TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO TOXICOLOGICA “IN SILICO” DE DROGAS

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA: TOXICOLOGIA GERAL

ANA CARLA MOREIRA RIBEIRO

ANDRESSA ANDRADE DA SILVA

DEBORAH FERNANDA MARQUES PEREIRA

LARISSA QUEIROZ MARQUES

AVALIAÇÃO TOXICOLOGICA “IN SILICO” DE DROGAS

Jequié, BA

2016


ANA CARLA MOREIRA RIBEIRO

ANDRESSA ANDRADE DA SILVA

DEBORAH FERNANDA MARQUES PEREIRA

LARISSA QUEIROZ MARQUES

AVALIAÇÃO TOXICOLOGICA “IN SILICO” DE DROGAS

 

Trabalho apresentado ao curso de Farmácia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia como requisito avaliativo parcial da disciplina Toxicologia Geral. Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior

Jequié, BA

2016


RESUMO

Toxicologia é definida pelo estudo dos efeitos adversos das substâncias químicas sobre organismos vivos. A avaliação da toxicidade in sílico serve para determinar o potencial tóxico de moléculas requerentes a fármacos, acelerando a metodologia de desenvolvimento de fármacos adequados ao uso clínico. Grande ênfase vem sendo dada para o desenvolvimento de métodos alternativos para avaliação da toxicidade, com o objetivo de racionalizar os testes com animais, melhorar a acessibilidade e a custo-efetividade da avaliação da toxicidade de substâncias químicas. A modelagem in sílico é uma das alternativas aos testes de toxicidade, consiste na aplicação de tecnologias computacionais para identificação do potencial de toxicidade, a partir das características estruturais e físico-químicas das substâncias químicas.

Palavras-chave: Métodos alternativos. Toxicologia in sílico. Avaliação da toxicidade.


                                                            SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 REVISÃO DA LITERATURA        

2.1 TOXICOLOGIA GERAL        

2.2 RECEPTOR COMO MEDIADOR DE RESPOSTAS TÓXICAS E TERAPÊUTICAS        

2.3 AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE IN SILICO        

3 METODOLOGIA        

REFERÊNCIAS        

 

1 INTRODUÇÃO

A toxicologia estuda o potencial tóxico ou efeitos adversos de cada substância química sobre organismos vivos, a fim de estimar seu mecanismo de toxicidade com o objetivo de prevenir qualquer evento e estabelecer medidas de segurança para que seu uso seja correto. Os agentes toxicantes são classificados em função do interesse e necessidade específica. Há diversas vertentes da área toxicológica para se estabelecer conhecimentos adequados sobre cada área da toxicologia, que é uma ciência que abrange diversos campos de atuação.

A toxicologia é uma ciência multidisciplinar, que se relaciona com diversas outras ciências que corroboram para o aperfeiçoamento dos estudos toxicológicos, a fim de promover prevenção, diagnósticos, e tratamento. A ciência que está relacionada com a toxicologia depende da natureza do agente toxicante, assim como a forma que este pode alcançar o organismo. Dentre elas, destacam-se, toxicologia forense, toxicologia mecanicista, toxicologia descritiva, toxicologista que delibera sobre a questão regulatória, toxicologia clínica, ecotoxicologia, teratologia, toxicologia reprodutiva, toxicogenômica, toxicologia ambiental, toxicologia do desenvolvimento.

Os efeitos terapêuticos e tóxicos de substâncias implicam da interação com moléculas do organismo, a maioria destas substâncias ou fármacos atuam em junção com macromoléculas específicas, podendo alterar o metabolismo do organismo. Estes conceitos estão associados ao termo receptor, que é o componente de uma célula ou organismo que interage com uma substância resultando em uma cascata de eventos que leva a efeitos observados dessa substância.

A avaliação da toxicidade in silico serve de ferramenta para triagem pré-clinica do potencial tóxico de moléculas candidatas a fármacos, acelerando o processo de desenvolvimento de fármacos apropriados para uso clínico.

O presente estudo tem como finalidade avaliar a toxicidade in silico de alguns fármacos com relação aos efeitos anticolinérgicos demonstrados em estudos clássicos de toxicidade. Provar a efetividade desse estudo quando comparado aos estudos clássicos, evidenciar a relevância destes para otimização do tempo e de utilização de recursos no desenvolvimento de medicamentos.

Os ensaios toxicológicos são feitos para caracterizar o tipo de efeito tóxico uma substância química produz em um organismo vivo e assim prever, mostrar ou tratar efeitos tóxicos. Esses ensaios podem ser testes in vitro, preliminares, usados na identificação de propriedades farmacológicas, que incluem informações sobre propriedades físico-químicas como solubilidade, estabilidades, dentre outras. Testes in vivo, são modelos de estudos toxicológicos experimentais realizados em diferentes espécies de animais que tem finalidade a avaliação de parâmetros farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos, esses testes são necessários animais para avaliar a toxicidade de determinadas substâncias.

Tipo de experimento como in vivo, requer grande número de cobaias experimentais, causando sofrimento e a morte dos animais submetidos a esses testes, e, por isso estão sendo muito duramente criticados. Na busca de solucionar este problema, os testes in silico que é uma das ferramentas de estudo toxicológico, baseiam-se em métodos ou experimentação computacional e matemáticos que modela um fenômeno natural dos seres humanos, que induz a resultados dos possíveis efeitos de uma substância. Essa alternativa vem sendo utilizada uma muita atenção e seu crescimento é progressivo com o desenvolvimento científico e tecnológico. São diversas vantagens atribuídas a testes in silico, como baixo custo, rápida execução e racionalização de animais nos experimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com