TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Pessoas Com Necessidades Especiais

Trabalho Universitário: ATPS Pessoas Com Necessidades Especiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 3

Portadores de Necessidades especiais – a questão da inclusão social

Pessoas com necessidades especiais ou com deficiência apresentam certos tipos de limitações que podem ser físicas auditivas ou mentais. De algum modo o portador de necessidades especiais influenciará no comportamento dos outros indivíduos, ou seja, a maioria da população tem um pré-conceito em relação a tal situação vista, pois o conceito das pessoas a respeito dos portadores de necessidades especiais ainda precisa ser bem estudado, esclarecido e principalmente mudado, muitos os olham como pessoas incapacitadas e não aptas a quase nada.

É importante citar que a inclusão se inicia antes mesmo de freqüentar a escola se inicia no ambiente familiar, a maioria das famílias se sentem inseguras não sabem como agir e conseqüentemente essa insegurança é passada para a criança. Infelizmente não há profissionais capacitados para orientar a família desde já a enxergar as varias possibilidades e formas de viver melhor e encarar com outros olhos a deficiência, depois do ambiente familiar vem o ambiente escolar.

No texto é citada a questão da inclusão social e escolar, é frisado também a Declaração de Salamanca, que promove o que realmente deveria ser feito em relação à socialização e direitos das crianças e deveres das escolas econscientiza sobre os direitos em especial das crianças com necessidades especiais para que se torne um adulto realizado, independente e feliz. Não só a sociedade precisa se conscientizar, mas a criança também precisa saber que tem capacidade de fazer muitas coisas, esse processo será eficaz quando as pessoas as receberem da forma normal, ou seja, como deve ser o mais natural possível.

Essas crianças, Jovens e adultos precisam de uma atenção maior, isso não significa que devem ser tratados totalmente diferentes dos outros, pois em muitos casos podem aprender, brincar, trabalhar e se socializar, para isso é preciso buscar estruturas nas escolas regulares para atender certos tipos de deficiência em que é possível a socialização com todos e com a ajuda de professores e psicólogos capacitados orientando ambas as partes, os que possuem algum tipo de necessidade especial e os que não possuem. No ambiente de trabalho o colaborador com necessidades especiais também precisa desse processo.

É preciso acabar de vez com a exclusão social e incluir o deficiente na sociedade de forma eficaz, a mídia e o governo podem contribuir muito nesse processo, e fará que desde a infância todos conheçam e aceitem essas pessoas, e o mais importante é que os tratá-los com igualdade, para que a sociedade em geral saiba que essas pessoas também desejam trabalhar efetivamente, estudar e ter autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com