TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antiinflamatórios Esteróides e Não Esteróides

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  1.498 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

Antiinflamatórios

Esteróides e Não Esteróides

Alba Helena Dias Siqueira – RA C6424E-1

Gislaine Aparecida André - RA: C475EJ-2

Jéssica Talita Marcondes Silva – RA: B03724-5

São José dos Campos

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA

Antiinflamatórios

Esteróides e Não Esteróides

Alba Helena Dias Siqueira – RA C6424E-1

Gislaine Aparecida André – RA: C475EJ-2

Jéssica Talita Marcondes Silva – RA: B03724-5

 São José dos Campos                                                                                                 2016


RESUMO

Os ainti-inflamatórios não esteroidais (AINES) também chamados de anti-inflamatórios não hormonais, são medicamentos utilizados no combate a osteoartrites reumatóides e distúrbios músculo-esqueléticos, porém sua forma mais comum de utilização é no tratamento contra a dor muscular, edema, inflamação e febre, agindo assim como um poderoso analgésico, anti-térmico e anti-inflamatório.

Os anti-inflamatórios esteroides, derivados de corticoides inibem as prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatório. Costumam ser indicados para doenças como asma ,doenças inflamatórias autoimunes,Terapia de Reposição (ISR Crônica) ISR Aguda e transplantes de órgãos.

Palavras-chave: ainti-inflamatórios não esteroidais. anti-inflamatórios esteróides

SUMMARY

Non-steroidal anti-inflammatory drugs (NSAIDs) is also called non-steroidal anti-inflammatory are drugs used to combat rheumatoid osteoarthritis and musculoskeletal disorders, but their most common use is in the treatment against muscle pain, edema, inflammation and fever, thus acting as a powerful analgesic, anti-heat and anti-inflammatory.

The anti-inflammatory steroids, corticosteroids derivatives inhibit prostaglandins and proteins related to the inflammatory process. Usually indicated for diseases such as asthma, autoimmune inflammatory diseases, Replacement Therapy (ISR Chronicle) ISR Acute and organ transplants.

Keywords: ainti-inflammatory steroid. anti-inflammatory steroidsANTI


INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS

Introdução

Os ainti-inflamatórios não esteroidais (AINES) também chamados de anti-inflamatórios não hormonais, são medicamentos utilizados no combate a osteoartrites reumatóides e distúrbios músculo-esqueléticos, porém sua forma mais comum de utilização é no tratamento contra a dor muscular, edema, inflamação e febre, agindo assim como um poderoso analgésico, anti-térmico e anti-inflamatório.

São fármacos muito populares devido ao fato de serem medicamentos seguros, cerca de 60% das pessoas respondem a qualquer AINES, além de não necessitarem de receita médica para o consumo.

Ciclo-Oxigenase

Os AINES atuam na redução da síntese das prostaglandinas, através da inibição das enzimas Ciclo-Oxigenase (COX 1 e COX2).

As isoformas 1 e 2 da COX, foram descobertas em 1991, onde verificou-se que são codificadas por genes diferentes, porém com estruturas químicas muito parecidas, onde há 60 % de homologia na sequência de aminoácidos e padrões singulares de expressão.

A COX 1, é constante na maioria dos tecidos e tem papel fundamental no equilíbrio da homeostasia, controle de fluxo sanguíneo renal, proteção da mucosa gastrointestinal, respostas autoimunes, funções pulmonares e do sistema nervoso central, cardiovasculares e reprodutivas.

Já a COX 2, é induzida por vários estímulos durante os processos inflamatório, como as citosinas, endotoxinas e fatores de crescimento, também é expressa em células vasculares endoteliais normais, produtoras de protaciclina.

As prostaglandinas atuam na sensibilização dos neurônios, que em resposta ao estímulo, promovem a sensação de dor no tecido lesionado. Para combater esse quadro é necessário inibir a síntese de prostaglandinas.

Ação fisiopatológica

Depois de promovido o estímulo, ocorre a ativação da enzima fosfolipase A2, que realiza a hidrólise dos fosfolipídeos da membrana celular, liberando ácido araquidônico no citoplasma.

Esse ácido é o substrato para se tornar prostaglandina, atráves da via COX, onde o agente conversor é a ciclo-oxigenase, tanto na isoforma COX 1, quanto na COX 2, o produto disso, estimula a formação de vários outros tipos de prostaglandina, além de vários prostanóides e tromboxano A2.

Pela via lipo-oxigenase são formados os leucotrienos, lipoxinas e outros produtos.

Os AINES não seletivos agem proporcionando o bloqueio tanto da COX 1, quanto da COX 2.

Já os AINES seletivos, ou de segunda geração agem bloqueando somente a COX 2, esses medicamentes específicamente necessitam de prescrição médica.

Fluxograma de ação em resposta ao estímulo.

[pic 2][pic 1]

Classificação dos AINES

Inibidores não-seletivos da COX 1

  • Aspirina
  • Piroxicam,
  • Indometacina,
  • Diclofenaco,
  • Ibuprofeno,
  • Nabumetona

Inibidores seletivos da COX-2

  • Meloxicam,
  • Etodolaco,
  • Nimessulida,
  • Salicilato

Efeitos Adversos dos AINES

Entre todos os possíveis efeitos colaterais que podem ser causados pelo uso indiscriminado dos AINES, com certeza o mais pontual deles são os disturbios gastrointestinais, que são menos observados no uso dos COXIBS (medicamentos inibidores da COX 2), que são realmente mais seguros que os AINES não seletivos, pois apresentam cerca de 40 a 60% de redução nas complicações gastrointestinais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com