TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Alterações metabólicas associadas à terapia antirretroviral em pacientes HIV positivos

Por:   •  18/4/2018  •  Artigo  •  3.477 Palavras (14 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

OBJETIVO: Avaliar as alterações metabólicas associadas à terapia anti-retroviral potente em pacientes HIV-positivos e identificar fatores de risco associados.

MÉTODOS: Estudo retrospectivo com 110 pacientes HIV-positivos que estavam sob terapia anti-retroviral potente (HAART) na cidade de Porto Alegre (RS), entre janeiro de 2003 e março de 2004. Os dados coletados incluem variáveis demográficas, tabagismo, diabetes mellitus, níveis de colesterol e triglicerídeos, estágio da infecção viral, terapia anti-retroviral e co-infecção com hepatite C. A análise multivariada para medidas repetidas (General Linear Model procedure for Repeated Measures) foi utilizada para testar a interação entre o efeito do uso de HAART e o uso de inibidores de protease ou co-infecção por hepatite C.

RESULTADOS: Foram observados aumentos significativos nos níveis de colesterol total, triglicerídeos e glicose após o tratamento com HAART (p<0.001, para todas as variáveis). No entanto, nenhuma interação do tratamento com inibidores de protease foi observada para colesterol total, glicose e triglicerídeos (interação tratamento*inibidores de protease p=0.741, p=0.784 e p=0.081, respectivamente). Uma associação entre os níveis de colesterol total e co-infecção por HCV foi observada tanto antes como após o tratamento (efeito da co-infecção por hepatite C, p=0.011). Os níveis de glicose foram aumentados pelo uso da HAART (efeito do tratamento, p=0.036), sendo este dependente da co-infecção por hepatite C (efeito interação tratamento*hepatite C = 0.018). Gênero, tabagismo, uso de drogas intravenosas e idade não influenciaram significativamente os níveis de colesterol total, triglicerídeos e glicose durante o tratamento.

CONCLUSÕES: Pacientes infectados pelo vírus da hepatite C no início do tratamento tiveram aumento menos significativo nos níveis de colesterol total. Os resultados reforçam as evidências do papel da HAART no desenvolvimento de desordens metabólicas.

Descritores: Infecções por HIV, prevenção & controle. Agentes Anti-HIV, efeitos adversos. Comorbidade. Hepatite C. Metabolismo dos Lipídeos. Colesterol, sangue. Estudos Epidemiológicos.

RESUMO

OBJETIVO: Avaliar as alterações metabólicas associadas à terapia anti-retroviral potente em pacientes HIV positivos e identificar fatores de risco associados.

MÉTODOS: Um estudo retrospectivo de 110 pacientes HIV-positivos que estavam potente terapia anti-retroviral (HAART) na cidade de Porto Alegre (sul do Brasil) entre janeiro de 2003 e março de 2004. Os dados sobre variáveis demográficas, tabagismo , diabetes mellitus, colesterol e triglicéridos, a fase de infecção virai, a terapia anti-retroviral e de co-infecção com vírus da hepatite C. a análise multivariada para medidas repetidas (procedimento general Linear Model para medidas repetidas) foi utilizado para analisar a interação entre o efeito do uso de HAART e o uso de inibidores de protease ou coinfecção com hepatite C.

RESULTADOS:Aumentos significativos foram observados nos níveis de colesterol total, triglicérides e glicose após o tratamento com HAART (p <0,001, para todas as variáveis). No entanto, não se observou interacção com inibidores de protease para a glucose colesterol e os triglicéridos totais (tratamento * inibidores de proteases p = 0,747, p = 0,784 e p = 0,081, respectivamente). Foi observada uma associação entre os níveis de colesterol total e a coinfecção por HCV antes e após o tratamento (efeito da coinfecção por hepatite C, p = 0,0011). Os níveis de glucose foram aumentadas pela utilização de HAART (efeito do tratamento, p = 0,036), mas isso depende da co-infecção com hepatite C (tratamento efeito * p = 0,018 hepatite C). Gênero

CONCLUSÕES: Pacientes infectados com o vírus da hepatite C no início do tratamento tiveram um aumento menos significativo nos níveis de colesterol total. Os resultados reforçam a evidência do papel da HAART no desenvolvimento de distúrbios metabólicos.

Descritores: Infecções por HIV, prevenção e controle. Anti-HIV Agents, efeitos adversos. Comorbidade Hepatite C. Metabolismo dos Lipídios. Colesterol, sangue. Estudos epidemiológicos.

INTRODUÇÃO

Reações adversas a medicamentos são um dos fatores importantes associados à redução da qualidade de vida entre pacientes infectados pelo HIV em terapia antirretroviral altamente ativa (HAART). 18 As anormalidades no metabolismo lipídico tornam os pacientes HIV-positivos sujeitos a alto risco para o desenvolvimento de doença coronariana. 2 Os mecanismos responsáveis ​​pelas alterações metabólicas dos medicamentos anti-HIV não são totalmente compreendidos. Aumentos nos triglicerídeos séricos, lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e colesterol total foram relatados, bem como o desenvolvimento de resistência à insulina. 5

Distúrbios lipídicos em pacientes HIV recebendo tratamento com inibidor de protease (PI) são mais evidentes. 13 Deeks et al 7 (1997), em um estudo de 32 semanas, identificaram elevações persistentes no colesterol de 30% a 40% em relação aos valores basais e em triglicerídeos de 200% a 300% em relação aos valores basais. Tem sido relatado que o ritonavir aumenta a produção de colesterol de lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL), triglicérides e apolipoproteína (apo) B em indivíduos HIV-negativos, indicando que o tratamento com este inibidor de protease na ausência de infecção por HIV pode causar dislipidemia. 19 Essas observações motivaram os pesquisadores a investigar se é seguro trocar pacientes com um regime baseado em IPs por uma supressão viral ideal para uma terapia de manutenção simplificada (SMT) para reduzir os efeitos colaterais e distúrbios metabólicos. 4

O objetivo do presente estudo foi descrever as alterações metabólicas associadas à HAART e os fatores de risco associados em pacientes HIV positivos.

MÉTODOS

Um estudo de coorte retrospectivo foi realizado incluindo 110 indivíduos HIV-positivos que estavam em HAART em um laboratório de referência na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil. Dos 200 participantes, selecionamos todos os indivíduos com pelo menos um perfil lipídico de acompanhamento entre janeiro de 2003 e março de 2004. Dados (tratamento medicamentoso, sintomas, duração da HAART, tempo de exposição ao HIV ou diagnóstico de HIV, resultados laboratoriais e dados demográficos do paciente)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com