TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De APS

Artigo: Trabalho De APS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

Efeito Do Trabalho Na Formação Do Aluno

Este trabalho sobre o raios-X tem uma importância significativa para nos alunos do curso de engenharia, apesar de ter sido descoberto há mais de 100 anos. A tendência, num mundo em que tudo tem ficado com mais participação das máquinas, é que o Raio X e tudo no campo da Medicina fique cada vez mais tecnológicos e avançados.

A importância do Raios-X está justamente no fato de poder penetrar em objetos que não permitem outras ondas, como a da luz que conseguimos enxergar e atravessá-los. Isso dá a possibilidade de, entre outras coisas, poder fazer exames procurando fraturas ou corpos estranhos dentro do corpo humano sem a necessidade de uma operação. Dá possibilidade também de procurar armas em bagagens ou escondidas em roupas. O que é fato é que a descoberta de Wilhelm Rontgen é bastante útil até hoje.

Depois de sua descoberta ainda vieram outras novidades: como por exemplo os raios beta, alpha, gama. São raios que têm capacidade até maior de penetração do que o raio x. Principalmente o raio gama, de todos os três, é o que tem maior energia, menos comprimento de onda e mais capacidade de passar através de objetos opacos.

Os raios X são obtidos através de um aparelho chamado de Tubo de Coolidge. Esse é um tubo oco, evacuado e que contém um cátodo em seu interior. Quando esse cátodo é aquecido por uma corrente elétrica, que é fornecida por um gerador, ele emite grande quantidade de elétrons que são fortemente atraídos pelo ânodo, chegando a este com grande energia cinética. Quando eles se chocam com o ânodo, transferem energia para os elétrons que estão nos átomos dos ânodos. Os elétrons com energia são acelerados e então emitem ondas eletromagnéticas que são os raios X.

Vale lembrar que, assim como outras coisas, esse raio possui ações benéficas e maléficas. A exposição demorada desse raio no corpo humano pode causar sérios danos à saúde como, por exemplo, lesões cancerígenas, morte de células, leucemia, entre outros.

Para se obter uma radiografia, que nada mais é do que o negativo de uma fotografia, coloca-se em sequencia uma fonte de raios X, o corpo de uma pessoa e depois um filme fotográfico. A luz, isto é, os raios X, atravessam o corpo e atingem o filme. Se a luz precisou atravessar um meio que absorve mais, como um osso, atingirá o filme com menor intensidade, deixando-o mais claro. Após atravessar um tecido que absorve menos, chegará ao filme com maior intensidade, escurecendo-o. As regiões que receberam mais luz ficam mais escuras e as que receberam menos luz, mais claras. As imagens formadas retratam o conteúdo do corpo.

Outra aplicação importante é no estudo da estrutura de sólidos cristalinos. Neste caso é usada outra propriedade da radiação que é o fato dela modificar o seu caminho, isto é, sofrer uma processo de espalhamento, quando atravessa um cristal. Conhecendo-se a direção dos feixes espalhados e as suas intensidades pode-se determinar o arranjo dos átomos dentro do sólido. Radiografias de raios X também são usadas na indústria para verificação de trincas em peças metálicas.

Os raios X, cujas propriedades a princípio pareceram tão enigmáticas, foram compreendidos e hoje são usados em inúmeras situações extremamente úteis para a humanidade. Como geralmente ocorre, eles também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com