TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO HUMANIZADO AOS IDOSOS

Por:   •  8/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 9

                                                                                                                                                                                   

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

        

[pic 4]

[pic 5]

Imperatriz

2022

DEYLANE DARLEY GLECA DE SOUSA MILHOMEM

 [pic 6]

[pic 7]

CONTRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO HUMANIZADO AOS IDOSOS

Projeto apresentado ao Curso de Farmácia-bacharelado da Instituição Faculdade Pitágoras de Imperatriz.

Orientador: Lorena Souza


Imperatriz

2022


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 JUSTIFICATIVA        ...6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        ...............7

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA        11

REFERÊNCIAS        12

1 INTRODUÇÃO

Compreende-se que a velhice é uma fase de transição biológica e natural e que acarreta transformações no indivíduo; em virtude do aumento da expectativa de vida dos cidadãos deve haver maior preocupação pública e social para com os idosos, visto que o processo de envelhecimento traz consigo um desgaste físico constante, o que ocasiona fragilidade e ineficiência a pessoa idosa.

O presente projeto trata sobre essa temática por conta do cenário atual que estamos vivenciando no que se remete as variáveis limitações enfrentadas pelos idosos em razão do processo de envelhecimento, daí nota-se que é de suma importância que profissionais de saúde, em especial os farmacêuticos, estejam preparados para lidar de maneira perspicaz no intuito de propiciar qualidade de vida.

Do ponto de vista teórico, procuramos assegurar que a proposta da pesquisa está relacionada pelos fundamentos das contribuições do farmacêutico clínico no cuidado ao idoso, destacando alguns condicionantes acerca da efetividade do tratamento integral e humanizado aos pacientes idosos como medida infalível para a manutenção da saúde.

  1. o problema

Quais as contribuições do Farmacêutico Clínico no tratamento integral e humanizado aos pacientes idosos?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Compreender como se dá o efetivo tratamento integral e humanizado aos pacientes idosos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

        

  • Explanar o contexto acerca da definição de idoso;
  • Explicar através da literatura a importância do tratamento integral e humanizado ao idoso;
  • Apontar as contribuições do Farmacêutico Clínico no cuidado ao idoso.

3 JUSTIFICATIVa

        

O tema escolhido trata-se das contribuições do Farmacêutico no tratamento humanizado aos idosos; a temática é importante, pois o Farmacêutico é útil tanto na otimização da farmacoterapia quanto nos cuidados ao paciente idoso, visando atender as necessidades associadas a medicamentos, prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados a terapia de medicamentos.

A relevância da pesquisa visa colaborar de maneira satisfatória para uma reflexão relacionada a promoção da compreensão do processo de envelhecimento, certificando a importância do cuidado humanizado aos idosos como parâmetro infalível para a conservação da saúde e efetivação da qualidade de vida mediante as contribuições do Farmacêutico.

Essa pesquisa poderá trazer contribuições para a sociedade e para comunidade acadêmica no que se refere a influência de profissionais preparados para prestar a devida assistência ao público idoso garantindo qualidade de vida e bem-estar, simultaneamente, trazendo uma visão ampla a respeito da conscientização da massa sobre o devido cuidado humanizado aos idosos.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 CONTEXTO ACERCA DA DEFINIÇÃO DE IDOSO

A legislação brasileira define como idoso todo ser humano que tem 60 anos ou mais. De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei no 10.741/2003:

Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade (BRASIL, 2003, p. 8).

Em razão disso, atualmente há uma grande atenção social no que se refere à inclusão do idoso na sociedade. Farias (2018, p.16) coloca que “a velhice é uma fase do ciclo da vida, e assim como qualquer outra, não está tão afastada de doenças, ou tão próxima da morte, como as demais”. Deste modo, não se pode fazer a exclusão de pessoas idosas, da mesma forma não é certo distanciá-los do convívio social e familiar.

O processo de envelhecimento acarreta um desgaste físico contínuo, o que pode causar certa debilidade aos idosos; contudo, tal característica é uma exceção e não uma regra, a fragilidade e limitações físicas decorrentes do envelhecimento se dão de forma diferente a cada indivíduo, não havendo uma uniformidade em todos os casos, provando que o que vem a determinar um envelhecimento saudável é o mesmo fator de cuidado, prevenção de doenças e promoção à saúde das demais fases da vida (CARRETA; BETTINELLI; ERDMANN, 2011, p. 958).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com