TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps - Selenio

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.371 Palavras (22 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1.0 Introdução                                                                                pág.3

1.1 Objetivo                                                                                pág.3

1.2 Cosméticos                                                                                pág.3

2.0 Estabilidades na Indústria de Cosméticos                                                pág.4

3.0 Testes de Estabilidade                                                                pág.5

3.1 Condições de Armazenamento                                                        pág.5

3.2 Estabilidade Preliminar                                                                pág.5

3.3 Estabilidades Acelerada                                                                pág.5/6

4.0 Tipos de material de acondicionamento                                                pág.6/7

4.1 Ensaios Organolépticos                                                                 pág.7

4.2 Ensaios Físico-químicos                                                                pág.7/8

5.0 Ensaios Microbiológicos                                                                pág.8

5.1 Critérios de Aprovação                                                                pág.8

5.2 Prazos de Validade                                                                        pág.8/9

6.0 Conclusão                                                                                pág.9

6.1 Bibliografia                                                                                 pág.9

INTRODUÇÃO

Cosmético é aquilo que é relativo a beleza humana. Alguns produtos de higiene pessoal, substâncias ou tratamentos aplicados a face ou outras partes do corpo para, embelezar ou realçar a aparência da pessoa. A palavra português cosmético derivado da palavra grega kosmétikós, que significa hábil em adornar. A moderna história do cosmético fabrica uma serie de produtos em diversas empresas, incluindo internacionais.

Com a finalidade de atender às necessidades de mercado e proteger a saúde da população, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio da Gerência-Geral de Cosméticos, Organizou um grupo especial de trabalho constituído por técnicos.

O estudo da estabilidade fornece indicações sobre o comportamento do produto, segurança, eficácia para o consumidor e determinado intervalo de tempo, frente a condições ambientais a que possa ser submetido, desde a fabricação até o término da validade.

O ensaio de controle de qualidade tem objetivo de avaliar as características físicas, química e microbiológica das matérias-primas, embalagens, produtos em processo e produto acabado. Assim verificando a garantia e qualidade do produto. A também avaliação da qualidade microbiológica de cosméticos que consiste na determinação da carga microbiana viável e na comprovação da ausência de microrganismos patogênicos considerados de risco para o usuário.

Variáveis relacionadas à formulação, ao processo de fabricação, ao material de acondicionamento e às condições ambientais e de transporte, assim como cada componente da formulação seja ativo ou não, podem influenciar na estabilidade do produto.

As alterações podem ser extrínsecas, ou seja, relacionadas a fatores externos aos quais os produtos estãoexpostos (tempo, temperatura, luz e oxigênio, umidade, material de acondicionamento, microrganismos e vibração) o material de acondicionamento: incompatibilidade física e incompatibilidade química, como, por exemplo, ph, reações de óxido-redução, reações de hidrólise, interação entre ingredientes da formulação e interação entre ingredientes da formulação e o material de acondicionamento.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é a importâncias das analises da estabilidade físico-química na indústria de cosméticos. Descrever a importância da estabilidade dos produtos cosméticos, destacando os testes de estabilidade utilizados no controle de qualidade e algumas aplicações que favorecem a sua estabilidade. Apresentar seus benefícios, visando favorecer a eficácia, a estabilidade e a durabilidade destes produtos.

COSMÉTICOS

A Resolução RDC n° 211, de 14 de Julho de 2005 define cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes como preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais e/ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.

Os cosméticos devem limpar, ou seja, eliminar todas as impurezas de origem externa e também de degradação e descamação, sempre respeitando o equilíbrio fisiológico dos tegumentos, não podendo causar um desengorduramento excessivo, a alcalinização e a desnaturação das proteínas cutâneas. Deve também corrigir o estado da pele, ou seja, restabelecer o equilíbrio alterado, devolvendo a beleza natural e proteger a pele, evitando uma limpeza irracional e impedindo que fatores atmosféricos, como o vento, o sol, e o frio, alterem a epiderme. As radiações solares consistem em um dos fatores mais traumatizantes, pois causam a vasodilatação dos capilares superficiais, o espessamento da camada córnea, e a desidratação cutânea. O vento e a baixa umidade da atmosfera favorecem a evaporação rápida da água no nível da camada córnea levando, igualmente, à desidratação celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com