TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE POLITICAS ESPECIAIS 7ºsemestre

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

POLO: Belém – 23201

CURSO:

SERVIÇO SOCIAL – 7º SEMESTRE

DISCIPLINA:

Movimentos Sociais

TRABALHO:

Movimentos Sociais

PROFESSOR (EAD):

Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

ALUNAS:

Antônia de Brito Sampaio- RA: 380125

Kelly Lene Tapajós Conceição- RA: 357424

Patrícia Liane Tapajós Conceição- RA: 357422

Selma Maria Gonçalves Cruz- RA: 381857

Belém-2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o conceito de movimento social ou redes de mobilizações quais são as suas demandas na atualidade e o que mudou no cenário político e histórico no qual os movimentos sociais se fundam bem como estes movimentos compõem o cenário atual e como eles vêm contribuindo para a democracia brasileira. O conceito de Movimento Social refere-se a ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio de encontro politico, segundo seus valores ideológicos dentro da sociedade e de um contexto específicos. A finalidade desses movimentos sociais é a transformação de mudanças diante de uma realidade contraria a certos grupos ou classes sociais, seja essa luta por um ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que caracteriza como alguma coisa impeditiva da realização e vontade dos movimentos manifestos.

Para que permaneça em desenvolvimento a existência de um movimento social, requer uma organização muito bem elaborada, com mobilização de recursos e pessoas que estejam dispostas a enfrentarem os desafios diante das demandas que não são poucas.

Os movimentos sociais não limitam a manifestações publicas esporádica, mas trata-se de organizações que se movimentam para alcançar seus objetivos políticos, isso significa que deve haver uma luta constante e em longo prazo, dependendo da natureza ou motivo; isto é todos os movimentos sociais possuem suas próprias ações organizadas, com seus ideais, objetivos e caráter permanente por uma determinada bandeira e com uma meta.

MOVIMENTOS SOCIAIS

Os movimentos sociais no Brasil ganharam força no cenário social a partir da década de 60 quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente onde a população estava insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Os movimentos sociais se qualificam por serem movimentos de segmentos excluídos, usualmente pertencentes às camadas populares; se constituem em movimentos de luta por melhores condições devida e de trabalho, no meio urbano ou rural, o exemplo dos Movimentos do Sem Teto e Movimento do Sem Terra é movimentos globais ou globalizantes como o exemplo do Fórum Social Mundial.

Segundo Gohn, (2010) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sócio político e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas.

Movimentos sociais possuem identidade tem opositor articulam ou fundamentam-se em um projeto de vida na sociedade, são de caráter educativo na atualidade os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais regionais internacionais ou transnacionais. Os mesmos são manifestações de caráter popular, cuja ação social é orientada a fim de obter transformações políticas e econômicas eles realizam diagnósticos sobre a realidade social e com isso constroem propostas onde busca a construção de uma sociedade democrática, sua ação hoje em dia visa à sustentabilidade, diversidade cultural luta contra a exclusão por novas culturas de políticas de inclusão. Conforme “Alain Touraine,” movimentos sociais são ação conflitante de agentes das classes sociais lutando pelo controle do sistema de ação histórica” para Touraine a definição de movimento social se da através de três princípios, o de identidade oposição e totalidade.

• Princípio de identidade: corresponde à autodefinição do ator social e à sua consciência de pertencer a um grupo ou classe social.

• Princípio de oposição: Um movimento só se organiza se puder nomear seu adversário, mas a sua ação não pressupões essa identificação.

• Princípio de totalidade: os atores em conflito, mesmo quando este seja circunscrito ou localizado, questionam a orientação geral do sistema.

MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE

Princípio de identidade: corresponde à autodefinição do ator social e à sua

pNa atualidade brasileira os movimentos sociais vêm se destacando com os seguintes temas: violência urbana, prestação de serviços públicos coletivos (educação, saúde, transportes coletivos, etc.).

Se na década de 90 os movimentos sociais lutavam por cidadania e exclusão neste novo milênio surge à rede social onde inclusão passa a exercer um papel importante. Foi na década de 90 que ocorreu o surgimento de outras formas de organização popular, mais institucionalizadas como os fóruns nacionais de luta pela moradia reforma urbana, o fórum nacional de participação popular estes fóruns estabelecem a pratica de encontros nacionais em larga escala gerando grandes diagnostico dos problemas sociais assim define metas e objetivos para serem cumpridos. A rede social tem um papel importante no movimento social essa categoria tem sido muito utilizada ela é importante nas relações sociais, Barnes (1987) definiu rede como o conjunto das relações interpessoais concretas que vinculam indivíduos a outros indivíduos , num dado campo social por exemplo uma serie de atividades eventos , atitudes registros orais escritos etc. No novo milênio o movimento social mudou muito, devido à nova conjuntura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com