamento do CIEVS, Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, tem como objetivo fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população. Dividido em dois setores, o de gerenciamento de endemias e o setor epidemiológico, a área correspondente  ao gerenciamento de endemias ocorre as prevenções dos principais vetores de doenças, como malária e dengue, iniciando o trabalho nas visita dos agente nas residências que são selecionadas pelo site LIRAa, até o processo de controle com “larvicidas” (caso tenha vestígios de larvas de vetores de doenças), caso aja pacientes com sintomas é feito os exames e digitalizados para seus respectivos site, começando no LACEN, Laboratório Central de Saúde Pública, que tem a função básica de realizar  o diagnósticos clínicos e epidemiológicos a partir de amostras oriundas de pacientes suspeitos, sendo um processo seguro e rápido afim de contribuir para o controle epidemiológico e sanitário da população, divulgando o resultado em outro site, chamado de  Gal, Gerenciador de Ambiente Laboratorial, o qual é atualizado todos os dias com a finalidade de manter o controle e acompanhamento do paciente caso sejam positivado. E no setor epidemiológico, são feitas as informações estratégicas, recebimento de dados, monitoramento de doenças e monitora também a nova variante ÔMICRON QX. Eles são responsáveis pela parte logística, onde são criadas os clipping semanais, que é o processo de monitoramento, analise e arquivamento de menções feitas na mídia, é um dos elementos mais básicos para se medir os resultados da estratégia de comunicação e assim divulgar para população como está o agravamento de  doenças no município presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com