TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa: Trabalho e escravidão

Por:   •  11/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho e escravidão        

Através do desenvolvimento deste trabalho é possível notar que a escravidão esta muito presente em nossos dias, as pessoas não param pra pensar que atrás do baixo custo do produto ou baixo custo da mão de obra, da facilidade em adquirir determinado produto, existem várias pessoas trabalhando dia e noite em condições muitas vezes precárias para que aquele produto seja comercializado ou aquele serviço executado. 
É de responsabilidade das empresas agir de forma ética e cumprir as leis estabelecidas para trabalhadores disponíveis na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e do governo de fiscalizar que essas leis sejam rigorosamente cumpridas, e punir em caso de descumprimento. 
Todas as empresas possuem princípios éticos pré-estabelecidos, e durante o tempo esses princípios serão aprimorados ou reformulados de acordo com as situações diárias, e esta seria outra maneira de evitar o que trabalho escravo aconteça, levando em consideração nossos princípios éticos nos colocaríamos no lugar daquelas pessoas, pensando se nós trabalharíamos naquele local, com aquelas condições. 
É claro que o poder de fiscalizar e punir efetivamente a escravidão são do governo, porém nos podemos colaborador para evitar que este tipo de trabalho aconteça, o simples fato de não “financiar”, ou seja, não comprar esse tipo de produto que sabemos que sua origem é de trabalho escravo já contribui para a diminuição dessa situação. Outro ponto importante é conscientizar todos os trabalhadores que temos direitos defendidos por lei e se a empresa não cumprir temos meios para correr atrás dos nossos direitos, e nós como formados em recursos humanos temos que agir sempre de maneira ética, baseando-se nas leis trabalhistas e pensando sempre no equilíbrio para agradar as necessidades da empresa e as dos colaboradores.

Considerações finais

Existem inúmeras discussões sobre o que é trabalho escravo, mas infelizmente o Governo e as autoridades sabem o que é trabalho escravo e sabe também o porque este tipo de abuso ainda persiste, se cada autoridade passasse mais tempo fiscalizando de verdade as empresas, mercados, armazéns entre outros e realmente punissem os culpados a rigor da lei ao invés de fazer vista grossa e receber propina não teríamos essa precariedade hoje.

Referências Bibliográficas

  • MATOS, Francisco G. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. São Paulo: Saraiva, 2012.
  • BOSCATTO, Eli. A vergonha da escravidão contemporânea. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EWEdERTFpTjFpd3c/view> . Acesso em: 3 dez. 2014.
  • REIS, Thiago. Trabalho escravo existe? G1, 13 maio 2014. Disponível em: ..< http://g1.globo.com/economia/trabalho-escravo-2014/platb/> Acesso em: 3 dez. 2014.
  • SEVERINO, JOAQUIM ANTONIO, Metodologia do trabalho Cientifico, São Paulo. Ed. Cortez 2007
  • Chinesa em situação de escravidão não quer voltar ao país. G1, 24 set. 2014. Disponível em:  . Acesso em: 3 dez. 2014;
  • A escravidão contemporânea e os princípios do Direito do Trabalho, Rio Grande, 26 de Maio de 2015. Disponível em:< http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5242>Acesso em:26 Maio 2015;
  • Câmara discute mudar a definição do crime. Condições degradantes e jornada exaustiva deixariam de fazer parte do conjunto de fatores que caracterizam a exploração. Disponível em: <http://reporterbrasil.org.br/2015/04/o-brasil-vai-desistir-de-combater-o-trabalho-escravo/> por Leonardo Sakamoto | 24/04/15 Acesso em: 26 Maio 2015;
  • NASCIMENTO, Amauri Mascaro – Iniciação ao direito do trabalho – 27 ed. ver. e atual. – São Paulo – ed. LTr, 2001;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com