TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFORMIDADE ENTRE A VIDA PESSOAL E EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa: CONFORMIDADE ENTRE A VIDA PESSOAL E EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

A contabilidade tem como objetivo estudar os registros a fim de determinar e ordenar todos os movimentos de uma entidade, podendo dividir em em contabilidade financeira e empresarial; a financeira tem como propósito compreende todas as operações de pagamentos e a empresarial tem como objetivo o uso do cálculo de custos.

A contabilidade definir-se como um sistema de informação e avaliação sendo capaz de suprir as dimensões físicas e de produtividade.

O objetivo da Contabilidade, é de permitir, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, bem como suas tendências futuras e contribuir para o processo decisório dos usuários

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. OBJETIVO DA CONTABILIDADE 7

3. SEMELHANÇAS ENTRE A VIDA PESSOAL E EMPRESARIAL 8

4. ATIVO, PASSIVO, PATRIMONIO LIQUIDO, RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS – DEFINIÇÕES 9

4.1. ATIVO 9

4.2. PASSIVO 10

4.3. PATRIMONIO LÍQUIDO 10

4.4. RECEITAS 11

4.5. DESPESAS 11

4.6. PERDAS 11

4.7. GANHOS 11

5. PLANO DE CONTAS 12

6. QUESTÕES DE FIXAÇÃO 15

7. TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DE CONTAS 16

8. REFERENCIAS BIBIOGRÁFICAS 20

1. INTRODUÇÃO

Contabilidade é a ciência que estuda os registros numéricos com o intuito de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados dentro de uma empresa ou entidade similar.

A contabilidade pode ser dividida em:

Contabilidade financeira e empresarial.

Contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais.

Contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.).

A contabilidade pode-se definir como um sistema de informação e avaliação que através de demonstrações e analises econômica, financeiras e físicas mostram a real situação da entidade estuda aos seus usuários.

Informações econômicas e financeiras constituem centro da Contabilidade. O sistema de informação, è capaz de suprir as dimensões físicas e de produtividade. Nas demonstrações contábeis, as dimensões físicas e de produtividade consideram-se acessórias.

2. OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objetivo da Contabilidade, é de permitir, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, bem como suas tendências futuras.

Os objetivos da Contabilidade, devem ser de alguma forma explícita ou implícita, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não tem sentido ou razão de ser a Contabilidade como uma disciplina "neutra", que se contenta em perseguir "sua" verdade ou beleza. A verdade da Contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade.

São usuários: pessoa física ou jurídica com interesse situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são:

- acionistas;

- credores em geral e emprestadores de recursos

- integrantes do mercado de capitais.

Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Para tal, devem ser observados dois pontos:

1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.

2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

3. SEMELHANÇAS ENTRE A VIDA PESSOAL E EMPRESARIAL

A contabilidade empresarial tem grande semelhança com a organização financeira pessoal, ou também podemos inverter as ordens, já que nos dois casos a contabilidade é usada de forma a avaliação e estabelecimento de metas.

A contabilidade empresarial é usada como ferramenta de avaliação do patrimônio para saber se houve alguma perda ou ganho no período estipulado para que possa traçar um rumo para a sobrevivência da empresa como a compra de um maquinário ou a contratação de um novo colaborador e em que esse colaborador iria ajudar no desenvolvimento da organização, por exemplo: para se comprar esse maquinário é necessária uma avaliação dos recursos disponíveis e de que forma esse maquinário seria útil para a empresa e como se efetuara essa compra, a vista, a prazo, etc...

Na vida pessoal também usamos as receitas que geralmente provem de salários fixos para avaliação e utilidade para a compra de um bem ou serviços (internet, TV a cabo, etc...), avaliando como será pago

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com