TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO PROJETO DE PESQUISA ASSOCIAÇÃO ENTRE LITERACIA EM SAÚDE, ADESÃO AO TRATAMENTO E CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL ENTRE IDOSOS COM HIPERTENSÃO

Por:   •  16/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 7

MODELO PROJETO DE PESQUISA

ASSOCIAÇÃO ENTRE LITERACIA EM SAÚDE, ADESÃO AO TRATAMENTO E CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL ENTRE IDOSOS COM HIPERTENSÃO

[pic 1]

Sumário

  1. Apresentação e Justificativa        3
  2. Objetivos        5
  1. Objetivos        5
  2. Objetivos específicos        5
  1. Métodos e procedimentos        6
  2. Metas        7
  3. Recursos e equipamentos disponíveis        8
  4. Orçamento        9
  5. Referências Bibliográficas        10
  1. Apresentação e Justificativa[pic 2]

O envelhecimento da população é um dos maiores desafios da sociedade moderna e tem atraído a atenção global. Estima-se que até 2050, uma em cada seis pessoas terá mais de 65 anos, sendo 80% nos países em desenvolvimento, e o número de pessoas com 80 anos ou mais deverá triplicar de 143 milhões em 2019 para 426 milhões (Angulo et al., 2016).  

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050;  isso representará um quinto da população mundial (WHO, 2005).

O rápido envelhecimento é acompanhado por mudanças dramáticas nas estruturas e nos papéis da família, nos padrões de trabalho e na migração, assim como no impacto das doenças relacionadas ao envelhecimento na saúde (WHO, 2005).

A hipertensão arterial (HA) é um problema de saúde que apresenta elevada prevalência entre os idosos e pode comprometer a qualidade de vida dessa população (Dias et al., 2019). A HA afeta diretamente os idosos, pois envolve uma redução da capacidade e aptidão física, compromete as relações sociais, as rotinas de atividades diárias e autonomia do mesmo, diminuindo a energia, o ânimo e a vitalidade do idoso que possui essa doença (Oliveira et al., 2013).

Uma estratégia importante e bem sucedida para controlar a pressão arterial, bem como reduzir a morbidade e mortalidade é se envolver em comportamentos de autocuidado com a hipertensão, como seguir adequadamente as orientações dos profissionais de saúde, tomar os medicamentos de maneira correta e aderir a um estilo de vida saudável (Zinat et al., 2016).

A literacia em saúde (LS) é definida como uma habilidade que compreende as competências cognitivas e sociais, que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos de acessar, compreender e utilizar as informações de forma a promover e manter uma boa saúde (WHO, 2013).

A LS está associada à compreensão de questões de saúde (Gazmararian et al., 2003), confiança percebida no gerenciamento de doenças (Chen et al., 2014), estado de saúde subjetivo (Osborn et al., 2011) e hospitalização (Omisakin; Ncama, 2011). Também pode afetar a capacidade de tomar decisões relacionadas à saúde, comunicar-se com os profissionais de saúde (Aboumatar et al., 2013) e usar sistemas de saúde preventivos (Hall et al., 2014.

Os estudos apontam que uma pessoa com um nível de LS suficiente/excelente tem maior probabilidade de tomada de decisão clínica, na saúde da sua família e da comunidade onde está inserida (Sorensen et al., 2012). Outros estudos salientam ainda que as pessoas portadoras de doenças crónicas devem ser alvo de intervenção específica, já que é esperado que estas atinjam o controlo adequado da doença e consigam prevenir complicações (Pereira et al, 2012).

No contexto do manejo da hipertensão, estudos indicam que a literacia em saúde é um determinante do conhecimento da hipertensão (Hall et al., 2014) e da adesão aos estilos de vida favoráveis ao controle da hipertensão, como monitoramento da pressão arterial e uso de medicamentos anti-hipertensivos (Shi et al., 2017). Além disso, tem sido identificada como um preditor de adesão à medicação e controle da pressão arterial (Nafradi et al., 2016).

No entanto, os estudos avaliando a literacia em saúde entre idosos com hipertensão e as evidências científicas sobre a associação entre literacia em saúde, adesão ao tratamento e controle da pressão arterial ainda são limitadas. Desse modo, o presente estudo visa contribuir para uma maior compreensão nessa área a fim de subsidiar o desenvolvimento de estratégias de promoção em saúde para gerenciar a adesão à medicação de pacientes hipertensos e, consequentemente, obter melhor controle da pressão arterial. 

  1. Objetivos[pic 3]

  1. Objetivo geral
  • Verificar a associação entre literacia em saúde, adesão ao tratamento e controle da pressão arterial entre idosos com hipertensão.
  1. Objetivos específicos
  • Caracterizar a população quanto aos aspectos sociodemograficos, econômicos e clínicos;
  • Identificar o nível de literacia em saúde entre os participantes do estudo´
  • Avaliar a adesão ao tratamento medicamentoso e identificar as barreiras à adesão nos idosos com hipertensão.

[pic 4]   

Este projeto de pesquisa é decorrente de um Projeto maior intitulado “Função cognitiva e controle da pressão arterial em idosos acompanhados pela Estratégia Saúde da Família em Picos-Piauí/Brasil”.

Trata-se de um estudo transversal, analítico, de abordagem quantitativa.

A população do estudo será constituída pelo número total de idosos hipertensos acompanhados em 25 USFs da zona urbana no município de Picos, Piauí. Para a estimativa do tamanho da amostra foram utilizados os seguintes parâmetros: prevalência estimada de 50% para obter o maior tamanho amostral, tamanho populacional de 3524 idosos com HAS acompanhados na ESF da zona urbana, erro de estimativa de 5%, 95% de intervalo de confiança e acréscimo de 10% para possíveis perdas e recusas. A amostra mínima estimada foi de 382 idosos hipertensos, selecionados por amostragem aleatória, com distribuição proporcional do tamanho amostral entre os idosos hipertensos cadastrados em cada ESF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com