TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DA ROTULAGEM DE PICOLÉS

Por:   •  22/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.453 Palavras (14 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1] 

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO

CURSO DE BIOMEDICINA

 

 

 

 

LAURA MARIO DE FREITAS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DA ROTULAGEM DE PICOLÉS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campo Mourão, 2019.

LAURA MARIO DE FREITAS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DA ROTULAGEM DE PICOLÉS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Biomedicina do Centro Universitário Integrado, como requisito obrigatório para obtenção do grau de Bacharel em Biomedicina.

Orientador(a): Drª Andrea Luiza de Oliveira Valoto

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campo Mourão, 2019.

APRESENTAÇÃO

Em consonância com as regras do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Biomedicina, o artigo foi redigido de acordo com as normas da revista de acordo com as normas da ABNT vigentes.

FREITAS, L. M.; OLIVEIRA VALOTO, A. L. Avaliação da conformidade da rotulagem de picolés. Revista a ser selecionada (a ser submetido).

RESUMO

O consumo de alimentos refrescantes como o picolé tem aumentado a cada dia no Brasil por ser um país de clima tropical. É fundamental que mesmo quando produzido por pequenas empresas, tais produtos atendam aos requisitos legais no quesito rotulagem, a fim de que o consumidor esteja consciente da composição e de outras características inerentes ao produto que está sendo adquirido. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a conformidade da rotulagem de picolés produzidos e comercializados por sorveterias no interior do estado do Paraná, de acordo com a legislação vigente. Foram avaliados dezesseis rótulos de picolés, sendo oito de frutas e oito ao leite, adquiridos em quatro sorveterias do interior do estado do Paraná. Todos os rótulos continham alguma inconformidade. No geral, os picolés de fruta apresentaram mais irregularidades do que os ao leite. Conclui-se, assim, que é necessário maior fiscalização por partes dos órgãos competentes para que a legislação seja cumprida pelos fabricantes de picolés em pequena escala.

Palavras-chave: Picolé; rótulo; consumidor.

ABSTRACT

The consumption of refreshing foods like popsicle has been increasing every day in Brazil because it is a tropical climate country. It is essential that even when produced by small businesses, such products meet the legal requirements on labeling so that the consumer is aware of the composition and other characteristics inherent in the product being purchased. Thus, the present study aimed to analyze the conformity of the labeling of popsicles produced and marketed by ice cream shops in the interior of the state of Paraná, in accordance with current legislation. Sixteen popsicle labels were evaluated, eight of them from fruit and eight from milk, acquired in four ice cream shops in the interior of the state of Paraná. All labels contained some nonconformity. In general, fruit popsicles showed more irregularities than milk popsicles. It is therefore concluded that more supervision by the competent bodies is necessary to ensure that the legislation is complied with by small-scale popsicle manufacturers.

Keywords: popsicle; label; consumer.

INTRODUÇÃO

O sorvete chegou ao conhecimento dos brasileiros por volta do ano de 1835, segundo Giordani (2006), trazido por navios americanos que desembarcaram no Rio de Janeiro. A carga foi arrematada por dois comerciantes brasileiros que revenderam a sobremesa, na época conhecida como gelado.

A indústria de gelados comestível tem se apresentado um mercado promissor no setor alimentício, devido à variedade e grande aceitação desses alimentos pelos consumidores que atingem os mais variados tipos de públicos (BRASIL, 2005).

Segundo a RDC n. 266, de 22 de Setembro de 2005 o sorvete é considerado um gelado comestível, ou seja, um produto alimentício obtido a partir da emulsão de gorduras e proteínas, que pode ter ou não a adição de açúcares e outros ingredientes e substancias, ou de uma mistura de água, açúcares e outras substancias que tenham sido submetidas ao congelamento, em condições que garantam a conservação do produto em seu estado de congelamento ou parcialmente congelado, durante o armazenamento, transporte, comercialização e venda ao consumidor (BRASIL, 2005).

Em relação aos gelados comestíveis, a rotulagem nutricional é um aspecto muito importante para garantir que o consumidor seja esclarecido quanto ao produto que irá consumir. A rotulagem nutricional, lista de ingredientes, alergênicos permite ao consumidor acesso a informações básicas que o mesmo precisa, esses dados podem ser utilizados como parâmetro para dieta, seja ela restrita ou não, para conhecimento do que está sendo consumido. É direito do consumidor conhecer o valor nutritivo de cada alimento e as condições e característicos de preparo, tema este que vem provocando polêmica quanto ao grau em que estas informações deverão ser obrigatoriamente fornecidas ao consumidor. Por isso durante a elaboração de rótulos para alimentos devem existir um cuidado para facilitar a compreensão pelo consumidor (ALMEIDA-MURANDIAN E PENTEADO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com