TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tópicos Especiais em Farmácia

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS- Tópicos especiais em farmácia

São Paulo

Sumario

  1. Introdução    
  2. Definição de Farmácia

2.1definição de Farmacêutico

2.2 significado do nome Farmácia    

2.3 símbolos

2.3.1 a cobra enrolada na taça

 

                                                                                                                   

                                                                                                                                                         

                                                                                                         

1 Introdução

O homem tem e sempre teve desejo interior de melhores condições de vida e passa a não aceitar que seu destino seja traçado pela natureza então começa a procurar na natureza formas de curar seus males.

 A historia da farmácia vem desde tradições milenares  desse que surgiu o homem neandertal ele começou a procurar comida e remédios na natureza.

Na pré-história surgiu a figura social medica, o acumulo de conhecimentos práticos e surgiram algumas figuras como xamas, bruxas, feiticeiros.

Na antiguidade ouve um grande avanço da historia farmacêutica principalmente na China, Egito, Índia e Europa.

Na idade media muito se foi perdido devido a idade das trevas, devido ao obscurantismo da época a religião e o fanatismo, muito da sabedoria farmacêutica estava guardado dentro de mosteiros etc.

No Brasil a historia da farmácia se inicia com medicamentos de alguns pajés, em seguida os jesuítas e medicamentos que eram trazidos de Portugal , ai foram surgindo  os boticas.

A historia do ensino farmacêutico no Brasil se inicia em 1832 com a faculdade de farmácia no rio de janeiro e é caracterizada pela tentativa de unificar o modelo educacional.

A farmácia passa a partir de 2002 de habilidades tecnológicas para habilidades generalistas, humanista e funções sociais.

2 definição de Farmácia

Estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.

2.1  Definição de Farmacêutico

Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários, peritos no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmáciahospital, na indústria, em laboratórios de análises clínicascosméticosagricultura, prevenção de pragas, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras funções e lugares.

 2.2 significado do nome Farmácia 

  A palavra provém do vocabulário grego pharmakon, que significa remédio, mas a farmácia começou a existir bem antes de sua própria denominação. Outras pesquisas sugerem uma conexão com o termo egípcia ph-ar-maki "proporciona segurança".

2.3 símbolos

2.3.1A cobra enrolada na taça

serpente representa a sabedoria, o poder, a ciência e a transmissão do conhecimento transmitido com sabedoria; a taça representa a cura.

[pic 1]

Símbolos farmacêuticos

2.3.2 Beca e anel

A faixa da beca é amarela e significa saúde, perseverança, naturalidade, limpeza, juventude, e natureza. Esta cor estimula o equilíbrio e a cura. A pedra utilizada é o topázio imperial amarelo, que significa sabedoria e ativa o intelecto, comunicação, atenção aos detalhes, disciplina e atenção como um todo.

3 Farmácia na pré-história

Desde os primórdios o homem busca alívio e a cura para seus males. Estudos revelam que os povos da pré-história manipulavam e tinham conhecimento considerável sobre as ervas medicinais. Curandeiros, xamãs, alquimistas e mais tarde, farmacêuticos, deixaram um legado precioso: os princípios ativos de milhares de remédios que atualmente curam pessoas do mundo inteiro.

Desde o começo da humanidade a farmácia tem feito parte da vida humana. Através de pesquisas, foi comprovado que desde o período pré-histórico, as pessoas já colhiam plantas com propósitos medicinais. As curas foram adquiridas através dos conhecimentos práticos do dia-a-dia, e as doenças tinham explicações místicas.

3.1Primeiros documentos farmacêuticos

O mais antigo documento farmacêutico conhecido é uma pequena tábua suméria executada por volta do último quarto do terceiro milénio, contendo quinze receitas medicinais e descoberta em Nippur.

Além deste formulário apenas se conhece mais uma pequena tábua com uma única receita do período sumério, mas em contrapartida são conhecidas centenas de tábuas médicas datadas do primeiro milênio.

3.1.1 Tabua suméria

A tabua suméria é o mais antigo documento farmacêutico contendo 15 receitas medicinais

[pic 2]

Tabua suméria

3.1.2 Papiro de Ebers

O Papiro Ebers é um dos tratados médicos mais antigos e importantes que se conhece. Foi escrito no Antigo Egito e é datado de aproximadamente1550 a.C.

Atualmente o papiro está em exibição na biblioteca da Universidade de Leipzig e foi batizado em homenagem ao egiptólogo alemão Georg Ebers, que os adquiriu em 1873.

O papiro contém mais de 700 fórmulas mágicas e remédios populares além de uma descrição precisa do sistema circulatório.

[pic 3]

Papiro de Ebers

5 A Farmácia na idade media

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (108 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com