TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DROGAS

Por:   •  7/3/2018  •  Dissertação  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

UniAGES

CENTRO UNIVERITÁRIO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

BACHARELADO EM FARMÁCIA

ANDERSON FERREIRA DE OLIVEIRA

DROGAS

Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da UniAges, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Farmacologia, no IV período, sob a orientação do professor: Anderson Freitas.

Paripiranga-BA

Setembro de 2017

IVERSEN, Leslie. Drogas: tradução de Flávia  Souto  Maior. Porto Alegre,2012

 A palavra droga refere-se a uma substância  química tomada de forma deliberada para obter efeitos desejados, algumas drogas usadas do ponto de vista médico para tratar doenças, enquanto outras são tomadas devido efeitos prazerosos.” (pag.07)

De Pasteur, Joseph  Lister derivou os conceitos que lhe permitiram introduzir o principio antisséptico na cirurgia. Até  metade do século, cirurgias e partos eram considerados a um alto risco de infecção frequentemente à morte. Em  1965, Lister, professor de cirurgia da universidade de Glasgow, começou a usar uma barreira antisséptica  de ácido carbólico entre o ferimento  e a atmosfera cheia de germes. Dessa  forma o número de infecções e morte caiu drasticamente, e seu trabalho pioneiro levou a técnicas mais refinadas de esterilização do ambiente cirúrgico .( pag.13)

Willian Morton , um dentista americano, tornou as cirurgias e partos menos aterrorizantes com a introdução do éter como anestésico .” (pag.13)

Em 1910, Ehrlich juntamente com seu colega Sahachiro Hata, fizeram experiências com efeitos de várias substancias químicas em organismos doentes. Conduziram testes bem sucedidos com 606 compostos de uma série de substancias químicas sintéticas preparadas em seu laboratório. O 606 composto era o que continha arsênico e se chamava arsfenamina . Esta foi uma das primeiras drogas que matavam microorganismos causadores de doenças e inaugurou a era da quimioterapia, que revolucionaria o tratamento das doenças infecciosas. (pag.14)

Quando o éter foi introduzido como anestésico, era comum que cavalheiros se divertissem em clubes de Londres promovendo festas do éter, e a inalação de solventes contínua, sendo uma das formas de entorpecimento mais baratas e mais praticadas. (pag.23)

Usuários de drogas recreativas e viciados preferem o fumo como meio de utilização rápida de drogas como a nicotina (tabaco), cânhamo, cocaína, heroína ou anfetaminas. Muitas drogas são rapidamente absorvidas pelos vasos sanguíneos presentes nas grandes superfícies dos pulmões. (pag.27)

Muitas drogas agem sobre as moléculas de proteínas receptoras que atuam como mecanismos de sinalização celular. Essas proteínas são encontradas em vários tecidos (músculos, nervos, intestinos, cérebro), elas são capazes de reconhecer e ser ativadas por hormônios transportados pela corrente sanguínea. (pag.29)  

Medicamentos fitoterápicos como é o caso dos antidepressivos, são reconhecidos como remédios naturais, porém causa o aumento de uma serie de enzimas hepáticas e isso pode alterar a eficácia principalmente dos anticoncepcionais orais e drogas usadas para o tratamento da AIDS. (pag.41)

“[...] a ocorrência de úlceras gástricas é mais provável quando muito ácido é secretado pelo estômago. Especialmente quando o alimento não está presente, tais condições podem acontecer devido a estresse, uso abusivo de álcool etc.(pag.52)”

“[...] a H.pylori é um fator precipitante das úlceras estomacais, vive na mucosa gástrica protetora do estômago e desenvolveu uma enzima especial que lhe permite gerar uma amônia como meio de neutralizar o ácido estomacal. (pag.54)”

O consumo total anual de drogas medicinais no mundo inteiro é cerca de 250 bilhões de dólares, enquanto as recreativas é dez vezes maior. Pessoas tanto de países ricos quanto pobres parecem ter desejos constantes de alterar seu estado de consciência. O problema é que as recreativas podem levar facilmente ao usuário se tornar dependente. (pag.82)

“A taxa de mortalidade causada pela tuberculose caiu radicalmente durante o século XX, estimulada pelo desenvolvimento com drogas eficazes na década de 1950. (pag.126)”

          A referida obra nos traz uma abordagem significativa no que se refere aos processos que a farmacologia vem sofrendo até os dias atuais. Diante disso, é possível afirmar que houve o envolvimento de muitos pesquisadores interessados em descobrir as eficácias em medicamentos para combater doenças e até mesmo em níveis de prevenção.                                                                                                É de grande importância poder compreender os tipos usuais de remédios, dentre eles pode-se destacar as medicações fitoterápicas, que surgiram na china antiga, originados de plantas, animais e minerais, destacando-se os macacos selvagens, por exemplo, que ficavam levemente embriagados com frutas muito maduras que fermentavam e produziam álcool.                                                                        Vale ressaltar ainda que só a partir do século XX, surgiu as drogas totalmente sintéticas, que alteravam a consciência. As pioneiras foram as anfetaminas A e D (dexidrina), que foram sintetizadas e eram utilizadas por sua capacidade de constringir os vasos sanguíneos . Eram administradas por via inalatória, e ajudavam a aliviar a congestão nasal.                                                                                        Podemos destacar também os anestésicos, e o cigarro que também são administrados por inalação, essas drogas são absorvidas rapidamente pelos vasos sanguíneos presentes nas grandes superfícies internas dos pulmões, causando um grande impacto no organismo após usa-las.                                                                         Durante a Guerra Mundial, a dexidrina assumiu um novo papel como estimulante usado para manter os militares alertas e acordados por períodos longos.  Novas formas de administrar essa droga continuam sendo pelo fumo, e são amplamente utilizadas.                                                                                                No decorrer da leitura, pode-se perceber que a descoberta do LSD acompanhou a redescoberta de outros alucinógenos derivados de plantas tais como: mescalina de cacto mexicano peiote, a psilocibina do cogumelo mágico, e o mexicano teonanacatl. Outro ponto a ser destacado foi a descoberta de umas das drogas mais importantes da farmacopeia, mas também uma das mais perigosas drogas de abuso que é a Morfina.                Pode-se destacar ainda que segundo o autor, o consumo anual de drogas medicinais  no mundo inteiro é de cerca de 250  bilhões de dólares , enquanto as recreativas são dez vezes maiores ,tanto em países ricos quanto em pobres.                        Portanto, a leitura da obra é imprescindível para a disciplina estudada em sala, pois é através dela que pode-se perceber o quanto a evolução dos fármacos contribuiu  para a        farmacologia que temos hoje, tanto na vida acadêmica quanto profissional.                                                                                                                                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com