TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Atividades Do Plano De Trabalho Adaptado

Por:   •  20/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO        5

4        ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO ADAPTADO        6

5        TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        7

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

  1. APRESENTAÇÃO

       O estágio supervisionado em Programas Estratégicos, foi realizado na Farmácia Municipal de Pelotas, na cidade de Pelotas, localizada na R. Prof. Dr. Araujo,2016-Centro, no período de 04/04/2022 a 19/04/2022 cumprindo a carga horária de 43 horas.

A Farmácia Municipal de Pelotas é dividida em setores onde existe a Farmácia municipal onde é dispensado medicamentos que são liberados pelo SUS( sistema único de saúde) existe uma relação de medicamentos que podem ser fornecidas chamada (RENAME) Relação Nacional de Medicamentos Essenciais e também são dispensados medicamentos pelo Estado.

  Na parte do setor do estado são fornecidos os medicamentos que são de alto custo onde é necessário para que haja a dispensação um laudo médico ,no setor Jurídico poderão ser fornecidos medicamentos através de processo administrativo ou seja via judicial observando que somente é fornecido para determinados CID(classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados com a saúde ).

A importância do atendimento farmacêutico é fundamental para o paciente pois muitos necessitam da orientação farmacêutica ,o paciente tendo um atendimento com o farmacêutico terá uma orientação correta e clara, onde o paciente consiga esclarecer suas dúvidas mais frequentes como de quando tomar a medicação e sua finalidade, esse contato é fundamental para que haja uma confiança entre o profissional e o paciente pois a função do farmacêutico vai alem só da dispensação do medicamento

O objetivo do estagio supervisionado em programas estratégicos é fornecer a aprendizagem ao aluno e também para capacita-lo para o exercício profissional no mercado de trabalho e tem como principal objetivo ensinar e orientar o aluno a vivenciar a realidade do dia a dia e fazer com que o aluno possa adquirir experiência e conhecimento, além da postura profissional adequada para lidar com diversas situações tornando assim preparado para o mercado de trabalho.

                                              INTRODUÇÃO

Durante meu estágio dentro da farmácia municipal acompanhei o desenvolvimento das atividades fornecidas para os pacientes que buscam seu medicamento dentro dessa unidade gratuitamente .

A Farmácia Municipal funciona em um prédio com mais dois anexos ao lado, Sendo que no primeiro e separado por guichês Farmácia Municipal, Farmácia do Estado, farmácia Judicial. No segundo prédio fica o estoque onde as mercadorias entram, e no terceiro prédio está sendo arrumado para que daqui uns meses o estado vá para lá, onde será feito uma atenção farmacêutica em um consultório farmacêutico.

No primeiro prédio ficaria somente Município e Judicial, também fica grande parte do estoque do Estado, dois escritórios, um refeitório, dois banheiros, tudo bem organizado.

 Dentro da farmácia municipal existe um programa chamado HORÚS onde esse sistema oferece um histórico do paciente ou seja qual medicamento já foi fornecido a quantidade e a quantidade da dose administrada no dia,somente com o numero do cartão SUS já aparece o histórico,o paciente necessita levar a receita medica e seu documento de identidade e cartão SUS para fazer a retirada do medicamento do qual faz uso, são dispensados  muitos medicamentos durante o dia é necessário uma atenção e muita calma para poder estar fazendo o atendimento ao paciente para não dispensar nenhum medicamento de forma incorreta .

A receita do medicamento deve conter todos os requisitos para que haja a liberação ou seja receita deve ser somente fornecida pelo SUS, teve conter a medicação e posologia a ser administrada pelo paciente de forma correta e também a data de validade da receita tem que ser verificada,

                                  ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

Atividades realizadas no estágio

  • Atendimento ao paciente
  • Assistência farmacêutica
  • Dispensação de medicamentos.
  • Organização documentos processos jurídicos  

Nos primeiros dias foram apresentados os setores e como eles funcionavam ,comecei na parte do Estado organizando documentos que são a liberação de receitas de pacientes que são liberados via judiciários e processos administrativos que quando é liberado o paciente já pode levar o pedido e ali já consta o nome do principio ativo e a posologia a ser dispensada também já consta o lote do qual deve ser dispensado alguns processos já possuem a renovação automática .

Na parte do município conheci o sistema horús que é muito interessante e extremante importante para que o farmacêutico tenha o histórico do medicamento do paciente que ele vem administrando o sistema mostra a ultima retirada do paciente ,assim facilitando a dispensação correta, são dispensadas medicamneos da farmácia popular os que mais tem saída são as insulinas e bombinhas para asma também para pressão arterial,colesterol e diuréticos são os que observei que tem bastante saída .

 

ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO ADAPTADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (432.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com